segunda-feira, 16 de outubro de 2017

CUCA DE GOIABADA

Eu nunca tinha preparado uma cuca, mesmo achando deliciosa. Quando eu encontrei essa receita da Elaine do blog "Quanta gordice" achei que tinha chegado o momento de me aventurar na receita. Essa eu levei p/lanchar na casa de uma tia e foi aprovada por todos que experimentaram, mas a próxima vai ser saboreada por aqui mesmo com certeza.

Receita:
Massa:
10g de fermento  biológico seco (1 sachê)
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite morno
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 ovo
3 xícaras de chá de farinha de trigo
Essência de baunilha a gosto

Cobertura:
400g de goiabada cortada em fatias finas
100g de manteiga gelada cortada em cubos
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
Canela a gosto

Modo:
N/tigela coloque o leite, o fermento e dissolva. Acrescente o açúcar, a margarina, o ovo e mexa até dissolver, em seguida acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até que fique uma massa lisa e homogênea. A massa fica n/consistência pegajosa e mole, parecendo ponto de bolo.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo, coloque a massa espalhando em toda a forma de modo que fique uniforme. Cubra com um pano de prato e deixe descansar até  que dobre de volume. O tempo de descanso pode variar de 40 minutos a 1 hora e 30 minutos. Em dias frios é aconselhável deixar em cima do fogão  com o forno ligado. Enquanto isso corte a goiabada em fatias finas e reserve...
Na mesma tigela da massa acrescente todos os ingredientes da cobertura (farofa) e mexa com as pontas dos dedos até que fique uma farofa úmida e c/pequenos grumos. Reserve a farofa na geladeira enquanto a massa cresce...
Com a massa já crescida, coloque as fatias de goiabada sobre ela e por cima espalhe toda a farofa. Leve p/assar em forno 200º nos 10 primeiros minutos passando depois para 180º ou 160º por +- 35 minutos ou até que a massa esteja assada e a farofa dourada.


Mostrando o modo:


...ponto da massa

           massa antes de crescer...






...farofinha

Dica:
Deixei a massa crescer por 1 hora e 20 minutos e ela quase não cresceu como mostra a foto ao lado




...aqui á com a farofinha
                               
                      aqui já assada...






Como eu disse, a cuca foi p/levar n/lanchinho na casa de uma tia, maaaaaaaas como era a 1ª  que eu estava fazendo resolvi retirar uma fatia p/ver se  valia a pena ou não levar p/o tal lanchinho, daí eu retirei o aro da forma, cortei 1 fatia, vi que valia a pena e coloquei a fatia novamente no lugar. Ah, essa Dinha! kkkk
Minha opinião:
A textura da minha ficou bem diferente da foto da fonte, mas ficou muito deliciosa e foi aprovada por todos...Vou repetir a receita com certeza!

34 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Eu adoro goiabada e fiquei curiosa quanto à receita!!!bj

cozinha100segredos disse...

Caíram-me os olhos, vou ali procurá-los e já volto! Que maravilhas das maravilhas! Essa cuca está boa demais! beijinhos

Edi Almeida disse...

Essa receita é bem diferente da que costumo fazer, fiquei curiosa pra experimentar. bjs

Blog Donna Gatta disse...

Dinha,
Gosto de tudo com goiabada!! E essa está ótima com toda certeza pois vai repetir a receita!
"Amiga, mas é gordice mesmo!" rs
Beijossss

O Pecado Mora Em Casa disse...

Tem mesmo aspecto delicioso!! Perfeito!
Beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.eu/

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oi Dinha! Acho que nunca provei goiabada... pelo aspecto tenho de provar rápido!! Que delícia!!
Beijinho e boa semana amiga.
Joana

Marijose disse...

Que aspecto tan delicioso , me gustaria probarlo, besos

Júlia Marques disse...

Ah, que delícia! Deu muita vontade! Amo coisas com goiabada. Estou com vontade de aprender a fazer a cuca. Vou salvar o link e testar a receita por esses dias. Se der certo eu volto para contar.

Grande beijo!

