sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

SALSA DE TOMATE ITALIANO


Desde que eu vi essa receita no blog da Manoela http://escrevendoabobrinhas.com/ fiquei doida de vontade de experimentar e não me arrependi...
É MUITO BOA ESSA SALSA!
Dica: 
Passa no blog da Manoela p/ver as fotos dela pq ficaram bem mais apetitosas que as minhas, massssss, a minha salsa também ficou maravilhosa (modéstia à parte  kkkk)

Receita:
4 tomates italianos
2 cebolas
4 dentes de alho
2 pimentas dedo de moça (usei 1 de conserva)
1 colher de sopa bem cheia de açúcar mascavo
Salsinha agosto
Sal e azeite a gosto

Modo:
Corte os tomates ao meio e as cebolas em 4 pedaços. Ajeite n/tabuleiro untado com azeite e acrescente os dentes de alho descascados, as pimentas inteiras (sem as sementes) e polvilhe tudo com o açúcar e o sal. Acrescente mais um fio de azeite e leve ao forno preaquecido 200º por +- 50 minutos ou até que os tomates amoleçam. Retire do forno e passe no processador com a salsinha por alguns segundos.
Dica minha:
Como  juntou muito líquido no tabuleiro, eu reservei uma parte e fui adicionando aos poucos no processador até o ponto que eu escolhi.
Sirva como acompanhamento, com torradinhas, biscoitos e etc...

COMO A MANOELA SERVIU:
A Manoela cortou uma baguete italiana  em pedaços, cobriu com carne moída já refogada, muçarela e levou p/gratinar. Depois colocou uma porção de salsa por cima

COMO EU SERVI:
Cortei mini pãezinhos ao meio, apertei o miolo com o dedo (não precisei retirar o miolo), coloquei uma porção de carne moída refogada, fatias partidas de queijo cheddar e levei p/gratinar. Coloquei uma porção da salsa por cima e servi.




Obs: Coloquei no forno elétrico e o queijo não derreteu. Deu tilde kkk





Enquanto tirava as fotos, o restante dos pães montados coloquei no forno do fogão e ficaram maravilhosos, só que a fome era tanta que não deu tempo de tirar outras fotos,,,,







Gente,  é super fácil de preparar e fica uma delícia. Vale muito deixar sempre um potinho da salsa na geladeira


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

BOLO QUEIJADINHA DA GILDA E UMA DICA (conselho) DA ELAINE GASPARETO

Semana passada eu fiz um bolo de coco e me sobrou 50g de coco ralado, e como vcs já sabem que por aqui nada se perde, ontem fiquei procurando outra receita p/aproveitar o coco. Nessas horas é que a gente percebe como é bom ter amigas com receitinhas maravilhosas. Lembrei da receita que  peguei em uma visitinha a  uma dessas amigas especiais e é claro que corri p/executar, pq vindo da Gilda, eu já tinha certeza do sucesso que ia fazer.
Vou deixar o endereço da minha amiga, dizendo que vale muito a pena fazer uma visitinha e deixando como exemplo esse bolo delicioso.



Receita:
4 ovos
1 lata de leite condensado (usei MOCOCA)
1 vidro de leite de coco  (200ml)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
50g de coco seco ralado
50g de parmesão ralado
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
Açúcar de confeiteiro p/polvilhar (não usei)

Modo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador (coloquei o fermento por último). Colocar em forma de bolo inglês (ou outra)  untada e enfarinhada e levar ao forno preaquecido por +- 30 minutos.
Deixe amornar p/desenformar. Se desejar, polvilhe o açúcar de confeiteiro.


Dicas minhas:
Usei forma de buraco
No meu forno ( é lento) levou +- 45 minutos, fiz o teste do palito








FICA UM BOLO DELICIOSO!
EXPERIMENTEM...









Só colocando água na boca ...


Hummmmmmmm, muito delicioso!









