quarta-feira, 26 de julho de 2017

ABOBRINHA ASSADA DA RITA LOBO com batatinhas passadas na salsinha e almôndegas

Acho que por aqui todos já sabem que eu não sou fã de abobrinha e por conta disso fico sempre procurando receitinhas diferentes p/preparar a tal da abobrinha, essa receita foi uma das que "quase" me fizeram mudar de opinião. Se p/mim que não sou fã achei deliciosa, fico daqui imaginando o que os fãs acharão. Eu acho que vão amar!
Se eu não sou fã de abobrinha, muitos perguntarão pq eu compro? Também não sei! kk

As batatinhas são em homenagem a minha amiga "LULI BATATINHA" kk. Caso vc ainda não conheça o blog dela, dá uma passadinha por lá pq com certeza ela vai te receber com muito carinho e uma boa prosa...
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br/


Receita:
2 abobrinhas
1 cebola
1 pimenta dedo de moça (opcional, não usei)
1 ramo de alecrim (usei o seco)
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo:
1- Lave e seque bem as abobrinhas. Corte-as em rodelas grossas (+- 1cm de espessura)
2- Corte a cebola em 4 partes, mas sem desfolhar
Unte uma assadeira com 1 colher de sopa de azeite, disponha as rodelas das abobrinhas e os gomos da cebola, regue com o restante do azeite, por cima coloque o alecrim, o sal, a pimenta e misture delicadamente com as mãos. Deixe numa só camada e leve ao forno 200º por +- 30 minutos (vire de lado na metade do tempo, se precisar, vire a cebola  mais vezes p/ela não ressecar)


Minha dica:
No meu forno que é lento levou 50 minutos e não ficou bem douradinha, aí eu retirei do forno, reservei os gomos da cebola n/travessa de servir e coloquei a assadeira no FOGO baixo p/terminar de dourar e aí sim, ficou n/ponto certinho


P/as batatinhas:
Batatinhas tipo bolinha descascadas e cozidas al'dente em água e sal
Coloquei +- 2 colheres de sopa de azeite n/panelinha junto com um punhado de salsinha picada (a gosto), juntei +- 1 colher de chá de colorau e refoguei muito bem, temperei com sal e pimenta do reino (também a gosto), juntei as batatinhas, reguei com mais azeite e misturei delicadamente. Passei p/uma travessa de servir e reservei. P/aproveitar o restinho de azeite e salsinha na panela, coloquei cubos de queijo minas, misturei delicadamente e passei p/travessa  reservada com as batatinhas


P/as almôndegas (meu modo sem fritar em imersão, só grelho):
Não tenho medida exata, faço +- assim:
+- 300g de carne moída, 2 ou 3 bicos de pão de forma molhados e depois bem espremidos, umas 2 colheres de sopa de ovo (coloco o ovo inteiro n/tigelinha, bato com um garfo, uso as 2 colheres e reservo o restante), alho bem espremidinho, sal e pimenta do reino. Misturo tudo muito bem até ficar uma massa homogênea e em ponto de enrolar. Modelo as bolinhas, passo na farinha de rosca e grelho n/frigideira grande antiaderente com fundo grosso e só untada com 1 colher de sopa rasa de óleo. Reservo...
Molho:
Douro 1 dente de alho em um fio de óleo, acrescento 1 tomate pequeno picado, cebola picadinha, pimentão (usei verde e vermelho) picadinho, molho de tomate caseiro que já tenho congelado, refogo bem, junto água fervente (QB), acerto o sal, deixo apurar e uso nas almôndegas



Dicas:
1- Ao ovo batido que sobra na massa das almôndegas eu junto cebola picadinha, sal e faço uma fritadinha. Depois de fria, corto em tirinhas e uso  em saladas
2- Aqueles bicos de pão de forma que ninguém come, eu vou congelando p/usar depois





Acompanhou:
Arroz branco e salada de alface, tomate, azeitonas pretas e a fritada em tirinhas






Modo:
















25 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Eu gosto assim da curgete (aboborinha)!!!
Bj e levo as sugestões

Prata da casa disse...

Olá Dinha: a abobrinha ( curgete) tem a grande vantagem de ser pouco calórica. Gostei muito desta receita, diferente e de aspeto delicioso.
Bjn
Márcia

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Receitas com abobrinha são bem vindas sempre, como sempre você nos
surpreendendo com suas delícias!

Beijinhos no seu ♥

A Paixão da Isa disse...

Ola amiga eu sou fan de todos légumes e adoro abobrinha e esta aqui ficou super bom como tudo amiga bjs bs

Meadas Soltas disse...

Mais um prato delicioso, cheio de coisas boas!!
beijinhos

Unknown disse...

Eu sou um pouco como tu. Há coisas que não gosto mas continuo a comprar, até encontrar a tal receita. Esta abóbrinha está uma delicia. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Cantinho da Gaiata disse...

