terça-feira, 14 de outubro de 2014

PÃO FRESQUINHO DA JANAíNA

Saindo mais um pão fresquinho e delicioso p/o lanche...
Fonte da receita:
http://cassisfamilia.blogspot.com.br/2013/11/do-lado-de-ca-tem-pao-fresquinho-tem.html



Receita:
200 ml de água
150 ml de leite
1 colher de sopa rasa de sal
1 sachê de fermento biológico seco (10g)
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de margarina
4 copos (tipo americano) de farinha de trigo




Modo:
Aqueça o leite e a água no mesmo recipiente, deixe ficar morninho.
Misture n/tigela o açúcar e o fermento. Acrescente o sal, a margarina e também a mistura do leite com a água, mexa e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, misturando com uma colher. Quando a massa estiver pesada e você n/conseguir mais mexer com a colher, aí é hora de sovar com as mãos (ela precisou de mais farinha do que a receita sugere) até a massa ficar no ponto. Assim que a massa estiver soltando das mãos, lisa e leve, sove mais um pouco e deixe descansar na tigela (coberta) até que dobre de tamanho.
Depois da massa crescida, sove novamente e coloque na forma. Deixe crescer novamente até que dobre de tamanho. Leve ao forno pré-aquecido 200º por +- 1 hora.









Dicas minhas:
1 - Juntei o leite com a água (200 ml + 150 ml= 350 ml) e deixei amornar, mas como achei uma quantidade grande usei só 300 ml.
2-  Como a Janaína, eu também precisei de mais farinha, mesmo tendo diminuído o líquido (usei +- mais 1/2 xícara de chá). A massa ainda ficou um pouco grudenta, mas fui enxugando n/superfície enfarinhada até ficar no ponto de uma massa lisa e leve (enxugar = sovar bem a massa n/superfície enfarinhada, evitando com isso colocar farinha em excesso)
3- Coloquei a  tigela dentro de um saco plástico grande amarrado com um araminho (aquele de mercado), cobri com um pano de prato e deixei descansando dentro do forno (desligado) por +- 35 minutos (tempo que dobrou de tamanho).
4 - Coloquei na forma e descansou por mais 1 hora
5 - Levei ao forno 190º por +- 1 hora
6 - Retirei do forno, desenformei e deixei esfriando sobre uma grade











A massa  fica bem fofinha e deliciosa, e com certeza vai p/ lista das melhores que já fiz.
O meu pão (maior) não ficou bonitinho pq quando eu retirei do forno, deixei a forma do lado da panela que estava fazendo arroz e aí o vapor foi no pão ...
Só eu né?

29 comentários:

Unknown disse...

Oi Dinha!!!
Ficou lindo o seu pão!!! Como tudo que vc faz!!!
Eu tb gosto muito de fazer pão!!! Vou testar essa receita!!!
Obs: Vc concorda comigo que o fermento de saquinho (seco), é melhor para fazer pão que o tablete?
Outro dia fiz com o tablete e ficou duro, uma massa que já estou acostumada a fazer e ficar boa!!!
Bjos!!!

Rosa Santos disse...

Dinha querida!
Seu pão ficou lindo e me deixou com água na boca, tão branco e macio.
Beijinho e uma boa semana

São Ribeiro disse...

Como eu adoro pão caseiro, e esse ficou uma maravilha
Bjs

Iguaria Desigual disse...

Dinha querida, este pão ficou lindo e muito apetitoso! Eu que não costumo fazer pão fiquei cheia de vontade de experimentar, adorei!
Bjos e uma boa semana.
Vanda

bycantini disse...

Que maravilha esse pãozinho hein...
Como lanche então...
Deve ter ficado uma delícia.
Adorei a receita
Beijinhos, Nath

Rosinha Benvenga disse...

olá minha amiga que delicia adoro so que não posso snif,snif mas de vez em quando tenho que fazer o pão de mandioca para os meus netos,so que tem um pedido tem que estar quentinho para quanto eles chegarem passar manteiga ou requeijão rsrsrs bjs Rosinha

Andréa Santana disse...

Boa tarde amiga!
Vim pelo aroma, hummmmmmm...!
Adoro fazer pães, essa massa é show, o pão fica fofinho e com um aspecto delicioso.

Bjs, fica com Deus ♥

Anajá Schmitz disse...

