Quando eu olho a geladeira naquela ronda costumeira em dia de ir à feira, sempre acabo encontrando alguma coisa que já começa a dar sinais de que tem que ser preparada. Ontem foi a abóbora e com ela a dúvida do que preparar. Bem, já que eu ia à feira tinha que ser um prato rápido, mas que tb ficasse gostoso e foi assim que surgiu essa refeição, que no meu ponto de vista ficou deliciosa.
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 tomate picado
1 cebola pequena fatiada
Pimentões coloridos a gosto fatiados (usei verde, vermelho e amarelo)
1 colher de sopa cheia de extrato de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de chá (200ml) da água do cozimento da carne seca
Modo:
Coloquei os pedaços de carne seca já dessalgados n/panela de pressão com água (QB) e cozinhei por +- 1 hora em fogo baixo depois da panela chiar. Depois desse tempo verifiquei o ponto do cozimento, retirei a carne e reservei 1 xícara de chá da água.
Desfiei a carne e reservei.
Coloquei n/panela o azeite, juntei a carne e deixei fritar levemente, acrescentei o alho deixando tb dourar levemente. Coloquei o tomate, a cebola e os pimentões refogando bem. Acrescentei o extrato de tomate, misturei bem e coloquei a água do cozimento reservada. Acertei o sal, temperei com a pimenta do reino e deixei apurando em fogo baixo por +- 5 minutos. Acrescentei os maxixes já cortados, continuando em fogo baixo até ficarem cozidos al'dente. Desliguei o fogo, pinguei umas gotinhas de vinagre, reguei com mais um pouquinho de azeite e acrescentei a ervilha e as azeitonas.
Dica:
Quando eu compro a carne seca, deixo de molho trocando a água várias vezes p/dessalgar. Dou uma aferventada, escorro, seco bem, deixo esfriar, coloco em sacos bem lacradinhos e levo p/congelar.
POR ISSO O PRATO FOI RÁPIDO!
Quando eu compro a carne seca, deixo de molho trocando a água várias vezes p/dessalgar. Dou uma aferventada, escorro, seco bem, deixo esfriar, coloco em sacos bem lacradinhos e levo p/congelar.
POR ISSO O PRATO FOI RÁPIDO!
Acompanhou:
AQUI P/QUEM NÃO CONHECE MAXIXE...
Oieeee, carioca!!
ResponderExcluirMe manda um PF por sedex rsrs do Rio pra Floripa é pertinho...
que delícia, minha amiga. Beijo grande
Meu Deus amiga,tem como olhar para essa mesa e não salivar,claro que não.Adoro tudo,faz bastante tempo que não como maxixe.Lembrei da minha mãe preparando maxixe,quando eu era criança.
ResponderExcluirBeijos,que a semana continue ótima!
Boa noite, amada Dinha!
ResponderExcluirE tem coisa melhor do que uma comidinha caseira e bem feita?
Menu mais que perfeito amiga, só delícias!
Um grande beijo no seu ♥, fique com Deus!
Olá Dinha,
ResponderExcluirRealmente ficou com um aspecto delicioso!
Obrigada pela vivita!
Uma semana feliz!
Oi Dinha, estou babando com essa delicia, carne seca é tudo de bom, agora vou ter que comer o tal de maxixe.
ResponderExcluirBoa semana,beijos,Vi
Um delicioso prato e muito bem apresentado.
ResponderExcluirUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Oi, Dinha!
ResponderExcluirQue prato lindo! Deve ter ficado delicioso!!
Abraços, Cris
Dinda,
ResponderExcluirQue delícia.Eu comi maxixe uma vez na vida e nem lembro muito o gosto.Mas esse quibebe faço ainda essa semana.Adorei a dica de congelar a carne seca.Aqui não encontro,minha irmã me traz da Bélgica quando ela vem,mas dura pouco.
OlhA sou sua fã,não tem como não querer almoçar na sua casa,comida de verdade.Eu amo seu blog e suas receitas.Comida caseira das boas.A geléia de pimentão já fiz mil vezes e o pastel de pão de forma,meu filho mais velho aprendeu,e anda arrasando por aqui com os amigos.Mas já fiz um punhado de receitas suas.Se não venho contar é por que estou com a boca cheia...kkk...
Besitos e tenha uma semana abençoada
Ingredientes saborosos e confecionados deste jeito por certo ... perfeito!!! Bj
ResponderExcluirMadre mia amiga¡¡¡ en tu casa se come como reyes¡¡¡, menuda mesa de manjares, las fotos me hacen la boca agua, besos
ResponderExcluirUAU, me deu água na boca! Ficou com uma cara maravilhosa!!!
ResponderExcluirQue maravilha de refeição, querida amiga! Quibebe me faz lembrar de infância! Na casa dos meus pais sempre tinha, mas quando criança eu não gostava, rs, aprendi a gostar depois de adulta como muitas outras coisas! Maxixe lembra pepino, adoro couve, estou com uma macinho na geladeira aguardando para ser preparado. Tudo perfeito como sempre, amiga!
ResponderExcluirAdorei a dica de congelar o trigo para kibe! Bem mais prático, né?!
Bjão, ótima noite pra vc! ♥♥
Oieeeee Dinhaaaaaa
ResponderExcluirSiiiiim vc pensou a praguinha está atrasada rsrs mas não falta hihihi
Ó eu aqui chegando para o jantar e vou ficar para o almoço de amanhã.
Então separa meu prato, vamos prosear e tb vou trazer marmita pra minha irmãzinha que vc sabe é fã número um de carne seca.
Vou aproveitar conhecer esse tal de maxixe: prazer Luli batatinha 😁😁
Uma noite super ultra mega mara maravilinda pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Bom dia Dinha,
ResponderExcluirQue maravilha de refeição! Já faz tempo que não como maxixe, não encontro por aqui, quando morei em Cuiabá fazia bastante, o maxixe lá é uma fartura, hummmm... agora deu vontade rs.
Bjs
Que almoço delicioso, Dinha! Quero ser convidada!
ResponderExcluirBj,
Lylia