segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

CASCA DE MELANCIA REFOGADA COM OVOS, ainda não experimentou? Não sabe o que está perdendo heim!

Um dia desses eu comprei melancia e a casca estava tão bonita que eu fiquei com dó de jogar fora, mas como eu não estava a fim de fazer doce, decidi experimentar n/receita salgada e olha que deu super certo. Nunca mais as minhas cascas de melancia conhecerão o lixo kkkk

Como eu fiz:
1- Lavei bem a casca, retirei a parte verde com uma faca  deixando só a parte mais clarinha...
2- Cortei a casca em cubos pequenos e reservei...
3- Aqueci 1 fio de óleo n/panela, coloquei 2 dentinhos de alho socados deixando dourar levemente...
4- Acrescentei os cubinhos da casca, refoguei bem e adicionei 1 xícara de chá de água fervente deixando em fogo baixo...
5- Acertei o sal e fui acrescentando água fervente sempre que necessário até os cubos ficarem cozidos, mas ainda bem al'dente...
6- Deixei o líquido secar (não totalmente) e acrescentei:  
1/2 tomate grande picado, pimentões verde e vermelho picados, 1/2 cebola média picada, 1 colher de sopa cheia de extrato de tomate e refoguei bem. Temperei com pimenta do reino e acrescentei água fervente suficiente p/terminar o cozimento dos cubinhos...
7- Com os cubinhos já bem macios acrescentei ervilhas em conserva, misturei, acertei o sal, coloquei gotinhas de vinagre, salsinha picada e adicionei 2 ovos inteiros deixando cozinharem em fogo baixo...
8- Retirei a panela do fogo, reguei com um pouquinho de azeite e levei p/servir


P/a farofa:
Aferventei um gomo de linguiça toscana, depois retirei a pele e cortei em cubinhos. Coloquei os cubinhos n/panela e fritei bem. Acrescentei 1 dente de alho socadinho deixando dourar e adicionei farinha de mandioca até chegar no ponto desejado (não precisei acertar o sal pq a linguiça deixou o sal no ponto certo) 

Acompanhou:
Arroz branco, saladinha de alface, tomate, cebola roxa fatiada e azeitonas, e ainda aquele feijãozinho preto servido separado e que nunca aparece nas fotos kk






Minha dica:
A casca demora um pouquinho p/chegar n/ponto certo de cozimento, quem preferir um preparo mais rápido pode usar a panela de pressão, mas vigiando por +- 4 minutinhos depois da panela chiar (sempre lembrando de retirar a pressão p/conferir o cozimento). Eu não experimentei cozinhar na panela de pressão, mas dependendo da panela e do fogão, eu acho que nos 4 minutinhos já esteja no ponto certo do 1º cozimento (bem al'dente antes de colocar o molho). Aí é só deixar secar, preparar o molho e aí se preferir  pode colocar mais uns minutinhos na pressão. Depois retira a pressão e termina a receita...


MODO:













20 comentários:

Anajá Schmitz disse...

Olá, tudo bem?
Menina tu está uma chef e cheia de ideias maravilhosa. Aqui minha irmã que faz doce, mas temos uma melancia especial, é a melancia de porco. A casca é bem grossa. Me manda um oi no whats, meu filho formatou meu telefone e apagou todos os números. E já te passo a receita da paçoca. Não lembro se é a de banana ou a de manteiga.
Bjos

Larissa Santos disse...

Boa tarde gostei da sua receita. Obrigada.


Hoje:-Prometeste-me um dia d'amor em alto mar.

Bjos
Óptima Segunda-Feira


Vanessa disse...

Cada receita ótima, que nos deixa cheios de apetite!
Tenha uma ótima semana.

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Você está uma verdadeira chef de cozinha... Só inventando! Pra ti, tudo é possível! Hehehe Muito legal a receita!

Abraços, Iris

Unknown disse...

Que maravilha, amiga Dinha!
Fiquei aqui pensando: fica parecido com chuchu? Eu não como melancia! Rsrsrs! Acho que é uma das poucas frutas que não consigo comer! Mas acho que desse modo deve ficar deliciosa! Vou fazer o teste!
Boa semana, amiga!
Bjos!

Amélia disse...

Casca de melancia refogada com ovos não conhecia, mas ficou com aspeto delicioso.
Bjs

Marijose disse...

Oh Dinha, eres fantastica¡¡¡¡jamas se me hubiera ocurrido aprovechar la cascara de la sandia, pero probare, besos

cozinha100segredos disse...

Bem, hoje fiquei de queixo caído! Mas é que nunca me passou pela cabeça que a casca da melancia podia ser usada em salgados! Em doce sim, eu já fiz e fica muito bom! Mas assim nem imagino como fico e só tenho pena de nesta época não haver melancias por aqui pois eu ia já correndo experimentar! Mas vou guardar já para testar na primeira oportunidade e me deixar surpreender por essa invenção fantástica! Beijinhos

A Paixão da Isa disse...

Wuaonh que maravilha eu b adoro enventar receitas mas esta ainda nao me tinha passado pelal cabeça ficou mesmo com um aspecto mt bom adorei a sugestao bjs

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, ficou muito apetitosa, quando comprar melancia vou fazer para conferir o sabor, fiquei curiosa..kkkkkkk
Muitos beijos,Vi

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
Só tu mesmo com essas ideias maravilhosas, nunca me passou pela cabeça
aproveitar a casca da melancia para fazer um prato assim.
Parabéns, arrasou!

Excelente semana junto a sua família!
Beijinhos no seu ♥

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa noite amiga
Cheguei para o jantar.Que delícia deve ter ficado,sua ideia é genial,como sempre.Tenho que fazer na próxima compra de melancia.
Beijos,tenha uma semana abençoada Dinha!

Rosa Santos disse...

Oi Dinha querida,
Economia gostosa :) Nada se perde tudo se transforma !!!!
Gostei da sugestão e vou experimentar com certeza no verão.
Beijinho amiga

Luli Ap. disse...

Oieeeee Dinhaaaaaa
Já comi doce de casca de melancia e gostei bastante, massssss nunca poderia imaginar um prato salgado com a casca da mel!
Tu és mesmo uma Master Chef!!!!!
E que lindo aspecto ficou o prato.
Apetitoso, dá água na boca 😍😍
Enquanto proseamos vou degustando essa iguaria.
Excelente semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Uma receita muito original que merece ser experimentada.
Uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oi Dinha!
Que coisa, estamos sempre aprendendo!! Não fazia ideia que se podia utilizar assim a casca de melancia!
Beijinho
Joana

Joana disse...

Que maravilha!
Adorei a ideia!
Também deito sempre no lixo a casca! É tão bom não desperdiçar!
Irei experimentar quando voltar a época das melancias.
Um beijo querida

Islene Teles disse...

Oi, Dinha!
Você e suas maravilhas. Tô pra ver uma pessoa com tanta criatividade. Até já fiz doce com cascas de melancia no "Receitadais". Agora poderei variar e não jogar fora as cascas que são ricas em nutrientes. Tá td show. Um beijo

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Parece uma delícia! Fiquei bem curiosa pra provar, pois nunca comi...
Você arrasa na cozinha!

Abraços, Cris

Marília Montanha disse...

Que boa sugestão,o doce eu já fiz,e é uma delícia,mas salgada eu nunca imaginei fazer,vou experimentar.Agradecida!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...