sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

DOCE DE CAJÁ DA MINHA MÃE

Minha mãe tinha uma mão maravilhosa p/fazer doces em calda e eles nunca faltavam na minha casa. Eu lembro que um ano no aniversário dela eu me esmerei em preparar os comes e bebes p/uma reuniãozinha em família e nesse dia tinha esse doce de cajá que ela tinha preparado, não p/servir na festinha, era aquele docinho mesmo da geladeira. Gente, me senti frustradíssima pq trocaram meus docinhos cheios de "FINURA" pela compota de cajá da minha mãe kkkkk. 


Receita  (xícara usada = 200ml):
7 cajás pequenos sem as cascas
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
Canela em pau (usei 2 pauzinhos bem pequenos)
Cravos a gosto

Coloquei tudo n/panela misturando bem e deixei em fogo baixinho...
Assim que começou a dourar e a calda engrossar, verifique o ponto dos cajás e senti que ainda não estavam macios. Adicionei então mais 1 xícara de água fervente (não coloco água fria p/não interromper  o cozimento)  e mais 1/2 xícara de açúcar, continuando ainda em fogo baixo até os cajás ficarem bem douradinhos e macios e a calda n/ponto certo...





Servi o doce com cream cheese










Dica: 
Esse doce é p/comer com a mão ou com um garfo por conta do caroço ESPINHOSO. Pode espetar o garfo no cajá, passar no cream cheese e praticamente ir "chupando" o cajá até chegar no caroço...
É muito delicioso!





















11 comentários:

Vanessa disse...

Humm, parece uma delícia!! Gosto muito destas receitas caseiras!
Tenha um ótimo fim de semana!

_ Gil António _ disse...

Boa tarde. Passando para me deliciar com as suas publicações. É maravilhoso o seu blogue. Fiquei a salivar com os seus doces. Pela imagem são deliciosos. Imagino poder trincá-los.
.
Tema de hoje

Manhã, nascer do sol, solfeja a cigarra no arvoredo
.
Deixo cumprimentos poéticos.

Islene Teles disse...

Oi, Dinha
Doces em calda são realmente fantásticos. Eu amo de paixão.
Era muito comum doces assim em casa. Amei esse de cajá. Ficou lindo. Aposto que bastante gostoso. Beijo, amiga querida. Parabéns!!

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa noite amiga
Olhar para essa maravilha já é bom,imagino se pudesse saborear.Ah,como é bom lembrar das habilidades de mãe que deixa tudo mais gostoso.
Beijos

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oi Dinha!
Nunca tinha ouvido falar de Cajá! Estou vendo que é uma família de bons cozinheiros!!
Beijinho e um fim de semana abençoado para vocês!
Joana

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Guria ri muito com a narrativa do niver de sua mamis e seus docinhos!
Sou apaixonada por doces em calda, são tão suculentos, dão água na boca.
Aaaaaiinnnn nunca comi cajá, agora quem ficou frustradissima fui eu, preciso encontrar por aqui e experimentar essa receita deliciosa!
Vai para o caderninho de receitas e enquanto proseamos vou comer esses aí que estão olhando para mim e dizendo: venhaaaaa nos degustar.
Tô indoooooo!
Excelente fds pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Andréa Santana disse...

Hello, querida Dinha!
Que compota maravilhosa, a cor do doce está linda e irresistível.
Receita de mãe é infalível, amei!

Beijinhos, ótimo findes junto a sua família ♥

Maria Luiza disse...

Dinha, não conheço cajá! Nunca provei, mas está lindo na foto! Beijos e tudo de bom!

cantinhovirtualdarita disse...

Passando para deixar um abraço de
agradecimento,desejar boas festas com
muita paz e sabedoria,são meus votos pra vc
e toda família.....ღ 🍃🎅🍃`•.

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

cozinha100segredos disse...

Receita de mãe é receita de mãe, não é mesmo?! Mas não conhecendo esse doce feito pela sua mãe, acredito que o seu ficou igualmente delicioso! Pelo menos ficou lindo! Beijinhos

Unknown disse...

Boa tarde!! O cama pode ser verde?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...