A Paixão da Isa disse...

ficou com um aspecto mt bom deu agua na boca nunca comi mas acho que ia adorar pois gosto de goiaba humm bjs bs

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummm deve ser bem bom e bem doce.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Gosto demais dessa cobertura com carinha de farofa doce crocante!
E sou apaixonada por goiabada 😍😍
Que diferente a massa né?
Fiquei curiosa deu água na boca!
Vou levar a receita para o meu caderninho
Vou atacar essa fatia aí!!!!
E ainda vou fazer uma marmitinha pra mim 😁😁
Excelente terça feira pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafécomleituranarede.blogspot.com.br

BLOGZOOM disse...



Dinha,

Eu gosto muiiiiito de goiaba, goiabada, geleias, mas cuca só de maças ou peras.

Bjs

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Bem que gostaria de ser sua titia,rsrs.
Que delícia,salivando muito.De goiabada nunca fiz,deve ter ficado maravilhosa.
Beijos,tarde abençoada amiga!

Prata da casa disse...

Adoro bolinhos assim , mas com goiaba nunca experimentei. Deve ficar delicioso. Adorei a fatia.
Bjn
Márcia

Beatriz Bragança disse...

Imagino que isto seja um manjar dos deuses!
Por cá, é mais fácil encontrar a goiabada em lata, mas vou comprar e experimentar hoje mesmo.
Obrigada por partilhar.
Um beijinho
Beatriz

Maria Luiza disse...

Amo fazer e comer cuca! Esta sua está de lascar de boa! Nossa! chego até a sentir o perfume dela! Parabéns! Umas beijocas!

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá amiga, mais uma postagem que dá gosto de apreciar. apreciar! que nada experimentar.

Abraços com desejos de uma noite de paz e um amanhecer feliz.

Maria Glória disse...

Eu adoro Kuca, Dinha. Tenho duas receitas no meu blog. E gosto com a uva Isabel, que se faz o vinho colonial da região sul. A época dela é fevereiro.
Nunca fiz com goiabada, vou tentar. Está bem apetitosa.
Beijinhos

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, excelente sugestão para um bom pequeno almoço, nunca provei cuca mas fiquei curioso.
Continuação de boa semana,
AG

Amigos na Cozinha disse...

Olá, gosto muito de goiabada, mas nunca tinha pensado em usar em pastelaria. Excelente sugestão .Obrigada
Beijinhos : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

Rosa Santos disse...

Oi, Dinha querida,
Seu Cuca de goiabada, deve ser muito gostoso.
Essa goiabada derretendo e com farofa... Babou
Gostei muito.
Beijinho amiga

Joana disse...

Não conhecia cuca!
Mas essa cuca de goiabada parece ser perfeita :)
Adorei!
(Achei o máximo tirar uma fatia para ver a textura e voltar a colocar ahahah)
Um beijo querida

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Passando pra desejar uma excelente e abençoada semana pra ti e todos aí
Vou levar outro pedaço de cuca, combinado?
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Islene Teles disse...

Hello
Cucas sao realmente muito boas. ficou linda, Dinha!!
Uma ótima semana pra vc que ta sumidinha... Beijoca, amiga carioca

A Casa Madeira disse...

Nossa, deve ficar uma delícia.
Boa semana.

Marilda Blasse disse...

Oi amiga ja faz uns dias que vc não posta mas nenhuma receitinha, espero que seja somente uma pausa e que logo retorne... bjucas

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, essa cuca com goiabada e farofa, fica show, não dá só para provar, essa é do tipo que ase deixar a gente come tudo..kkkkkk
Não te vi pelo Face, esta tudo bem?
Beijos,Vi

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Cadê você amiga,tudo bem?
Beijos

Marta Moura disse...

Gosto tanto de goiabada!

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Como toda "alemoa", eu gosto muito de cucas, e esta tua receita parece ótima! Já anotei...
Um ótimo final de semana pra você!


Abraços, Iris

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite Dinha
Hum que delicia, um feliz fds. Beijos.

Luli Ap. disse...

Oie Dinhaaaaaa
Uma semana iluminada, abençoada e cheinha de boas novis pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Arroz Di Leite disse...

Bom dia Conceição,

salivando daqui, deliciosa esta cuca.
Bjs

Tânia Camargo

Daniel disse...

Que belo aspecto :P já comia uma fatia!!


De aprendiz a chef

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...