Usei o leite condensado MOCOCA








A DICA E CONSELHO  DA ELAINE:
P/QUEM NÃO CONHECE A ELAINE GASPARETO, ENTRA NESSE LINK  P/VER A PESSOA ESPECIAL QUE ELA É...
http://www.elainegaspareto.com/2015/02/blogueirices-avareza.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+elainegasparetoparada+%28*Elaine+Gaspareto-+Dicas%2C+tutoriais+e+personaliza%C3%A7%C3%A3o+de+blogs+*%29



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CONSERVA DE OVO DE CODORNA

Quando eu cheguei no mercado e vi que o ovo de codorna estava na promoção, imediatamente comprei   e resovi fazer uma bela de uma conserva como petisco p/o carnaval.
Agora vou contar um segredinho:
Eu sempre usei os ovos p/decorar salada, fazer recheados e outras coisinhas mais, mas nunca comi 1 ovinho sequer , vcs acreditam nisso? kkkk
Puro preconceito com os pobrezinhos. Dessa vez, fechei os olhos e lá foi um, depois mais um e acho que o preconceito acabou de vez (eu acho que foi pq também teve uma ajudinha da cerveja né? kkk)

Receita:
30 ovos de codorna 
1 copo de 250 ml com metade de vinagre de vinho branco e metade de água filtrada
1/2 copo de azeite
Sal
2 folhas pequenas de louro
Mostarda em grãos
Pimenta do reino
Pimenta calabresa
Modo:
1- Cozinhei os ovos, descasquei, deixei esfriar e reservei...
2- Levei p/ferver o vinagre com a água, o sal, a mostarda e as pimentas, deixei esfriar e rervei...
3- Coloquei os ovos n/ vidro esterilizado, as folhas de louro, a mistura do vinagre fervido e frio e por fim, o azeite.
Deixei um tempinho o vidro de cabeça p/baixo p/o azeite misturar. Deixei curtindo dois dias na geladeira  antes de usar (sacudindo de vez em quando)
DICA: 
Em algumas receitas colocam o vinagre quente, eu acho que isso emborracha os ovos e como o meu é p/usar em poucos dias, uso frio .

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SALADA DE BATATA DOCE COM MOLHO DE GORGONZOLA E CARPACCIO DE TOMATE C/PESTO DE AZEITONA

Reza a lenda kkk,  que o  "ANO NOVO" no Brasil só começa depois da semana do carnaval, e sendo assim, desejo um 2015 maravilhoso p/todos os amigos e uma semana de muita paz e abençoada.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Gente,  eu já gosto de experimentar receitas né?
Em algumas vezes as receitas não dão certo, mas essas 2 são  daquelas que vão diretamente p/o caderninho por terem sido aprovadas  e com sucesso.
A receita da salada eu peguei  (AQUI)
A do carpaccio (AQUI)

Receita da salada:
4 batatas doce c/casca  (usei 2)
1 cebola roxa (usei  1 pequena)
Sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite (usei 2)
3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picada (não usei)
3 dentes de alho (usei 2)
200g de gorgonzola em cubinhos (usei 100g)
2 caixas de creme de leite (usei 1)
1 colher de sopa de margarina
Pimenta do reino a gosto
Modo:
Cozinhe as batatas al'dente, descasque-as, corte-as em cubos pequenos, coloque-as n/travessa e reserve...
Coloque  uma parte do alho  e a cebola n/panela com azeite e sal. Refogue mexendo até fritar os ingredientes, mas sem dourar. Despeje sobre os cubos das batatas, polvilhe com a salsinha e cebolinha e reserve...
P/o molho de gorgonzola:
Coloque n/panela a margarina e o restante do alho. Deixe derreter e fritar o alho. Adicione os cubinhos de gorgonzola e mexa até derreter completamente. Retire do fogo, acrescente o creme de leite. o sal, a pimenta do reino a gosto e volte ao fogo sem deixar ferver (só p/esquentar). Coloque o molho  sobre  a salada de batata e sirva quente.


P/o carpaccio:
1 a 2 tomates caqui por pessoa (usei o que eu tinha e nem fui apresentada pelo nome kkkk). Fatie os tomates o mais fino que puder, coloque-os n/prato raso e reserve... 
P/p pesto:
8 a 10 azeitonas pretas bem picadinhas por pessoa (usei  AZAPA chilena)...Não usar processador
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto.
Salsinha bem picadinha (opcional)
Misture bem as azeitonas com os temperos. Coloque o pesto sobre os tomates reservados  e sirva imediatamente.