Não sou propriamente fã de abobrinha, mas com este aspecto até acho que passaria a comer mais vezes.
Bjs

Rosinha Benvenga disse...

levando a receita aqui em casa a abobrinha e sempre muito bem vinda bjs Rosinha

Unknown disse...

Nossa amei a receita. Já quero experimentar, salvando aqui.

Beijos
Beijos
La Rosa Blanca

Luli Ap. disse...

Ooooooowwwwnnnnn 1000 vezes ooowwnwnnnnn Dinhaaaa vc é demais!
Ameeeeeei ver meu nome aí e o bloguito, sua linda!
Assim ocê me emociona menina <3
E ainda com meu apelido Luli Batatinha!!!!!!!!
Cê sabe que eu não resisto a uma batatinha, se pudesse seria meu café da manhã, almoço e lanche rsrs tem coisa melhor que essas fofíneas, macias, douradas e delicinha?????
Só se forem acompanhadas de uma refeição sua, com almondegas, arroz, salada de tiras de fritada e abobrinha <3
Miga cheguei e vou fazer meu pratinho, vamos prosear até altas horas e vou fazer minha marmitinha <3
E vou ficar pra mais uma rodada :)
Obrigada de coração pelo carinho e a surpresa viu!
Bjssss enorme, estalado e abraço esmagador
Luli Café com Leitura na Rede

São Ribeiro disse...

Adoro courgette e essa ficou uma maravilha, a batata com o queijo esta de dar água na boca.
Sempre com comidinhas tão boas!!!
Bom fim de semana Dinha.

M. disse...

Dinha, adorei a apresentação do prato, super-apetitosa!!!
Beijinhos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Abriu-me o apetite só de olhar.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Unknown disse...

Olá🌹.
Aqui estou sempre aprendendo coisas legais. Vc é inspiração pra muitos de nos. Abobrinhas show. Beijão

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Quantas delícias!! De dar água na boca...
Eu já adoro abobrinha, então vou anotar a receita... Hehehe

Abraços, Cris

Carla Ramalho disse...

Ai que delícia de receita, eu ia adorar comer um pratinho.
Beijinhos ...
Blog: Guloso qb ... de Carla Ramalho

Lia e Vi disse...

rsrsrrs, você é igual a mim, eu não gosto de beringela, mas é só ela aparecer lindona na feira que já pego, srsrsrsr

Esse prato me deu água na boca !!

Eu até gosto de abobrinha, mas prefiro as batatinhas, rsrsrsrs

Bjus 1000 linda

Hellz. disse...

OOOOI DINHA

essas batatinhas, hein? tão muito lindas - meu estômago que disse isso hahaha
ai, FIQUEI COM DESEJO DESSAS BATATAS!

beijo
www.beinghellz.com.br

Isa Sá disse...

Até já fiquei com fome. Bom fim de semana!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Joana disse...

Tudo com um aspecto maravilhoso querida!
Essa abobrinha parece óptima :D
Um beijo querida

Blog Donna Gatta disse...

Olá Dinha!
Abobrinha é uma delicia, gosto de todo jeito! "Ame-a ou, deixe-a!" Hahaha...
Faço sempre no forno cortada em palito temperada com ervas da horta, azeite de oliva e queijo ralado!!
Beijos,
Deus abençoe.

M. disse...

Prato colorido, saudável e delicioso, nota 10!!!
Beijinhos

BLOGZOOM disse...



Então,

continuo de olho neste prato, amo abobrinhas, não fazia ideia que demora tanto para dourar no forno! A sugestão da Blog Donna Gatta foi boa, não?!

ps: uso forninho eletrico porque ate hoje não conseguir acender o meu novo forno, espero que com a visita de minha sister (otima cozinnheira) enfim eu aprenda a acende-lo!

ps2: se voce rir de mim vai ser muito feio, mantenha-se seria.

Bjs

Poções de Arte disse...

:O Não gosta de abobrinha? Como? :O
Eu amooooooo. Inclusive, cunhado faz um pão de abobrinha com nozes, que Jesus!!! É tudo de bom, viu?
Eu gosto de abobrinha assada, cozida, refogada etc etc... e sua receitinha deu água na boca (pra variar).
Passear pelos blogs de culinária dá uma fome...

Obrigada pelo carinho com a Casinha.

Abraços esmagadores e feliz dia.

Maria Glória disse...

Sabe Dinha, eu adoro assar legumes, o único que ainda não assei, foi nabo. E vou asar um dia, com mel. Uso muito mel para assar legumes. Até para refogar escarola, eu uso mel. Também o molho de tomates, porque gosto muito de sabores adocicados, mas em exagero, nada parecido com os sabores de ceia de natal, que para uma refeição tudo bem, mas só, porque enjoa.
Belos pratitos e mesa querida amiga, parabéns!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...