sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CARNE NA PRESSÃO (usei costela) COM CARACU E SOPA DE CEBOLA

Eu encontrei essa receita no grupo "culinária de Dalvinha e amigos" (enviada pelo Renato Auad), e logo assim que eu li os ingredientes resolvi guardar a receita p/um dia experimentar. No último FDS como eu queria fazer uma costela (bovina), lembrei dessa receita e o resultado foi maravilhoso.
A receita original não é com costela...
Obs: Se alguém quiser ver a receita original, entra nesse link e vai em procurar neste grupo, aí coloca carne na pressão...
SE QUISER  ACOMPANHAR AS NOVIDADES PELO FACE, É SÓ CURTIR A PG NA LATERAL DO BLOG. VOU ADORAR TE RECEBER LÁ TAMBÉM!


Receita:
1 kg de lagarto plano (usei 1kg e 276g de costela bovina)
1 envelope de sopa de cebola (tem que ser sopa, não pode ser creme, essa dica é do Renato)
1 lata de Caracu (pode ser garrafinha, mas tem que ser Caracu, essa dica é do Renato)
1 lata de Pomarola (usei 1 sachê do tradicional)
1 lata (medida pela lata de Caracu) de água
Azeitonas sem caroço a gosto
Sal a gosto

Modo da receita:
Coloque n/panela de pressão a sopa de cebola, a Caracu, o Pomarola, a água, as azeitonas e aí acerte o ponto do sal. Coloque a carne (a carne é sem temperar mesmo e pode ser inteira ou em pedaços). Leve ao fogo alto e assim que começar a chiar, deixe em fogo baixo e conte 1 hora. Depois de 1 hora desligue o fogo, mas não abra a panela. Segundo o Renato, a receita pode ser preparada à noite e ser aberta no dia seguinte. Abra a panela, veja se a carne já está cozida e se ainda estiver durinha, coloque mais 1 copo de água, cozinhe por + uns 15 minutos na pressão  e sirva.
MEU MODO:
Coloquei na panela a sopa, a Caracu, o Pomarola, a água, acertei o sal e coloquei as ripas da costela inteiras. Depois da pressão chiar, deixei por 45 minutos, apaguei o fogo, deixei a pressão sair naturalmente e a panela esfriar.
Retirei a costela da panela e reservei...
No molho formado na panela, coloquei cubos de batatas e deixei cozinhar al'dente. Passei p/ um refratário, juntei a costela reservada (aquecida novamente) e levei p/servir...



Dicas minhas:
1- Como rendeu muito molho, antes de colocar as batatas eu retirei uma parte e congelei p/usar em outra receita qualquer...
2- Como fica um molho grossinho, tem que  ter cuidado p/não agarrar no fundo da panela, eu juntei mais um pouquinho de água na hora que acrescentei as batatas






Acompanhou:
Arroz branco, farofa com farinha de milho e pimentões coloridos, couve à mineira e feijão preto servido separado em tigelinhas.










A costela ficou bem macia e deliciosa...













                ANTES DE IR AO FOGO...

22 comentários:

Marta Bernardes disse...

Bom dia amiga, que carne maravilhosa receita nota 1000! Adoro costela e preparada com esses temperos e a cerveja deve ter ficado perfeita. Bjjs e bom fim de semana!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Que maravilha já estou com fome.
Um abraço e bom fim de semana.

Gracita disse...

Querida Dinha
Que receita supimpa! E como deve ter ficado saborosa com esses temperos
A apresentação do prato está tão linda que me deu fome
Amei esta receita maravilhosa
Um excelente final de semana
Beijos

Magia da Inês disse...

❀ه° ·.
Cheguei para ver as novidades... que são sempre de dar água na boca!!!!
Bom demais mesmo!!!

Bom fim de semana!
Beijinhos.
❀❀ه° ·.

cozinha100segredos disse...

É uma refeição boa para o fim de semana! Beijos

therasiathecook disse...

QUero isto para o jantar sffv XD não conhecia o caracu ai mãezinha fiquei com água na boca :)

www.therasiathecook.blogspot.com

Marlene Ferrari disse...

COMIDINHA PRA LÁ DE GOSTOSA! EITA EU AI, NÃO IA SOBRAR NADICA DE NADA HEHEHE AMO UMA COMIDINHA CASEIRA E ESTA TEM GOSTINHO DE QUERO OUTRO PRATINHO! DESEJO UM ABENÇOADO E MUITO FELIZ FDS PRA VCS MINHA QUERIDA! BJINHOS!!!

Rosinha Benvenga disse...

Que delícia amiga uma ótima sugestão para o final de semana prolongado bjs Rosinha

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
Deu pra sentir o aroma e o gostinho aqui, hummmmmmm...!
Minha barriga rocou, adoro esse tipo de carne, rsrs.

Excelente feriadão!
Bjs ♥

Os olhares da Gracinha! disse...

O aspeto é delicioso! Também gosto de congelar molho que sobra para outros temperos! Bj

Avelã disse...

Que refeição tão boa! Já almoçava ;)

Aromas com Amor disse...

Que aspecto delicioso!
bjns

Trini Altea disse...

Hola solo vengo a saludarte, llevo mucho sin tocar el ordenador. Besos

Maria Rodrigues disse...

Deve ser uma maravilha.
Beijinhos
Maria

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Sempre arrasando na cozinha! Sua família que deve aproveitar... Hehehe
Uma boa semana!

Abraços, Cris

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Oh prato apetitoso e suculento.Suas receitas apetecem de longe.
Beijos,tenha uma semana bem feliz amiga.

Vane M. disse...

Dinha, mais uma dica superespecial! Eu faria com o lagarto... já ouvi falar que cerveja preta na carne dá um sabor especial, vou salvar mais essa no meu pinterest, adoro receitas práticas! Abraços!

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, é a Vi, costela é uma delicia, fiquei curiosa de saber se a cerveja dá um sabor diferente na carne ou só serve para amaciar?
Esse pratinho me deu fome..kkkkkk
Muitos beijos,Vi

Joana disse...

Comida caseira sem dúvida que é maravilhoso! Tão bom poder desfrutar de uma comidinha feita em casa, essa carne tem ótimo aspecto! Dá água na boca :-)
Beijinhos querida e desejos de uma boa semana***

Unknown disse...

Hummmm

Unknown disse...

Hummmm

Jorge Braga disse...

Parabéns pelas receitas!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...