Por incrível que pareça eu nunca tinha experimentado pinhão, até que um dia desses eu ganhei uma boa quantidade e com ele veio também a dúvida de como preparar. Entrei na internet e procura daqui, procura dali, até que encontrei uma receita fácil e que me pareceu ser a melhor maneira de saber se por aqui os pinhões iam fazer tanto sucesso quanto fazem no SUL O resultado eu conto no final...
Receita no meu modo (eu só peguei carona pq modifiquei bem a receita):
Água
Sal
Margarina +- 3 colheres de sopa bem cheias (usei a VIGOR sabor manteiga)
2 dentes de alho socados
Pimenta do reino
Cominho
Cebola (cortei em pétalas pequenas)
Azeitonas
Cebolinha verde
Azeite
Modo:
1- Retirei as pontinhas dos pinhões (como a gente faz nas castanhas portuguesas no Natal) p/saber se estavam bons...
2- Coloquei os pinhões na panela de pressão com água e sal deixando em fogo baixo por 1h (depois de chiar)...
Abri a panela por mais 2 vezes deixando eles no fogo por +- 2 horas e mesmo assim eu ainda achei que ficaram durinhos (pouco, mas ficaram)
3- Deixei esfriar p/retirar as cascas
4- Coloquei no fogo (baixo) uma frigideira com as 3 colheres bem cheias de margarina, acrescentei os 2 dentes de alho socados deixando dourar levemente. Juntei os pinhões misturando bem e refogando por uns 2 minutinhos. Temperei com o sal, a pimenta do reino e o cominho, adicionei as pétalas da cebola misturando e deixando ainda em fogo baixo até as pétalas começarem a ficar transparentes...
5- acrescentei as azeitonas, o vinagre, reguei com azeite e finalizei com a cebolinha verde picada...
OBS:
Na internet todas as receitas que vi o tempo de cozimento era de +- 30 minutos, massssss nas minhas panelas de pressão (usei 2 diferentes) meu tempo foi de 2 HORAS e os pinhões ainda ficaram durinhos, "comíveis", mas +- durinhos. Será que alguém aí do SUL pode me explicar o PQ?
Na internet todas as receitas que vi o tempo de cozimento era de +- 30 minutos, massssss nas minhas panelas de pressão (usei 2 diferentes) meu tempo foi de 2 HORAS e os pinhões ainda ficaram durinhos, "comíveis", mas +- durinhos. Será que alguém aí do SUL pode me explicar o PQ?
Servi como petisco n/joguinho de buraco, acompanhados de umas fatias de pão francês p/chuchar no molho delicioso que formou e ainda um vinhozinho p/esquentar, pq CARIOCA vcs sabem que com 25º já começa sentir muito frio né? kkkkk
Aqui mostrando o pinhão p/quem não conhece...
VALE MUITO A PENA EXPERIMENTAR
Desconhecia completamente. Mas que deve ser uma delicia, lá isso deve. O aspeto é fascinante.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Hummm parece-me um óptimo petisco!:)
ResponderExcluir-
Escondi os olhos em pranto...
-
Beijo e uma boa noite
Gosto muito de pinhão!
ResponderExcluirLevo a sugestão!!!
Bj
Dinha,nunca provei assim temperado, mas deve ficar uma delícia.Aqui na Espanha nunca vi.Quanto ao tempo de cozinhar,eu sempre cozinhava 40 minutos sem sal, abria a panela colocava o sal e mais 20 minutos,completando uma hora.E ficava bem macio.Besitos
ResponderExcluirQue rico petisco mas eu não conhecia...um beijinho e resto de uma boa semana.
ResponderExcluirOi Dinha
ResponderExcluirComo moro perto do Paraná,quando vou para Curitiba é comum ver as pessoas vendendo na beira da estrada e se encontra com facilidade nos mercados.
Já comi de outro jeito,mas olha dessa maneira achei bem interessante.
Beijos
Eu nunca comi.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Aqui na minha casa, em Curitiba, o pessoal coloca o pinhão inteiro com água na pressão por +-40 minutos...para comer mordemos a parte gordinha e ele se abre saindo da casca, o sal colocamos no cantinho do prato e encostamos a pontinha no sal...tem pessoas que preferem sapecados no fogo ou chapa do fogão, e algumas pessoas fazem receitas que levam pinhão...mas no inverno os Curitibanos gostam de um pinhão cozido...hum quentinho!!
ResponderExcluirAqui na minha casa, em Curitiba, o pessoal coloca o pinhão inteiro com água na pressão por +-40 minutos...para comer mordemos a parte gordinha e ele se abre saindo da casca, o sal colocamos no cantinho do prato e encostamos a pontinha no sal...tem pessoas que preferem sapecados no fogo ou chapa do fogão, e algumas pessoas fazem receitas que levam pinhão...mas no inverno os Curitibanos gostam de um pinhão cozido...hum quentinho!!
ResponderExcluirThis bread is my meat, which I will give for the life of the world." May the blessings of God come to us and may we have a Happy day. ✋ ✋ ✋ 💞 🌼
ResponderExcluirNunca comi pinhão. Mas assim nessa receita parrce apetitoso. Bom ter compartilhado. Bjs querida
ResponderExcluirQue delícia, está começando a safra, né...eu adoro, embora faça um tempinho que não faço, assanhei a vontade por aqui, nunca comi assim.
ResponderExcluirGente vou falar pobrice agora, é muito tempo de gás! :D Será que não é o sal na água? Vou perguntar pra minha mãe.
Vinho quente e esses pinhões...bom demais!
Abraço, Dinha!