quarta-feira, 6 de novembro de 2019

CANJICA CREMOSA c/calda de caramelo, muito, muito deliciosa

Canjica eu sei que quase todo mundo sabe fazer, mas se vcs nunca experimentaram com a calda de caramelo, ah, aí então vocês não sabem o que estão perdendo. Na verdade a minha canjica pegou 2 receitas, uma eu vi no site da YOKI e a outra eu vi no vídeo da Juliana Perdomo. Com essas 2 referências a canjica só podia sair "mega" deliciosa né?

Receita no meu modo:
500g de canjica (usei YOKI)
+- 2 litros de água  (p/colocar de molho)
Leite até chegar no ponto desejado
200g de coco ralado (usei fresco)
Cravo e canela em pau a gosto
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 vidro de 200ml de leite de coco
Calda de caramelo 


Modo da calda:
Coloquei 1 xícara de chá (de 240ml) de açúcar n/panela deixando em fogo baixo até dourar, mas com cuidado p/não queimar (= calda p/pudim). Depois do caramelo pronto acrescentei leite fervendo (com cuidado) deixando o torrão de açúcar derreter...
Acrescentei a calda formada na canjica já com os demais ingredientes (ver modo de preparo)

Dicas:
1- O leite acrescentado no torrão de açúcar é p/que ele dissolva, depois sim, acerte o ponto da canjica colocando leite na quantidade desejada... 
2- Caso a canjica não tenha ficado na cor e no sabor desejado, repita o preparo da calda e use... 



Modo de preparo:
Deixei a canjica de molho por 24 horas...
Escorri, coloquei n/panela de pressão com água suficiente p/o cozimento junto com a canela e os cravinhos. Deixei em fogo alto até pegar pressão, passei p/fogo baixo deixando assim por 45 minutos...
Depois dos 45 minutos, retirei a pressão e vi que ainda não estava no ponto que eu queria, voltei com a panela p/o fogo deixando por mais 15 minutos depois de pegar pressão novamente...
Depois dos 15 minutos retirei a pressão da panela, retirei um pouco do caldo formado, acrescentei a calda caramelizada já derretida com o leite, + leite em quantidade a gosto, o leite condensado, o leite de coco, o coco ralado e o creme de leite deixando em fogo baixo por +- 15 minutos...



18 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Deve de ser realmente muito delicioso e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Os olhares da Gracinha! disse...

Sempre a aprender... Bj

Dalva Rodrigues disse...

Que delícia, Dinha, assim com caramelo e creme de leite deve ficar melhor ainda!! Eu morro de medo de cozinhar canjica na pressão, qdo faço fico cuidando igual um bebê :D
Abraço!

Larissa Santos disse...

Humm rica canjinha ... Adoro :))

Hoje-:-Queria sentir-te na minha realidade

Bjos
Votos de uma óptima noite.

Prata da casa disse...

Olá amiga: nunca provei canjica, mas esta parece deliciosa com a adição do caramelo.
Bjn
Márcia

Mary - Strawberrycandy disse...

Tem muito bom aspecto!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Amélia disse...

Está com aspeto delicioso!
Bjs

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa tarde Dinha
Tenho feito canjica com o leite de coco,gostei da sua ideia de acrescentar o caramelo.Fica bonita e com sabor a mais.
Beijos

Islene Teles disse...

Ai, que diliçaaa!!
Amo de paixão
bjo

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Esta canjica promete! Hehe Com estes ingredientes... Só pode ficar um luxo! Eu nunca fiz canjica, só comia na casa da mãe e era muito simples, mas gostosa também!

Abraços e bom final de semana!

Iris

_ Gil António _ disse...

Boa tarde:- tem um aspeto maravilhoso.
.
Votos de um feliz fim de semana

Jovem Jornalista disse...

Que delícia.
Abriu meu apetite.
Boa semana!

Até mais, Emerson Garcia

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Canjica é bem vida o ano inteiro, simplesmente amo, hummmmm...!
É sempre bom inovar, obrigada pela receita, deu água na boca!

Beijos e uma semana recheada de bençãos ♥

Luli Ap. disse...

Dinhaaaaaaa que coisa mais yuuuuums essa canjica com calsa de caramelo.
E ainda por cima cremosa nham huuummm.
Deu água na boca!
Já vou levar um pratinho pra mim 😍😍😍😍
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, estou olhando e imaginando o sabor dessa gostosura.
Antigamente eu comia mais canjica, a família era maior e minha mãe fazia um panelão e colocava paçoquinhas, humm que delicia.
Boa semana,beijos

Maria Rodrigues disse...

Hum!hum! mas que delicia deve ser.
Beijinhos
Maria

Dora (Blog Desabafos de Mãe) disse...

Tem bom aspeto!!

Rosa Santos disse...

Olá Dinha,
Tudo bem amiga? Adorei sua canjica. Saudades de quando aí a saboreava, tinha outro paladar.
Beijinho amiga

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...