segunda-feira, 31 de outubro de 2016

TORTA SALGADA COM PÃO DE FORMA E SALMÃO (de latinha)

Aqui sempre sobra pão de forma e como eu tinha comprado também pães de outras qualidades, dessa vez o pacote ficou quase que inteiro e já prestes a vencer. Resolvi então aproveitar nessa torta que modéstia à parte ficou deliciosa.

Receita:
Menos um pouco de 1 pacote de pão de forma em fatias (retirei as cascas)

P/o primeiro creme:
1 vidro de milho verde escorrido 
+- 130g de maionese
Bati os 2 ingredientes no liquidificador até ficar cremoso e chegar no ponto desejado. Reservei...

P/ o segundo creme:
1 cenoura ralada (ralo grosso)
+- 70g de maionese (usei o restante de 1 sachê de 200g de maionese)
+- 5 colheres de sopa de cream cheese  (aproveitamento de outra receita)
1 lata de salmão sólido  (usei GOMES DA COSTA)
Misturei tudo e temperei com pimenta do reino e orégano (a gosto)

Montagem:
1-Forrei uma assadeira de 20cm de diâmetro com papel alumínio, deixando o papel com bastante sobra (o suficiente p/depois cobrir  a torta)
2-Sobre o papel alumínio coloquei fatias do pão já sem as cascas e com a ajuda de um pincel de silicone umedeci levemente as fatias com leite, colocando sobre elas o creme de milho
3-Coloquei outra camada de pão, umedeci novamente, coloquei o creme de salmão e por cima azeitonas fatiadas
4-P/finalizar coloquei mais uma camada de pão, umedeci bem de leve com o leite e cobri toda a torta com a sobra do papel alumínio.
5- Deixei na geladeira até o dia seguinte

No dia seguinte:
Cozinhei uma batata  média e espremi. Acrescentei maionese até chegar n/ponto bom p/cobertura (se necessário acrescente um pouquinho de sal)
Cobri toda a torta com esse "glacê", e terminei decorando com batata palha. Deixei na geladeira (coberta) até o momento de servir



Aqui mostrando o modo de preparo:

   Com o creme de milho...








   Aqui já com o creme de salmão...














   Aqui já preparada p/ir p/geladeira...











   SALMÃO QUE USEI...



 






PRESENTINHOS QUE RECEBI DA GOMES DA COSTA:


...1º KIT

           Só delícias

                        2º KIT.....


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

COXINHAS DAS ASAS ASSADAS (com farofa e 3 saladas)

Se você gosta de coxinhas das asas, experimenta fazer assim pq com certeza a sua família vai agradecer. 
Fica mais saudável que a frita, não menos saborosa e ainda faz bonito na hora de servir né não?

Receita:
800g de coxinha (drumet) temperadas com:
1 dente de alho, sal a gosto, molho de pimenta, cominho, shoyu, 1 folhinha de louro, 2 colheres de sopa de vinagre, 1 colher de sopa de colorau e 2 colheres de sopa de cachaça.
Temperei e deixei descansando na geladeira de um dia p/outro.
No dia seguinte  coloquei as coxinhas n/saco ASSARÁPIDO (conforme instruções da embalagem) com a marinada e levei ao forno preaquecido 200º por +- 1 hora. Depois desse tempo abri o saco deixando as coxinhas ainda dentro, mas sem ficarem tampadas e deixei dourar.

P/farofa :
Fritei 1 linguiça toscana já escaldada e sem pele em 2 colheres de sopa de manteiga (usei a MOCOCA), em seguida dourei 1 dente de alho socadinho e acrescentei a farinha de mandioca até chegar no ponto desejado. Acertei o sal, e com a farinha já cozidinha retirei do fogo.
Dica:
Eu gosto da farofa úmida e quando é preciso adiciono mais manteiga

Saladas:
1- de grão de bico:
Coloquei 2 colheres de sopa (cheias) de azeite n/panela junto com 1 cebola grande fatiada (com o azeite frio) e deixei em fogo baixo até a cebola começar a ficar transparente, mas sem dourar. Acrescentei 1 pimentão pequeno fatiado e deixei por mais uns 2 minutos ainda em fogo baixo. Juntei ao refogado +- 1 e 1/2 xícara de chá de grão de bico já cozido em água e sal bem al'dente (escorrido) e temperei então com sal e pimenta do reino. Retirei do fogo, acrescentei azeitonas pretas e na hora de servir reguei com mais azeite.