FOTO DO ANTES DA SALADA ...

Dicas da receita:
Essa é uma entrada muito simples e muito sofisticada ao mesmo tempo.
Acompanhar c/torradas
Dicas minhas
Fiz a receita toda a olho (sem medida por pessoa)
Usar os tomates bem firmes

Acompanhou
Peito de frango assado: Temperei o frango e levei ao forno coberto c/papel alumínio, quando estava quase no ponto, retirei o papael, pincelei com mel (usei HOMEMADE) e deixei dourar. 
Farofa: Na assadeira do frango, coloquei  2 colheres de sopa de margarina, raspando toda crosta formada, acrescentei 1 ovo (deixei endurecer um pouco), sal e farinha de mandioca. Mexi bem até ficar no ponto.
P/completar a " DELIÇADA" toda kkkkkk e aproveitar o forno ligado, ainda  rolou  umas bananinhas
assadas... Coloquei n/assadeira pequena 2 bananas prata cortadas ao meio, por cima montinhos de cream cheese (p/diminuir a culpa usei light),  reguei com bastante mel (usei HOMEMADE) e polvilhei com paçoquinha. levei ao forno médio por +- 10 minutos.
Obs: Peguei carona no site da receita que já postei aqui:

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

BISCOITINHO QUE N/DEU CERTO E VIROU FAROFINHA P/SORVETE

Sabe aquele dia que você acorda pensando em fazer um agradinho p/hora do lanche da tarde, aí procura uma receita entre as milhões que vc tem e acaba escolhendo justamente a que dá errado? KKK
Aconteceu comigo...
Dica:
Muitas vezes a gente coloca a culpa na receita, mas tb pode ser dos ingredientes que usamos, nesse caso, acho que a culpa foi da manteiga. Como vocês já sabem, por aqui nada se perde, os EX - biscoitinhos kkk, viraram uma farofinha p/sorvete deliciosa.
Com a sensação térmica no RJ acima dos 50º qualquer coisa vira sorvete por aqui e como eu já tinha uma banana congelada,  foi só juntar uma manga madurinha e pronto já virou sorvete.

FICA A DICA...



O que usei:
1 banana nanica grande e madura congelada
1 manga palmer pequena/média
Bati bem no liquidificador e depois misturei 1 e 1/2 colher de sopa de chocolate granulado (usei o forneável) e não precisou de açúcar.






A receita do biscoito eu não vou colocar pq deu errada, mas é um biscoito amanteigado e que na receita dava como opção o granulado ou coco ralado. Quando eu vi que deu errado pq ele começou a derreter, deixei passar um puco do ponto e esfarelei.










AQUI MOSTRANDO A FAROFINHA...











COLOQUEI UMA COBERTURA P/SORVETE SABOR CHOCOLATE  (usei HOMEMADE) NA HORA DE SERVIR.











quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

BOLO DE COCO DE LIQUIDIFICADOR

Procurando uma receita bem fácil p/aproveitar o coco ralado que tinha sobrado de outra receita, encontrei esse bolo que eu amei...
Na fonte, tem a receita de uma caldinha que a Ana fez p/molhar o bolo
Fonte da receita:
http://ateliergourmetdaana.blogspot.com.br/2014/02/bolo-de-coco-de-liquidificador.html

Receita:
3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 vidro de leite de coco (200ml)
50g de manteiga derretida
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
100g de coco ralado (usei 50g e mais um pouquinho p/polvilhar a massa)
3 colheres de sopa de chocolate granulado forneável (usei por minha conta pq só tinha 50g de coco ralado que sobrou de outra receita)
Modo:
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o leite de coco e a manteiga derretida. Passe a mistura p/uma tigela. Acrescente a farinha de trigo peneirada e misture bem com um fouet. Por último agregue o coco ralado (coloquei nessa hora também o granulado) e o fermento em pó. Coloque a massa n/assadeira untada e enfarinhada (salpiquei com o pouquinho de coco raldado reservado). Leve ao forno preaquecido 200º por +- 30 minutos ou até que esteja crescido, levemente dourado e assado internamente. Desenforme morno.



