sexta-feira, 30 de setembro de 2016

CARNE ASSADA (acém) com batata doce e saladas

Nem vou mais falar p/vcs que eu adoro  esse tipo de carne p/assar. P/falar a verdade eu nunca compro p/assar, eu compro mesmo p/fazer sopa, mas quando vem um pedaço bom como dessa vez, aí pronto, desisto da sopa e uso mesmo p/assar.
Ah, outra coisa que eu faço quando estou sem tempo é 1º assar a carne no forno e só finalizo na panela, isso pq eu sou  fã de assar carne no modo antigo (sem a panela de pressão), só que nesse modo também toma mais tempo, pq aí eu deixo a carne dourar e ponho pouquinha água fervente, doura novamente, ponho + água fervente e desse jeito tenho que estar sempre por perto p/carne não queimar, então o modo mais prático que eu encontro quando estou mesmo sem tempo é assar no forno (deixo lá  só olho de vez em quando enquanto faço outras coisas e depois só termino  de dourar na panela).

Receita:
P/carne:
+- 700g de acém n/peça só
Temperei com:
Alho, sal, molho de pimenta, shoyu, molho inglês, 1 folha de louro, cominho, 1 colher de sopa de cachaça e 2 colheres de sopa de vinagre. Deixei a carne nessa marinada na geladeira de um dia p/outro.
No dia seguinte coloquei a carne junto com a marinada n/saco ASSARÁPIDO  e levei ao forno por +- 1 hora e 15 minutos, depois desse tempo abri o saco (sem retirar a carne) e deixei ainda no forno em temperatura baixa p/dourar (não muito p/não ressecar), regando de vez em quando com a marinada. Desliguei o forno e reservei a carne e a marinada separadas.
Já próximo da hora de servir, coloquei a carne sem a marinada n/panela com um fio de óleo, deixando dourar bem de todos os lados e fui acrescentando a marinada bem aos poucos. Já com a carne dourada e macia, retirei do fogo e reservei n/vasilha à parte.
No caldo formado na panela acrescentei, tomate, cebola e pimentão picados, refoguei, juntei 1 colher de sopa de extrato de tomate, + um pouco da marinada reservada e +- 1/2 xícara de chá de água fervente (vai depender da quantidade da marinada colocada, se necessário acrescente + água fervente). acertei o sal e coloquei rodelas de 3 batatas doce deixando em fogo baixo até as mesmas ficarem cozidas al'dente. 

P/farofa:
Dica:
Quando eu uso as gemas em alguma receita, congelo as claras p/depois usar.
Coloquei n/panela 3 colheres de sopa de manteiga (usei a MOCOCA) e 1 dente de alho deixando dourar levemente, juntei as claras, tampei a panela e deixei em fogo baixo até as claras ficarem quase cozidas, nesse ponto quebrei com uma colher de pau (quebrar = desfazer), acertei o sal, lembrando que a manteiga já é salgadinha e adicionei farinha de mandioca aos poucos até chegar no ponto desejado (eu gosto dela bem úmida, mas esse ponto é a gosto).


Acompanhou:
Arroz branco
Salada de couve flor, alface e cebola 
Salada de tomate, pepino, ovos cozidos e azeitonas
Aperitivos com massa de pizza, receita (AQUI)







aqui já com o saco aberto e pronta p/dourar ainda no forno...







...aqui já pronta

        aqui já fatiadinha p/facilitar...

terça-feira, 27 de setembro de 2016

PÃO SOVADO MACIO E FOFINHO DE MARA CAPRIO

Gente, eu adoro fazer pão e quando encontro uma receita que me interessa, corro p/preparar. Foi assim logo que li os ingredientes dessa,  e p/confirmar a minha previsão, o pão ficou delicioso.
A receita eu peguei no receitas na rede, é um vídeo da Mara Caprio. No vídeo mostra melhor o modo de preparo. Vídeo aqui:
OBS: Fiz meia receita e modelei 4 pães, mas achei que ficaram baixos, melhor modelar 2 p/ficarem mais altos. A Mara na receita inteira modelou 4 pães.
VALE MUITO A PENA EXPERIMENTAR ESSES PÃES!