2- de legumes:
Cubos de 1 cenoura grande cozidos no vapor, 2 beterrabas pequenas em rodelas, 1 pepino pequeno em rodelas e p/decorar 1 ovo cozido ralado.

3- de alface:
Alface com tomatinhos cereja


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PÃO DE FORMA COM MASSA DE BRIOCHE

Quando eu procurava uma receita p/fazer um pão de forma, lembrei da receita de brioche que eu tinha visto no blog da Teresa. O modelo original do brioche é um pãozinho feito com uma bola e com outra bolinha menor por cima, sendo que assim como a Teresa, eu tb preferi fazer em forma tradicional de pão de forma.
Se vc gosta de fazer pão, experimenta essa receita, mas se vc nunca fez pão, experimenta também pq a receita é tão fácil  que vc já vai com 99% de possibilidade do pão sair maravilhoso!
Eu já apresentei p/vcs o blog da Teresa, mas p/quem ainda não conhece deixo novamente o endereço:
http://www.teretetenacozinha.com.br/

Receita:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 sachê de fermento biológico seco (10g)
1/2 xícara de chá de leite morno
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
2 ovos
1 pitadinha de sal

Modo:
N/tigela coloque 2 colheres de sopa de farinha de trigo, junte o fermento dissolvido no leite morno e deixe levedar (descansar) por 10 minutos.
Em outra tigela coloque a mistura do fermento, o açúcar, a margarina, os ovos (sempre misturando) e vá acrescentando o restante da farinha de trigo até obter uma massa lisa e homogênea. Sove muito bem e depois forme uma bola com a massa, colocando-a n/forma p/pão untada com margarina (untei levemente). Deixe levedar (já na forma) por 20 minutos ou até que dobre de volume. Leve ao forno preaquecido 180º por +- 25 minutos ou até que fique dourado.
Deixe esfriar e desenforme.




Dica da Teresa:
Ela não pincela nada sobre os pães antes de assar, mas se vc preferir, misture 1 gema com 1 colher de leite e pincele.




Dicas minhas:
1- Não usei as 3 xícaras de farinha (usei as 3 menos 5 colheres de sopa rasas). Fui colocando a farinha aos poucos e com a massa ainda um pouquinho pegajosa passei p/uma superfície enfarinhada e fui enxugando e sovando bem  a massa até chegar n/ponto de não grudar mais nas mãos.
2- P/modelar, eu abri um pouco a massa com as mãos mesmo e enrolei como rocambole (rolei bem na superfície p/o formato ficar liso). Fechei bem a emenda deixando essa parte p/baixo. Coloquei na forma, fiz uns cortes por cima com ajuda de um estilete e deixei crescer por 25 minutos.
3- Não pincelei os pães
4- Levei ao forno por 20 minutos (mesmo tempo da Teresa)






LANCHINHO  P/LÁ   DE APROVADO!



A MASSA DO PÃO É MARAVILHOSA...









ALGUÉM AÍ COM ÁGUA NA BOCA?








AQUI MOSTRANDO O MODO:


...antes de crescer


              descansando p/crescer...








...já crescida e pronta p/ir ao forno                                        

               Já assado...


O MISTO DE QUEIJO EU FIZ NA SANDUICHEIRA TOSTEX


terça-feira, 25 de outubro de 2016

BATATA DOCE GRELHADA e jiló recheado com queijo

Quando eu encontrei essa receita no blog da minha amiga Oslaine  tratei logo de preparar, sim, pq as receitas da Oslaine são sempre deliciosas, prova disso são essas batatas  né amiga? kk
Vou deixar o endereço do blog aqui e lá vcs vão entender direitinho o que eu disse das receitas dela. Passa por lá p/confirmar!

