terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

BOLO DE BANANA DA TERRA

Eu sou fã de banana da terra, seja ela usada em receitas salgadas ou doces. Um dia desses encontrei uma ótima promoção n/sacolão aqui perto da minha casa e acabei comprando mais do que precisava, resultado, saí procurando receitas novas p/experimentar. Uma das receitas que encontrei foi a desse bolo que logo me conquistou. A receita veio do site:
http://gshow.globo.com/receitas-gshow/receita/bolo-de-banana-da-terra-540d9e0f4d3885364400003f.html

Receita:
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
250g de margarina 80% de lipídios  (usei a de tablete e nem vi a proporção de lipídio)
2 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
150 ml de leite de coco
2 bananas da terra cortadas em fatias finas (eu cortei em rodelas)
1 colher de sopa de fermento em pó
P/passar as fatias da banana
1 colher de sopa de maisena
1 colher de chá de canela em pó

P/montar:
3 bananas da terra em fatias
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de margarina
Forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo
Modo:
Misture o açúcar com a canela em pó e polvilhe as fatias das bananas. Forre o fundo e a lateral de uma forma de furo no meio com 30cm de diâmetro (já untada e enfarinhada) com as fatias das bananas e reserve...

Meu modo p/montar:
Como eu cortei as bananas em rodelas, misturei bem o açúcar com a canela n/tigelinha e passei as rodelas nessa mistura. Coloquei as rodelas em uma assadeira de aro removível antiaderente com 30cm de diâmetro (já untada e enfarinhada) e reservei...

Modo da massa:
N/tigela bata as claras em neve e reserve...
Em seguida e em outra tigela, bata o açúcar com a margarina, acrescente as gemas 1 a 1 sem parar de bater até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o leite de coco, desligue a batedeira e com uma espátula vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, depois as claras em neve e por último o fermento em pó.
Coloque um pouco da massa sobre as bananas na forma reservada e intercale com as outras fatias das bananas (as 2 citadas na receita da massa) passadas na mistura da MAISENA com canela formando camadas de massa e bananas. Leve ao forno preaquecido 180º por +- 30 minutos. Desenforme ainda quente.
Minhas dicas:
1- Na receita n/diz a medida da xícara, eu usei de 240ml
2 - Como eu passei a receita p/um papel com letras bem pequenas, na hora que preparei não vi que a medida da farinha de trigo era de 2 e 1/2 xícaras e com isso só usei 2 xícaras
3- Como eu só tinha 4 bananas, resolvi cortar em rodelas p/render mais e ao invés de polvilhar, passei as rodelas na mistura de canela e açúcar (as do fundo da forma) e na mistura de maisena com canela (as das camadas)
4- Mesmo usando uma forma antiaderente muito bem untada, o bolo grudou no fundo, o que resolvi polvilhando uma mistura de açúcar e canela  na parte que grudou. As minhas bananas ficaram no fundo, mesmo sendo polvilhadas com a maisena e a canela
5- No meu forno que é lento o bolo levou 45 minutos p/assar



RESULTADO E MINHA OPINIÃO SOBRE O BOLO:

DELICIOSO!



























20 comentários:

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Também adoro receitas com banana. O bolo ficou lindo!!

Abraços, Cris

O Pecado Mora Em Casa disse...

Adoro bolo de banana, ainda ontem fiz um e ficou uma delícia!
Este está com um aspecto maravilhoso, beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Islene Teles disse...

Eita que delícia!!
Banana da terra é realmente deliciosa. Neste bolo maravilhoso de tá um sonho. Claro que vou levando comigo. Beijos

Larissa Santos disse...

Boa noite. Parece-me um bolo muito delicioso. Adorei a receita. Obrigada.

Hoje:- Serenata em telepatia
.
Bjos
Noite feliz

Maria Rodrigues disse...

E eu que gosto tanto de banana, esse bolo deve ser uma delicia!!!
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Prata da casa disse...

Querida Dinha: gosto muito de bolos com banana, embora da fruta em si, não. Este bolo ficou bem bonito e tem aquele aspeto caseiro delicioso.
Bjn
Márcia

O meu pensamento viaja disse...

Querida Dinha, você não sabe tricotar nem fazer croché, mas como cozinha!
Que bolo delicioso!
Beijinhos

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa noite Dinha
Adorei a sugestão,assim com banana da terra.Fiquei de olho nessa fatia,que fofura ficou o bolo.Combinado,comemos o frango e depois algumas fatias do bolo.
Beijos

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Imagino o amora gostoso que saiu do forno, ficou lindo
e tentador o seu bolo!

Beijos ♥

Nina Paim disse...

Uma delícia a se preparar logo, logo... como banana da terra ainda não como.! Beijão amiga.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Deve ser delicioso.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

BLOGZOOM disse...

Foi terrível... engordei só de olhar!

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Sensa esse bolo!!!!
Amo bolo de banana, na verdade banana é uma das minhas frutas favoritas é bem versátil, mas bolo é bolo né? Dá água na boca 😍😍
Nunca comi com leite de coco, deve ter um sabor especial.
E está tão lindamente dourado.
Aaahhhhh vamos prosear e passa essa fatia pra cá 😁😁
E siiiiim vou levar marmitinha.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Maria Luiza disse...

Que apetitoso e bonito está, Dinha! Sou fã de bananas, sejam elas quais forem! Uso a banana da terra, pouco, por ser muito cara por aqui. Dá um excelente nhoque. Fique com Deus! Um abração!

Poções de Arte disse...

Acredito sim que seja delicioso!
Já comi, mas com outro tipo de banana. Acho que não importa o tipo, é sempre uma ótima pedida.
Estou com bastante banana pão lá em casa... quem sabe não testo pra ver como fica.
Essa receitinha tem cara de vó, ela sempre fazia coisas gostosas assim. Que saudade!!!

Abraços esmagadores, Dinha (mas eu não vou embora. Vou ficar sentada aqui esperando o café e comemorando mais um ano de vida completado. Esse bolinho veio bem a calhar rsrsrs).

Os olhares da Gracinha! disse...

A receita parece bem gostosa por isso levo a sugestão!bj

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, maravilhosa sugestão saborosa certamente, nunca provei um bolo de banana, mas vou prova em breve.
Obrigado pela bela partilha,
AG

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oi Dinha!
Também adoro bolos com banana, esse ficou com uma cara deliciosa! Já queria roubar uma fatia!
Beijinho
Joana

Amélia disse...

Tem um aspeto delicioso! A receita fica registada.
Bjs

Maria Glória disse...

Bolo de banana é um clássico, sempre é bom! Também gosto de banana de terra.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...