Receita:
1 kg de farinha de trigo
100g de margarina
150ml de leite morno
1 ovo
1/2 colher de sopa rasa de sal
4 colheres de sopa de açúcar
60g de fermento biológico fresco
Água morna QB p/dar ponto

Modo:
N/tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte o fermento bem  esfarelado, acrescente o leite, o ovo, a margarina e misture bem. Acrescente a água morna aos pouquinhos p/ir dando ponto (o ponto é soltar das mãos). Passe p/uma superfície enfarinhada e vá trabalhando, rasgando  e sovando a massa (rasgar = abrir p/trás e p/frente)
por +- 10 minutos.
Montagem do pão:
1- Abra a massa com rolo n/ retângulo e enrole formando um cordão +- fino  (= +- 3 dedos de largura)  e corte em pedaços de +- 3 dedos de comprimento.
2- Una 3 pedaços pelas emendas e vá batendo com as mãos nas laterais e na parte de cima (primeiro achata, vira, achata e aperta nas laterais) e vá modelando assim com as mãos.
3- Coloque os pães n/assadeira enfarinhada e dê uma achatadinha neles (Fica aparecendo direitinho o formato dos gomos nos pães)
4- Cubra a assadeira e deixe os pães crescerem por +- 40 minutos
5- Pincele os pães com gema e faça um corte (+- profundo) no meio
6- Leve ao forno 180º por +- 40 minutos ou até dourarem bem

Aqui servido com requeijão  e geleia (servi com a geleia HOMEMADE)




                    
                   Mostrando a fofura...











 
Também mostrando a fofura com uma manteiguinha...






MOSTRANDO +- o modo de fazer:


...como descanso a massa

pães já crescidos...




DICAS MINHAS:
P/o pão ficar mais moreninho, pincelo com gema misturada com um pouquinho de café solúvel diluído em um pouquinho de água fria mesmo (primeiro dissolvo bem o café e depois misturo na gema)

A marca que uso dissolve super bem (aqui mostrando o café dissolvido n/pouquinho de água fria)

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

SANDUÍCHE TIPO NATURAL (de frango)

Vamos confessar que tem dias que a gente  prefere passar longe da cozinha, mesmo com todo amor e dedicação que temos por ela né não? kk
É por isso que quando eu não estou "nesses dias de passar longe da cozinha" aproveito p/já deixar prontinho tudo que vai me facilitar. Esses sanduíches por exemplo eu sempre tenho no freezer e adoro, pq o único trabalho é retirar do freezer, descongelar e servir geladinho mesmo. Mais fácil do que pegar o telefone e pedir um delivery, concorda?

Receita p/4 sanduíches:
8 fatias de pão de forma

P/o recheio do creme de milho com o frango:
1 lata de milho verde (escorrido)
+- 3 colheres de sopa de creme de leite (usei o MOCOCA)
1 filé de peito de frango cozido e desfiado (temperei bem, cozinhei e desfiei sem deixar tipo triturado, deixei só desfiado mesmo)
Cebolinha verde picada
Sal
Pimenta do reino
Passas
Modo:
Passei o milho com o creme de leite no processador. N/tigela misturei o creme de milho batido, o frango já desfiado, temperei com  o sal, a pimenta e juntei a cebolinha verde e as passas misturando bem. Reservei:
Dica:
o creme de leite (coloca aos poucos p/ver o ponto. Não deixar muito  molhado (ralo)

P/o recheio de cenoura:
1 cenoura média ralada (ralo grosso, crua)
+- 3 colheres de sopa não muito cheias de maionese
Misturei e reservei
Dica da maionese  igual a do creme de leite


Montagem  e modo:
Passei uma camada fina de maionese em  um dos
lados de uma fatia de pão, coloquei o recheio do frango (generoso), por cima uma camada fina do recheio de cenoura, depois mais uma camada do recheio de frango e por último outra fatia de pão. Enrolei em filme plástico pressionando bem e levei p/congelar.
P/servir:
Retiro do freezer e deixo descongelar, mas sirvo ainda geladinho com um suco de frutas ou refrigerante






,,,ponto do creme de milho
           
         Já prontos p/montagem...






...recheio de cenoura
                 
         recheio de frango...







...1ª camada (de frango)

        2ª camada (de cenoura)






...3ª camada (também de frango)

última camada e sanduíche pronto






...Pronto p/ir p/o freezer

                 aqui já p/servido...








                                                 CREME DE LEITE QUE USEI...





DEIXO TAMBÉM ALGUMAS DICAS DA MOCOCA:






   SÓ   DELÍCIAS NÉ?