Receita:
3 batatas doce
Cortei as batatas (com as cascas) ao meio no sentido comprimento, passei sal nas partes sem casca e levei p/cozinhar no vapor. Depois das batatas cozidas al'dente, retirei e reservei.
Aqueci uma frigideira antiaderente (grande) untada com óleo, coloquei as metades das batatas com o lado cortado p/baixo deixando dourar bem. Virei, deixando o lado da casca dourar também. Passei p/uma travessa de servir e decorei com  cebolinha picada.

P/o carré:
4 costeletas de porco (carré) temperadas com alho, sal, 1 folhinha de louro, molho inglês, shoyu, cominho, colorau (p/dar uma corzinha bonita), 1 colher de sopa de cachaça e 2 colheres de sopa de vinagre. Deixei nessa marinada de um dia p/o outro...
No dia seguinte assei na churrasquita (churrasqueira de fogão). P/quem não conhece a churrasquita, dá uma olhadinha nesse link:

p/o jiló:
Depois de bem lavados, cortei os jilós ao meio, passei sal nas partes cortadas, recheei com uma fatia pequena  de queijo minas prendendo com um palito. Coloquei os jilós já recheados na vaporeira e levei ao fogo deixando cozinhar al'dente. Depois dos jilós cozidos, passei p/uma travessa, cobri com um molho de tomate, cebola e pimentões coloridos e levei p/servir.




Acompanhou ainda:
Arroz branco e farofa



P/o jiló:


...antes de cozinhar


             depois de cozido...






...já com o molho

  
               já servido...

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

DOCE COM CASCA DE MELÃO ORANGE (esse melão rendeu heim! kkk)

Aproveitando o post anterior do doce de melão ORANGE com coco. Vou postar agora a receita do doce com a casca do mesmo melão, só que sem o  coco. Ficou quase com o mesmo gosto do doce preparado com a fruta. Amei o resultado!
Como dizem que as cascas das frutas têm mais vitaminas que as próprias frutas, aproveitemos então né? kkkk
Fica a dica!
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/pesquisa-revela-que-cascas-de-frutas-tem-mais-vitaminas-do-que-polpas.html

Comprei uma metade de melão  ORANGE pesando 0,870g

Receita (como eu fiz):
150ml de suco da casca do melão  =  retirei a parte externa da casca usando só a parte carnudinha, cortei em pedaços pequenos e passei no processador
+- 150 ml de suco de maçã  = 1 maçã média p/pequena sem casca processada
1 xícara de chá (240ml) de açúcar
1 colher de sobremesa de suco de limão
5 gotas de corante culinário amarelo (opcional)
Dica:
Como eu não coloco água, no meu liquidificador não triturou, mas se bater já junto com a maçã eu acho que vai bater bem




Modo:
Levei tudo ao fogo baixo até formar um caminho na panela (assim que começar a engrossar, mexer sempre). Deixei esfriar e coloquei n/vidro esterilizado





Mostrando o modo:


...aqui o suco do melão (casca)

   aqui  o suco do melão já com o da maçã...





...aqui mostrando o ponto (caminho na panela)


aqui já prontinho no vidro...






Dica:
1- Usei o melão ORANGE, mas acredito que sirva p/qualquer qualidade de melão
2- O ponto depende do gosto de cada um, eu gosto dela mais grossinha.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DOCE DE MELÃO ORANGE COM COCO

Como eu gosto de ter sempre um suco de frutas p/oferecer, compro então as frutas em maior quantidade, bato as polpas no liquidificador e congelo. No caso desse melão, eu comprei a mais p/já deixar prontinho batido e congelado, mas quando olhei o meu freezer não tinha lugar p/mais nada e foi assim que o destino do melão foi virar esse doce delicioso kk
Fofoca do meu afilhado:
No sábado passado ele veio almoçar na minha casa com a esposa e como ele  é muito chato p/comer, eu servi o doce só p/ela. Ela educadamente perguntou se ele queria e ele disse que não, mas ela insistiu e deu uma colheradinha p/ele experimentar. Resultado:
Ele comeu o doce do pote só deixando + um pouquinho p/ela. Sinal que super aprovou o doce né Jero? kkkk

"BORA" COMPRAR MELÃO P/FAZER DOCE PQ ESTÁ BARATINHO NOS SUPERMERCADOS!

