sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

ESCALIVADA , muitos já devem conhecer, mas quem não conhece não sabe o que está perdendo

Essa é uma  daquelas receitas que chegam na vida da gente p/ficar e que eu dei a sorte de conhecer n/visitinha num blog lindo que é da minha amiga Maria da Glória. 
Escalivada é um prato típico da Espanha e eu acho que se vc não conhece vale muito a pena experimentar. As minhas fotos não  ficaram tão bonitas como as da Maria e eu tb fiz algumas alterações, mas  o sabor, hummmmm!
Aqui os links dos blogs da Maria da Glória  e o da  receita original:
Receita com as minhas alterações:
1 berinjela grande
1 pimentão vermelho 
1 pimentão amarelo
1 cebola média com a casca cortada em 4 (eu cortei ao meio)
1 cabeça de alho (usei 1/2 cabeça)

Modo:
Coloquei os ingredientes n/assadeira untada com azeite, reguei todos com mais azeite, polvilhei com pedrinhas de sal grosso e levei ao forno 180º até  ficarem bem assados  (+- 1 hora, mas no meu forno levou 1 hora e 15 minutos,  esse tempo vai depender de cada forno). Na metade do tempo juntei 1 tomate inteiro (grande) e virei os legumes de lado...
Com os legumes já em temperatura morna, retirei as peles dos pimentões, do tomate e da berinjela e também as cascas da cebola e dos alhos RESERVANDO o suco formado na assadeira...
Cortei a berinjela, o tomate e os pimentões em tiras, a cebola eu deixei em pétalas + - grossinhas e os dentes de alho inteiros e reservei...
Enquanto os legumes assavam cozinhei 3 batatas médias cortadas em rodelas + - grossas e 2 ovos...
P/montagem usei também:
Azeitonas pretas,  alcaparras e filés de sardinha em molho apimentado (na receita diz anchova ou aliche, quem gostar pode então usar)

Montagem (montei n/refratário):
1- rodelas de batatas
2- fatias de tomate e as pétalas da cebola
3- tiras da berinjela já salgadas
4- tiras dos pimentões arrumadas em diagonal
5- os filés de sardinha também em diagonal 
6- os ovos cozidos em rodelas
7- as azeitonas, as alcaparras e os dentes de alho inteiros


P/finalizar:
Coei o suco dos legumes formado na assadeira (reservado), temperei com sal, pimenta do reino, vinagre e mais azeite, cobri toda a escalivada  com esse molho delicioso e reservei até  a hora de servir...







Servi com fatias de pão torradas levemente e cervejinha bem gelada.









Dica:
1- a minha berinjela não ficou macia o suficiente p/casca sair com facilidade, então enrolei em papel alumínio e levei novamente ao forno por + 10 minutos.





MODO:


...antes de serem assados


                    depois de assados...





...já sem as peles


                       já começando montagem...






...já com os filés

    mostrando que são FILÉS e não aquelas sardinhas que vêm inteiras nas latas...





...aqui ainda sem o molho

                        aqui já com o molho..






...aqui a delícia que ficou

               aqui mostrando os filés que usei...



18 comentários:

O Pecado Mora Em Casa disse...

Dá vontade de provar, tem muito bom aspecto!!!
Beijinhos e bom fim de semana.
http://www.opecadomoraemcasa.eu/

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
A cozinha é rica e a cada dia é um novo aprendizado.
A sardinha combinou muito bem com os legumes assados, você
arrasa e eu babo! Perfeito!

Beijos, abençoado findes pra vocês ♥

Maria Luiza disse...

Dinha, que show! Eu já conhecia do blog da Maria da Gloria do "Farelascarpeta".
Bem, meu pai veio da Espanha e tenho uma queda forte pela comida mediterrânea. Só faço meu bacalhau à espanhola e esse prato nunca tentei fazê-lo. Você me estimulou. Acho que vou viajar por ele! Tudo de bom! Beijos!

Islene Teles disse...

"XONEI" Geeente que coisa boa!!!
As fotos dão água na boca. Vivendo e aprendendo, pois não conhecia.

Um ótimo findes pra vcs... Vou fazer

Larissa Santos disse...

Gostei muito da receita. Obrigada pela partilha connosco!

Hoje:- Lábios embriagados beijando os teus
Bjos
Noite feliz.

A Paixão da Isa disse...

Hummm que maravilha e legumes sou fan adorooooo e este pratinho ficou hui hui que bom aspecto bjs bfs

Gracita disse...

O aspecto está super convidativo
Hummmmm... deu água na boca viu amiga
Sempre aprendendo uma receitinha especial com você. Adoroooo
Beijos

_ Gil António _ disse...

Não conhecia, confesso. Pelo aspecto e logo eu que sou um bom garfo, deve ser uma delicia provar e ... comer.
.
Hoje: *** TEMPESTADE - ÁRVORES NUAS ***
.
Deixando votos de um dia feliz
BOM NATAL

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Bom dia Dinha!
Não conhecia amiga mas fiquei cheia de vontade de provar!
Um bom fim de semana para todos vocês!
Joana

Prata da casa disse...

Querida Dinha: nunca provei, mas a julgar pelas fotos deve ficar muito bom.
Bjs, amiga, e votos de um feliz Natal
Márcia

Vanessa disse...

Cada dia que venho tem uma delícia publicada aqui!! Fico com vontade de provar todas hehehe
tenha um ótimo fim de semana!

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Não conhecia,mas já fiquei com muita vontade de provar.Com essas cores e sabores amiga,só pode ficar bom demais.Que prato mais lindo,não dá para olhar sem salivar.
Beijos,bom final de tarde,ótimo domingo!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Votos de feliz Natal,
AG

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um prato frio que gosto bastante.
Um bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Uaaaaau que lindo aspecto desse prato!
Nunca tinha ouvido falar e agora estou com água na boca.
Parece tão suculento, é tão colorido e deve estar absurdamente deliciosooo.
Querooooo *__*
Deixa um pouco pra mim que estou chegando para prosear e vou levar um pratinho para mim.
A receita vai para o caderninho de receitas.
Um domingo abençoado e uma semana Felizzzzzzzzz para vc é todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Os olhares da Gracinha! disse...

Dinha adorei a sugestão!!!
Feliz Natal e um 2018 Felicíssimo!!!

Joana disse...

Não conhecia esse prato querida Dinha!
Adorei... tudo com um aspecto maravilhoso!
Adoro os vegetais assados com os filetes de sardinha!
E as fotos ficaram bem apelativas sim :)
Um beijo

Maria Glória disse...

Dinha! Minha querida amiga Dinha!
Que honra ter uma receita que testei, publicada no teu blog. Agradeço imensamente ter linkado o meu blog e o da querida Kasioles, autora original desta receita e direto da Espanha.
A tua escalivada está muito apetitosa e o mais interessante, é que vc sugeriu com filés de sardinha. Igualmente delicioso. Parabéns Dinha!
Estou ausente do mundo dos blogs porque eu mudei de casa, de cidade e estou arranjando tudo. Creio que voltarei na segunda quinzena de janeiro, porque tenho uma viagem de férias programada.
Amiga Dinha, mais uma vez obrigado pela confiança e um forte abraço com um beijo 😍

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...