quinta-feira, 30 de novembro de 2017

FAROFA DE CEBOLA DO EDU, carne seca com batata doce e salada

Se eu fosse nordestina talvez não gostasse tanto de farofa como gosto. Sempre que eu vejo uma receita diferente corro logo p/experimentar e dessa vez a receita leva como ingrediente principal uma coisa que eu amo que é  a CEBOLA.
A receita é  do Edu Guedes...

Receita com as minhas medidas:
2 colheres de sopa cheias de manteiga
1 cebola picadinha
Sal
Farinha de mandioca  (QB)

Modo:
Coloquei n/panela a manteiga com a cebola deixando em fogo baixo até  a cebola ficar douradinha (sem queimar) e parecendo um cremezinho. Nesse ponto temperei com sal, acrescentei a farinha aos poucos e sempre mexendo até chegar no ponto desejado.

P/a carne seca com batata doce:
Receita:
Cubos de carne seca dessalgados e pré-cozidos (al'dente)
3 batatas doce médias cortadas em cubos
2 dentes de alho
1 tomate sem sementes picado
1/2 cebola picada
Pimentão picado (quantidade a gosto)
1 colher de sopa de extrato de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada p/decorar
Água fervente (QB)

Modo:
Coloquei 1 colher de sopa de azeite n/panela e deixei aquecer, acrescentei os cubos da carne seca deixando fritar, juntei os dentes de alho socados deixando também fritar levemente. Acrescentei o tomate, a cebola, o pimentão e refoguei. Adicionei o extrato de tomate e a pimenta do reino misturando bem. Coloquei a água fervente n/quantidade suficiente p/formar um molho apurado e a carne ficar macia (+- 15 minutos em fogo baixo)...
Com o molho já apurado (se necessário acrescentar + um pouco de água fervente) acrescentei os cubos das batatas, temperei com sal e deixei em fogo baixo até os cubos ficarem macios, mas sem desmancharem. Passei p/um refratário p/servir  e decorei com salsinha picada.





Acompanhou:
Feijão carioca, arroz branco e uma saladinha com alface, pepino, tomatinhos, azeitonas, cebola fatiadinha e ovo cozido





MODO:























quarta-feira, 29 de novembro de 2017

CHUTNEY DE TOMATE DA ANA MARIA

Como vocês já sabem, eu sou muito fã de torradinhas e por isso fico sempre procurando um bom acompanhamento p/elas. Um dia desses eu estava procurando uma receita no Google e encontrei esse chutney da Ana Maria, mas guardei a receita. Semana passada eu estava com uma bandeja de tomatinhos grape já quase passando do ponto p/salada e foi então que lembrei do chutney da Ana. Hummm, os tomatinhos viraram um chutney delicioso que acompanhado de torradinhas serviram de petiscos naquele joguinho de buraco que rola sempre com os vizinhos.
Servi as torradinhas com requeijão cremoso (tipo ricota) e um bom vinho

Receita com as minhas alterações (mais embaixo tem a receita da Ana):
1 e 1/2 xícara de chá de tomatinhos grape sem pele (a xícara foi medida no copo medidor = 240ml)
1/4 de xícara de chá de açúcar
40 ml de vinagre branco
1 pedaço bem pequeno gengibre
Sal (usei +- 1 colher de chá = na receita inteira da Ana pq eu gosto  de sal)

Modo:
Coloquei todos os ingredientes n/panela, levei ao fogo médio até levantar fervura, passando depois p/baixo. No meu fogão levou +- 25 minutos p/chegar no ponto ideal.



Dica:
1- Como usei os tomatinhos, não retirei as sementes pq não ia sobrar nada p/o chutney
2- P/retirar as peles dos tomatinhos:
Coloquei todos n/leiteira com água fervente em fogo baixo deixando por uns 2 minutinhos. Escorri, deixei amornar e retirei todas as peles c/facilidade...

O chutney pode ser servido com salgadinhos, com frios, em sanduíches e até mesmo como acompanhamento de uma boa carne de porco



Modo do preparo:

...Na leiteira p/retirar as peles


               aqui já sem as peles...






...medindo no copo, sem apertar

             aqui mostrando o ponto...