Receita:
550ml de suco de melão ORANGE
1 xícara de chá (240ml) de açúcar
Cravo e canela a gosto
1 colher de sopa de suco de limão
7 colheres de sopa de coco ralado (usei o orgânico FINOCOCO


Modo:
Coloquei todos os ingredientes n/panela, misturei bem e levei ao fogo baixo por +- 30 minutos. Depois desse tempo acrescentei o restante de 100g do coco ralado deixando ainda no fogo por mais uns 10 minutinhos. 
Depois do doce frio coloquei em vidros esterilizados e levei p/gelar


Dica:
O ponto é quando o doce solta do fundo da panela deixando um caminho, mas esse ponto pode ser mais grossinho ou um pouquinho mais ralo, fica a gosto de quem prepara.
Mais grossinho = mais tempo no fogo mexendo bem
Um pouco mais ralo = menos tempo



Modo:


...aqui a fruta (o melão orange é bem amarelinho)

aqui mostrando a medida 500ml...





...aqui +- 50ml 


            coco ralado que usei...






...aqui o ponto

aqui já pronto p/ser saboreado...


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ENSOPADO DE CARNE SECA C/ABÓBORA

Esse foi o meu almoço hoje e quem sabe pode ser o seu amanhã né?
Comidinha simples, simples,  mas super deliciosa e quando bem acompanhada, hummmmm, aí mesmo que não sobra nada p/contar a história...


Receita:
+- 250g de cubos de carne seca dessalgados e cozidos 
1 dente grande de alho
1 colher de sopa de azeite
1 tomate pequeno picado
1/2 pimentão pequeno picado
1/2 cebola picada
1 colher de sopa cheia de extrato de tomate
+- 1/2 xícara de chá de água fervente
Sal e pimenta do reino
4 fatias de queijo minas
P/decorar:
cebolinha verde picada e tomate cereja
1/2 abóbora baiana (média) cortada em cubos

Modo:

Fritei levemente a carne no azeite, juntei o alho e deixei dourar. Acrescentei o tomate, o pimentão, a cebola e o extrato de tomate. Refoguei bem, acrescentei a água fervente e deixei apurando por +- 5 minutos. Acertei o sal, coloquei  os cubos de abóbora e deixei em fogo baixo até ficarem cozidos bem al'dente. Desliguei o fogo, polvilhei 1 pitada de pimenta do reino, coloquei as fatias de queijo e deixei a panela tampada até os queijos ficarem derretidos. Decorei c/a cebolinha e tomate cereja.




Acompanhou:
Feijão
Arroz branco
Farofa de  couve com banana da terra
Saladinha de alface
Molho vinagrete








Tudo isso acompanhado de uma cervejinha bem

         gelada...

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ÁGUA SABORIZADA

Você chegar em casa  depois de uma caminhada ou mesmo do trabalho n/calor de 38º como tem feito por aqui, abrir a geladeira e encontrar uma jarra com essa delícia, hummmmm, isso realmente não tem preço.
O melhor dessa aguinha refrescante é que vc bebe sem culpa, diferente do que acontece com os sucos e refrigerantes.
Essa sugestão eu vi no curso EDUK  com a Janaína Barzanelli.

Receita (vc pode colocar tudo a gosto):
1 litro de  água gelada
10 rodelas de limão siciliano
6 ramos de hortelã
1 bandeja de gelo

Modo:
Coloca n/jarra ou em uma suqueira, a água, o gelo, as rodelas de limão, os ramos de hortelã (inteiros mesmo) e o gelo.

Dica da Jana p/servir em festas:
Pode colocar pedaços de abacaxi e trocar a água filtrada por água mineral com gás




Fica muito bom mesmo!













Toda festinha tem que ter  água p/servir né?

Que tal então acrescentar também essa saborizada e fazer mais sucesso ainda na festinha?