Essa é só uma parte do rendimento,,,




Aqui com uma caldinha de creme de leite com geleia de damasco









Aqui coloquei  p/servir geladinho c/a calda....







Aqui quando saiu do forno



A caldinha foi sobra de outro bolo ( receita aqui) e que eu congelei p/experimentar se ia dar certo. Resultado: N/perco mais nenhum creme de leite kkk
Congelou super bem (usei o de caixinha e estava misturado com geleia, acho que por isso congelou muito bem)






Usei geleia de damasco HOMEMADE na calda



Congelei n/potinho de fermento...





Quando estava editando a receita, entrei no Google p/confirmar o congelamento e encontrei n/blog essa notinha...







BLOG ENSINANDO CONGELAMENTO:
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/congelar-alimentos-laticinios/
CONGELAMENTO DO CREME DE LEITE:
O creme de leite não deve ser congelado
O congelamento de creme de leite não é aconselhado, pois o frio intenso pode provocar alterações na textura, cor e consistência do produto.
O creme de leite pode ser congelado quando batido com açucar e armazenado em pequenas quantidades.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ANTEPASTO DE JILÓ DELICIOSO...

Eu realmente sou suspeita p/dizer que ficou uma delícia pq sou apaixonada por jiló, mas p/ser bem imparcial no comentário, peguei opiniões até de quem não suporta jiló e o resultado da pesquisa foi: 
RECEITA APROVADÍSSIMA...



Receita:
1/2 kg de jiló 
1 cebola em fatias pequenas
Pimentões coloridos a gosto (vermelho, verde e amarelo) em fatias pequenas
2 dentes de alho socados
1/2 xícara de chá de azeitonas picadas
3 colheres de sopa de vinagre (usei branco)
1 colher de chá de molho de pimenta
Sal e pimenta do reino a gosto
Mostarda em grãos a gosto
Noz moscada a gosto
Orégano a gosto
+- 5 colheres de sopa de azeite

Modo:
Cortei os jilós em cubos médios p/pequenos e deixei de molho em água e sal por +- 15 minutos
Depois dos 15 minutos, passei os jilós (escorridos) p/uma assadeira, acrescentei os demais ingredientes da receita. Tampei a assadeira com papel alumínio e deixei descansando sobre a pia por 15 minutos. Levei ao forno médio por +- 1 hora.
Dica:
Mexer a mistura  na metade do tempo




Por favor,  me desculpem pela água na boca ok?











                     Aqui mostrando o modo antes de ir ao forno...







                      Aqui mostrando o ponto depois de pronto....





segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

LOMBO SUÍNO ASSADO


E assim, o lombo que seria p/o  "Réveillon" (já que  eu não passei em casa),  acabou rendendo uma bela de uma "DOMINGADA" kkk



Receita:
1 peça de +- 1kg de lombo suíno

Marinada:
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
Páprica picante
Molho shoyu    a gosto
   "       inglês    a gosto
   " de   pimenta  a gosto
1 folha de louro
Colorau p/dar uma cor
Vinagre de vinho tinto

Complementos:
Batatas tipo bolinha cozidas al'dente
Minicebolas  cozidas "bem" al'dente


Deixei a carne nessa marinada descansando na geladeira de um dia p/outro...
No dia seguinte coloquei a carne com a marinada n/assadeira coberta com papel alumínio e levei ao forno médio (preaquecido) por +- 2 horas.
Passado esse tempo, verifiquei o cozimento, retirei o papel e pincelei a carne com manteiga e mel. Deixei a carne  em forno médio p/alto p/dourar. Quando a carne já estava quase dourada, juntei as batatas e as cebolas, continuando no forno até dourarem.
Depois do lombo assado, decorei com abacaxi em calda, fios de ovos e cereja



Acompanhou:
Arroz branco, salada verde, salada de feijão fradinho, vinagrete, farofa e  torradinhas de alho





2015 JÁ COMEÇOU  MUITO BOM NÉ NÃO?





                                                       
 

          
           
   




                               
                                USEI MEL DA HOMEMADE ...                        
                                        

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FILÉ DE FRANGO COM MANTEIGA DE ERVAS E MAIONESE DA ANAJÁ

O filé de frango é mais uma receitinha Nadir Figueiredo e a maionese é uma receita vinda do do Sul e que acompanha o churrasco de domingo da minha querida amiga Anajá, e que ela gentilmente compartilhou comigo.