   

terça-feira, 20 de setembro de 2016

APERITIVOS OU PETISCOS (com massa de pizza)

Eu p/falar a verdade não gosto de usar 1/2 produto em receitas,  pq depois  o que sobra fica rolando e a gente fica obrigada a sair procurando receitas p/usar essa sobra. Foi exatamente isso que aconteceu com 1/2 sachê de fermento biológico seco  (a outra metade usei n/receita de pão), mas dessa vez eu lembrei da receita de pizza que usa apenas 1 tablete de fermento fresco e resolvi usar essa sobra do fermento. Resultado:
Ficaram lindinhos, super deliciosos e agora passaram a ser meus xodós, e tanto podem ser servidos como aperitivos n/almoço ou mesmo como petiscos com uma cervejinha bem gelada kk

Receita  (xícara de 200ml):
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 sachê de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa rasa de açúcar
Sal a gosto
1/2 xícara de chá de leite morno (precisei usar mais um pouquinho ficando então +- 3/4 de xícara, mas isso vai depender da farinha usada)


Modo:
N/tigela misturei a farinha, o sal, a margarina e reservei...
Em outra tigela misturei o fermento, o açúcar e o leite morno. Juntei as duas misturas, amassando e trabalhando bem a massa (nesse ponto foi que eu senti que precisava usar mais um pouquinho de leite morno). Passei a massa p/uma superfície enfarinhada e sovei bem (eu sovo sempre qualquer massa por +- 10 minutos). Voltei com a massa p/tigela deixando descansar por 20 minutos.



Dica: Eu coloco a tigela dentro de um saco plástico e fecho bem com um araminho.
Depois da massa descansada, abri com um rolo e cortei algumas redondinhas e outras em formatos de borboletas e estrelinhas (usei cortadores de biscoito). Coloquei n/assadeira sem untar e levei ao forno 180º p/pré-assar só por uns 10 minutos (não é p/dourar, é rapidinho mesmo). Como eu não queria usar no mesmo dia, depois de pré-assados deixei esfriar e congelei em aberto (colocar n/travessa em uma só camada e levar ao freezer). Depois de congelados, coloquei porções em saquinhos lacrando bem e conservei no freezer.





Sugestões:
1ª vez  usei n/lanchinho:
Retirei do freezer, passei bastante molho de tomate com um pincel nos disquinhos (congelados mesmo), coloquei uma fatia fina de calabresa já escaldada, decorei com uma rodelinha de azeitona recheada e levei ao forno 180º até a linguiça ficar  assadinha (é rapidinho também).

                                   

                                      
                                           AQUI MOSTRANDO A DELÍCIA...
                                             
                       


2ª vez usei n/almoço:

Nos disquinhos (congelados mesmo) passei o molho de tomate e coloquei a linguiça sem a azeitona. Já nas borboletinhas e estrelinhas passei o molho e coloquei por cima queijo ralado. Levei ao forno só p/gratinar.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

DOCE DE MAÇÃ NA PRESSÃO ( c/maçãs bem pequenas inteiras e 3 maneiras de servir)

Depois que eu aprendi esse doce ele entrou definitivamente no meu caderno de receitas. O motivo da minha paixão é que ele me ajuda muito quando eu tenho maçãs sobrando na geladeira ou mesmo quando  tenho que preparar uma sobremesa fácil por falta de tempo.

Grau de dificuldade: FACÍLIMO kkk

Aqui os links das outras vezes que eu fiz (as que postei pq faço sempre)

Receita (dessa vez com as maças inteiras):
8 maçãs pequenas (bem mini mesmo)

3/4 de xícara de chá de açúcar
Cravos a gosto
1 pau de canela pequeno 
Modo:
Fui colocando as maçãs já sem as cascas de molho n/tigela com água e limão enquanto descascava as outras (p/não escurecer). Coloquei n/panela de pressão pequena as maçãs n/camada só, o açúcar, os cravos e a canela (coloquei depois pq esqueci). Levei ao fogo alto até a panela chiar, logo que começou a chiar retirei do fogo e conservei a panela tampada até esfriar totalmente.

Dica:
Com as maçãs em pedaços e maduras esse tempo foi suficiente p/elas ficarem no ponto, mas dessa vez com elas inteiras, eu verifiquei depois da panela aberta e já bem fria, que precisava ter ficado no fogo depois de chiar por +- uns 2 minutinhos p/chegar no ponto certo. Como eu não deixei esse tempo e também tinha esquecido de colocar o pau de canela (ah tá, isso acontece também nas melhores cozinhas kkkk), acrescentei então a canela e voltei com a panela ao fogo até chiar novamente. Deixei esfriar totalmente p/depois abrir a panela. 
P/mim ficou no ponto certo!




Dica:
As minhas ficaram inteiras e n/ponto al'dente, mas isso vai depender também da qualidade da maçã e do quão maduras elas estejam


Aqui o doce servido com creme de leite MOCOCA, amêndoas trituradas e cereja...










Aqui só com queijo e a caldinha...







...Aqui com queijo minas, creme de leite e amêndoas trituradas

Aqui mostrando já sem o miolo...




Modo:


...antes de ir ao fogo

              aqui já pronto...






...aqui a delícia

creme de leite que eu servi...