Receita da Ana:
600g de tomate bem maduros sem pele e sem sementes
1 xícara de chá de açúcar (200g)
200ml de vinagre branco (3/4 de xícara de chá + 1 colher de sopa)
2 colheres de sopa de suco de gengibre (30 ml)
2 colheres de chá de sal
Modo:
N/panela coloque os tomates picados grosseiramente junto com os demais ingredientes. Leve ao fogo médio até levantar fervura, abaixe então o fogo e cozinhe por +- 20 minutos ou até a água evaporar.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

SEU BOLO NÃO DEU MUITO CERTO? Joga fora não, aproveita p/essas torradinhas e o seu lanche vai ficar delicioso

Um dia desses eu peguei uma receita de bolo de limão pelo Google e infelizmente ele não deu muito certo (mais embaixo eu mostro), mas perder o bolo jamais, vocês já sabem que por aqui isso não acontece. Como eu tinha prometido lanchar na casa da minha tia, o que aconteceu com o bolo?
Virou torradinhas!
Como eu tinha um pão de forma também com o pacote bem cheio e já se aproximando do vencimento, virou também aquelas torradinhas tipo "rabanadas" que eu já postei aqui, e p/não ficar só no doce, eu já tinha preparado na véspera uma boa remessa de batatinhas calabresa, pq eu ainda não descobri se eles gostam mais da minha presença no lanche ou das minhas batatinhas. Ainda vou descobrir isso!


Eu não vou deixar a receita do bolo pq  ele não deu muito certo, vou deixar as fotos mostrando o pq e o link de outras torradas que fiz também com um bolo que solou  e o link com a receita das torradinhas tipo rabanadas:

Aqui o link com outras torradas:
https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2014/12/bolo-de-claras-com-amendoas-e-calda-com.html

Aqui o link das torradinhas tipo rabanadas:
https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2015/12/torradinhas-tipo-rabanadas-deliciosas.html





Aqui as batatinhas:










AQUI A HISTÓRIA EM QUADRINHOS (kk) DO BOLO:


...o bolo grudou na forma mesmo com ela bem untada,

mas ficou gostoso...






...Só não ficou bonitinho...








Mesmo assim ele virou torradinhas

aqui as torradas saíram maiores, na segunda fornada fiz menores





Como não deu p/colocar tudo na vasilha, decidi colocar em saquinhos de papel celofane p/que não murchassem até  a hora do lanche













quinta-feira, 23 de novembro de 2017

FEIJÃO CARIOQUINHA C/SALGADOS, arroz c/repolho, batatinhas no forno e guarnição colorida

O feijão que nós cariocas consumimos no dia a dia é o feijão preto, então quando usamos um feijão diferente, esse feijão tem que vir acompanhado de salgados exatamente p/mostrar que o feijão a ser servido não vai ser do tipo "trivial" (pelo menos eu penso assim), mas isso eu estou me referindo somente ao feijão, pq a refeição como sempre é bem simples.

P/o feijão:
1/2 kg de feijão carioquinha (dependendo da marca deixo de molho somente por umas 2 horas)
Carne seca, lombo e costelinha (quantidade a gosto) já dessalgados 
Dica: 
A carne seca como é mais dura, eu dou sempre uma pré-cozida, mas deixando em ponto de terminar o cozimento junto com os outros salgados no feijão
1 folha de louro
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho
Água


Modo:
Coloco tudo na panela de pressão  e depois da panela chiar deixo em fogo baixo por +- 20 minutos. Depois desse tempo abro a panela, verifico o cozimento e se necessário volto p/o fogo por + uns 10 minutos ou o tempo que achar necessário.
Depois do feijão cozido faço um refogado assim:
Douro cubinhos de bacon n/frigideira, coloco cebola picadinha (quantidade a gosto) e deixo dourar levemente, acrescento alho socadinho (quantidade a gosto) também deixando dourar. Junto uma concha de feijão a esse refogado  e depois passo tudo p/a panela. Acerto o sal, deixo ferver e já está pronto p/servir.



Dicas:
Não coloquei a quantidade de alho e cebola pq isso vai do gosto de cada um e também pq só tempero a quantidade de feijão a ser usada no dia. O restante eu congelo sem temperar
Não coloquei linguiça pq depois da operação "CARNE FRACA" ela não está  mais sendo usada aqui kk (verdade)







P/o arroz:
1 xícara de arroz
1/2 repolho pequeno fatiado bem grosseiramente
1 dente de alho
Sal a gosto
Dourei levemente o alho n/fio de óleo, coloquei o repolho refogando bem, juntei o arroz, temperei com sal, refoguei, coloquei água e deixei cozinhando como o normal do dia a dia.
Dica:
Eu uso sempre água fria p/fazer arroz, nesse coloquei menos água do que coloco normalmente pq o repolho solta um pouco de líquido e fui só verificando  o ponto