Já conhecem o blog da Anajá?
Quem já conhece sabe a  delícia que é passear pelo blog dela e p/quem não conhece, vou deixar o link:
Receita:
50 g de manteiga em temperatura ambiente, 1 colher de sopa de cebolinha picada, 2 colheres de sopa de salsinha picada, raspas da casca de 1 limão e raspas de 1 laranja, sal, pimenta do reino e 6 filés de frango(+- 1 kg)


P/ a manteiga:
Misture a manteiga com as ervas e as raspas, tempere com sal e pimenta e enrole a manteiga n/filme plástico formando um rolinho. Leve ao congelador por 15 minutos ou até que a manteiga firme.
Tempere os filés com sal e pimenta do reino e acomode-os n/assadeira. Corte a manteiga em rodelas finas e coloque as rodelas sobre os filés. Leve ao forno médio  frio (não é pré-aquecido) e asse até os filés ficarem dourados.
Dica: Fiz a manteiga  dias antes, congelei  e deixei p/ usar depois
Temperei os filés com sal, pimenta do reino e chimichurri
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
P/ a maionese:
6 batatas grandes, sal e pimenta do reino à gosto, 1 gema  e 1 xícara de chá de azeite
Modo:
Corte as batatas em cubinhos,  cozinhe em água e sal e reserve
Molho:
Coloque n/tigela 2 colheres de sopa da batata já cozida e amasse com um garfo, coloque a gema e vá acrescentando o azeite em fio, mexendo sempre até usar todo o azeite. Coloque um pouquinho de água morna p/ dar ponto de creme, tempere com sal e pimenta e misture o molho a batata já cozida mexendo delicadamente até ficar uniforme.
Obs:
Na receita não dizia se a gema era cozida ou crua , aí eu coloquei cozida,  a clara eu piquei e juntei a batata.




Acompanhou o frango:
Arroz branco, maionese e farofa de calabresa












       Ficou uma refeição deliciosa.......

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

BOLO (BROA) DE MILHO

Gente, acho que agora estou voltando realmente. Depois de tomar "trocentos" anti-inflamatórios, agora finalmente estou podendo usar a minha mãozinha querida kkk sem dor (quase).
Médicos....AFF!
Agradeço imensamente por todo carinho que recebi (blog e e-mails) e desejo uma semana de muita paz, sucesso e abençoada p/todos.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Eu copiei essa receita como broa de milho, mas em realidade é um bolo mais sequinho de fubá. Não lembro de onde veio a receita pq já é bem antiga e eu não tinha o hábito de colocar a fonte na receita.
O que posso dizer é que vale muito a pena fazer p/acompanhar aquele cafezinho da tarde...


Receita:
2 xícaras de chá de fubá
2 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de queijo ralado
Coco ralado a gosto (coloquei 3 colheres de sopa cheias)
Erva doce a gosto



Modo:
Bata no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o açúcar. Misture a farinha de trigo e o fubá e junte na mistura do liquidificador batendo mais. Por último coloque o queijo ralado, o coco, a erva doce e o fermento batendo rapidamente só p/incorporar.





Dica:
A massa cresce bem
Rendeu 1 forma de furo central com 22 cm de diâmetro e uma assadeira pequena  com 21cm de diâmetro /4cm de altura.








Não cortei o bolo da forma de buraco pq dei p/o
zelador do meu prédio depois de um favorzinho
que ele me fez...


NOTA: É MUITO DELICIOSO E COM A GELEIA FICOU DIFÍCIL DE RESISTIR.
Hummmmmmmmmm!