Olá, como está?
Menina pão é minha perdição. Meu filho Jean não pode comer glúten, mas ele come de tudo não se cuida.Agora Alfredo inventou de não comer mais glúten, que trabalhão está me dando. Que homem que inventa moda, faço canja e omelete. Outro dia fiz pão mas ela se esfarela todo fica muito seco. Aos finais de semana faço para minha ora e meu genro, Alfredo se emburra e não come hahahaha
Bjos tenha uma ótima semana.

Anônimo disse...

Olha eu amo pão caseiro, o cheirinho que fica pela casa é uma delicia nê já estou anotando a receita.


Beijos

blogperfumedepitanga.blogspot.com/

® disse...

Ri do 'só eu né'...rs
acontece, amiga!
Bom que teve arroz e pão fresquinho!
Adorei!
Um bejim pra você!

Isabel Figueiredo disse...

Que pão fantástico, ficou lindo e apetecível.
Adorei
Bjns
Isabel

A Paixão da Isa disse...

humm um paozinho caseiro é sempre tao bom e este ele esta 5* adorei bjs

Oslaine disse...

Oi Dinha,
que lindo o seu pão, eu não resisto a um pão caseiro quentinho, faço toda semana é bom demais!
Bjs e uma ótima noite!

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Dinha querida,
Imagino o cheiro maravilhoso que ficou
na cozinha!Amo pão quentinho saindo do
forno com um cafezinho,o seu está lindo
levo apenas uma fatia kkkkkk!
Um super beijo

Beth Martins disse...

Minha querida amiga, adoro pão caseiro e este teu ficou com um aspecto mt bonito, gostei mt!
bjs grandes

Josye Duran disse...

Olá Dinha!!
Esse pão caseiro me parece delicioso, o cheirinho está vindo aqui!!
Bjss

angela cristina menegotto disse...

Cheguei em tempo para o café da manhã kkkkk. Como eu sou daquelas que come de tudo, esse pão não vai passar por aqui sem deixar sua estória hehe, está bonito demais!!
Obrigada pelo seu carinho aqui. Beijos minha doce amiga!!

sadhia disse...

amiga que delicia bjus

Juni disse...

Oi Dinha, ficou lindo seu pão! A textura que vi na foto parece pão de forma, ficou parecido mesmo ou é só impressão? Deve ter ficado uma delícia.
Beijos.

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Ô minha amiga vc sempre adivinhando meus pensamentos, deixou meu sanduba com suquinho prontinho, que maravilha!!!, lanche delicioso esse minha querida, pão de massa magnífica, adorei !!!, bjs e uma tarde abençoada, Ana ♥...

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Olá Dinha
Pão caseiro com manteiga e café quentinho não precisa mais nada.É perfeito.
Beijos,boa tarde

Andréa Santana disse...

Amiga,
passando pra lhe deixar um beijinho e lhe desejar uma ótima noite!

Bjs ♥

Katiakatola disse...

Madinha queridona,tambem cheguei atrasada hoje!!! Os dias andam meio apertados por aqui,mas vou conseguindo resover tudo...
Querida,adoro fazer um pãozinho e esse parece supimpa! Vou fazer,com certeza!
Obrigada pelo carinho com o papai,viu?! Ele estava muito feliz,lindo demais... Fizemos uma festinha bem intimista mesmo,como ele queria!
Querida uma otima noite para voce,beijinhos no coracao,Katia.

CRIKA disse...

Que lindo seu pão e ficou com um aspecto muito fofinho!!! Beijinhos

Gelia disse...

Oi Amore, faz tempo que não venho aqui, o pc ta numa lerdeza de fazer raiva, adorei a receita, faz muito tempo que não faço um pão eita delicia.

bjs

Magia da Inês disse...

✿✿彡。°
Deu água na boca.

Ótimo dia com tudo de bom!
Beijinhos.
°。✿⊱。·..

Arroz Di Leite disse...

Hummm!! O cheiro do pão saindo do forno chegou aqui. Que delícia.

Aproveito para informar que o endereço do meu blog mudou para

http://arroz-di-leite.blogspot.com.br/

para que você possa atualizar o seu arquivo de endereços.e não perca nada lá no meu blg.

Beijos

Tânia Camargo

Isabel disse...

Olá amiga,

O seu pãozinho tem mesmo bom aspecto !
Vem mesmo a calhar para o World Bread Day onde circulam pela net imensos pães e este seu está mesmo com um “ar” bem atraente ! J

Um beijinho grande e tenha o resto de uma semana feliz !

Isabel Figueiredo disse...

Que delicioso pãozinho, tem mesmo ar de fofinho.
Bjns
Isabel

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...