P/guarnição:
Coloquei uma colher de sopa de azeite com uma cebola pequena fatiada n/panelinha e levei ao fogo baixo refogando até a cebola começar a murchar, mas sem deixar dourar. Acrescentei pimentões coloridos (verde, vermelho e amarelo), continuando ainda em fogo baixo até também começarem a murchar. Temperei com sal, pimenta do reino, acrescentei azeitonas pretas, retirei do fogo, reguei com mais azeite e passei p/uma tigelinha de servir






Acompanhou:
Farofa e batatinhas preparadas no forno

E aí, gostaram?

terça-feira, 21 de novembro de 2017

BISCOITINHOS DE AMÊNDOAS

Um dia desses no supermercado eu vi a promoção das amêndoas salgadas p/tira-gosto e aí não deu outra, comprei demais e acabou sobrando 150g (3 sachês de 50g). Quando eu vi que os pacotinhos já estavam se aproximando do vencimento, resolvi usar nesses biscoitinhos que ficaram maravilhosos.

Receita:
3 copos (americano = 200ml) de farinha de trigo
+- 7 colheres de sopa bem cheias de margarina (usei a Qualy)
1 e 1/4 de copo americano de amêndoas  trituradas (tipo uma farinha mais grossinha)
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa bem cheia de maionese
1 gema p/pincelar

Modo:
Coloquei n/tigela a margarina, a maionese, o queijo ralado, a farinha de amêndoa e misturei bem. Acrescentei  a farinha de trigo aos poucos misturando bem com as pontas dos dedos até conseguir formar uma bola com a massa. Deixei descansar por 10 minutos...
Depois do descanso modelei as bolinhas, dei uma leve achatadinha com os dentes de um garfo, pincelei com a gema e decorei com as amêndoas trituradas que sobraram (pressionando bem). Levei ao forno preaquecido 180º por +- 35 minutos (ou até o fundo dos biscoitinhos ficarem levemente dourados).


Dica:
Provar o sal e acertar se necessário, eu não precisei acertar, mas fica a gosto






 DELICIOSOS!

Se forem acompanhados de uma cervejinha gelada, hummm,  aí não tenho nem o que falar kkkk





MODO:



,,,,aqui as amêndoas torradas e salgadas

                  aqui já trituradas...

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

BOLINHO DE AIPIM COM COSTELA ASSADA (aproveitando a sobra de outra receita)

Quando sobra alguma coisa por aqui o jeito é inventar. Desde muito pequena eu aprendi que  jogar comida fora é totalmente proibido, já que enquanto alguns desperdiçam, outros passam muita fome por esse mundão afora. Foi justamente p/aproveitar a sobra de uma costela assada servida no almoço, que  já tinha sido transformada n/carne desfiada (tipo carne louca)  p/ser servida em sanduíches no lanche da noite e que mesmo assim ainda tinha sobrado, foi que me veio a ideia de transformar a sobra  nesses bolinhos deliciosos. E que ideia boa heim!

Receita:
Sobra da costela desfiada (tipo carne louca) passada rapidamente no processador sem o molho, o que me rendeu 1 xícara de chá de 200ml -1 dedo (sem compactar)
1 xícara de chá de 200ml (bem compactada) de aipim cozido em água e sal e amassado ainda quente

Modo:
Misturei muito bem os 2 ingredientes, modelei os bolinhos e fritei...
Rendimento = 12 bolinhos médios



Dicas:
1- Como a costela é uma carne gorda, não precisei usar nada p/dar liga
2- A costela já estava bem gostosinha com os ingredientes do molho usado na carne p/os sanduíches, então só fiz deixar a carne mais sequinha p/processar
3-  Fritei só 2 p/mostrar como ficaram, os outros deixei p/fritar na hora do lanche junto c/uns bolinhos de bacalhau
4- Caso vc não tenha a sobra da costela como no meu caso, pode preparar uma quantidade pequena p/ser usada nos bolinhos. Garanto que vcs não vão se arrepender








Aqui mostrando a textura...
Ficaram crocantes por fora e macios por dentro. Deliciosos!







MODO:
























LEMBRAM DA COSTELA COM POLENTA FRITA, QUE TAMBÉM RENDEU UNS SANDUÍCHES TIPO "COSTELA LOUCA"?
Eu avisei na receita que a costela tinha rendido muito e aí está a prova!
Aqui o link da costela com polenta:https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2017/11/costela-com-polenta-frita-e-couve.html