sexta-feira, 10 de novembro de 2017

SOBRECOXA ASSADA COM MOLHO NO FORNO, couve flor assada coberta com farofinha e de quebra uma sobremesa bem deliciosinha

Eu já disse aqui que o mais difícil na cozinha é escolher o que preparar e depois tentar variar o tipo de preparo p/não cair na mesmice. Sobrecoxa de frango por exemplo, dá p/dar uma boa variada no preparo e nos acompanhamentos. Como eu uso muito mais o forno do que o fogo, geralmente a sobrecoxa é assada, mas dessa vez ela já foi assada com esse molho e vou mentir não viu, ficou deliciosa. 
De improviso variei também o modo da couve flor que estava congelada e fiquei surpresa com o sucesso que ela fez, já que nesse dia recebi 3 visitinhas inesperadas (visitinhas inesperadas acontece muito aqui na minha casa kkk)

Receita:
1 kg de sobrecoxa temperada com:
Alho, sal, shoyu, molho inglês, pimenta do reino, cominho, colorau, 2 colheres de sopa de cachaça e +- 3 colheres de sopa de vinagre. Deixei descansando na marinada de um dia p/outro...
No dia seguinte coloquei as sobrecoxas com a marinada n/refratário, cobri com papel alumínio e levei ao forno 180º por +- 1 hora...
Depois de 1 hora virei as sobrecoxas de lado e por baixo delas coloquei minicebolas (aferventadas por +- 10 minutos, ver dica abaixo), retirei o papel alumínio e deixei no forno por + uns 20 minutinhos p/dar uma douradinha...
Depois dos 20 minutos retirei novamente do forno, acrescentei tomatinhos grape em metades, pimentões verde e vermelho fatiados e azeitonas verdes recheadas. Cobri novamente com o papel alumínio e deixei no forno até os tomates e os pimentões ficarem macios...
Na hora de servir decorei com ovo cozido e reguei com o molho formado no refratário.
Dica:
Eu coloquei as minicebolas cruas como mostra na foto mais embaixo, mas elas ficaram duras, então eu retirei do refratário junto com uma boa porção da marinada, coloquei n/panelinha e deixei em fogo baixo até elas ficarem macias, mas al'dente, aí voltei com elas p/o refratário com as sobrecoxas já prontinhas, decorei com o ovo e cobri com o molho. Na receita eu já coloquei elas aferventadas p/terminarem o cozimento junto com os demais ingredientes.



P/couve flor:
Buquês de couve flor cozidos al'dente
Coloquei os buquês n/refratário, polvilhei com sal esfregando por todos os lados (isso pq não coloquei sal na água da fervura), reguei com bastante azeite, coloquei colheradas generosas de maionese por cima, cobri com uma farofinha preparada com 1 xícara de chá de parmesão ralado e 2 colheres de sopa rasas de farinha de rosca e levei ao forno 180º p/gratinar 



MINHA DICA:
Os meus estavam congelados assim:
Coloquei água (sem sal) n/panela e assim que levantou fervura coloquei os buquês de couve flor deixando somente por 2 minutos. À parte coloquei uma tigela com água gelada e bastante gelo e assim que retirei os buquês da fervura passei p/essa tigela com gelo até eles esfriarem. Depois de frios sequei bem, coloquei n/vasilha plástica e congelei. P/usar, coloquei n/panela com água fervendo só até descongelarem





P/maionese:
Cubos das batatas cozidos al'dente em água e sal  (usei 5 batatas asterix) e cubos das claras de 2 ovos cozidos
P/maionese = as duas gemas cozidas amassadas com um garfo junto com 1/2 gema crua, sal e azeite até chegar no ponto desejado

Misturei tudo delicadamente






Acompanhou:
Arroz branco, farofa de bacon e ovos e torradinhas de alho


P/o almocinho ficar melhor ainda , saiu um pudinzinho também de improviso p/aproveitar a caldinha da preguiça que sobrou quando acompanhou um bolo de chocolate (estava congelada). Receita do bolo e da calda vc encontra aqui:
https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2017/09/bolo-de-chocolate-de-liquidificador-2.html




Receita:
250ml de leite, 4 colheres de sopa de amido de milho não muito cheias (maizena), 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó e 2 colheres de sopa rasas de açúcar.
Misturei todos os ingredientes e levei ao fogo baixo mexendo bem até engrossar. Coloquei em tigelinhas de servir e levei p/gelar...
Na hora de servir cobri com a caldinha e decorei com cereja.








Aqui já sem uma "colherada kk" p/mostrar a delícia que ficou.

Hummmm, geladinho ficou muito bom!






MODO:























16 comentários:

Islene Teles disse...

Oi, carioca!!
Menu completo!! vc sempre inspirando a moçada em seu blog. Variar é preciso e isso tu faz tranquilamente. Beijo e ótimo findes...

São Ribeiro disse...

Dinha essa comidinha esta maravilha , adoro frango assado, couve -flôr assim nunca aprovei mas tenho a certeza que ia gostar.
Estou indo para ai ...a ver se sobrou.
Bom fim de semana

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Como sempre mesa farta com belos e deliciosos pratos!
Eu também gosto de variar, coxa de frango assadinha e bem temperada
tem o seu lugar.
Tudo perfeito, você arrasa!

Um grande beijo, ótimo findes pra vcs ♥

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Se morasse perto pode ter certeza que seria uma dessas visitinhas inesperadas,não uma vez só,muitas,rsrs.
Também com todas essas receitas deliciosas,quem não gostaria de provar.Sugestão ótima,tudo com aspecto de dar água na boca e essa sobremesa,salivei.
Beijos amiga e um final de semana rico de paz e luz!

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Poderia almoçar aí... Hehehe Sobrecoxa é a parte do frango que eu mais gosto! No forno então... Cardápio completo e delicioso!

Abraços, Iris

O meu pensamento viaja disse...

Que maravilha de comidinha caseira! Até fiquei com fome.
Beijinhos

Amélia disse...

Acabei de jantar, senão dava uma fome....a ver esse delicioso manjar!
Fim de semana delicioso.
Beijinhos

cozinha100segredos disse...

Minha querida, hoje temos banquete! Eu gosto muito de coxas pois são bem parecidas com as pernas. A maionese de batata também é algo que eu adoro e só não faço mais vezes porque o meu marido detesta! Quanto à couve-flor eu já registei para fazer pois aposto que fica deliciosa! E a sobremesa é igual a umas papas que faço para os meus filhos baseadas nas papas que a minha mãe fazia para mim em pequena! Hoje foi só bom! Não é sempre?! Beijinhos

Luli Ap. disse...

Uaaaaaaau Dinhaaaaaa
Essa refeição mais do que completa e de dar água na boca fez meus olhos brilharem e meu estômago gritar *__*
Então para não passar vontade vou chegando com meu pratinho e vamos colocar a prosa em dia :D
Ahhhh a sobremesa merece um parágrafo à parte: só coraçõezinhos <333333333
Excelente fds pra ti flor e todos aí
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Maria Luiza disse...

Dinha, vir aqui é atiçar a vontade de variar o modo de fazer porque fazer sempre a mesma coisa, não dá! Na verdade ando enjoada de peito de frango desde que minhas meninas começaram com a ideia de comidas fit! Tenho muita vontade de fazer aquele franguinho que se cozinha lentamente, bem douradinho, cheio de cebolinha verde e cebolas! Essa refeição está linda e saborosa! Gostei da variação da couve flor! Beijinhos!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummm um prato de que eu gosto bastante.
Um bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Os olhares da Gracinha! disse...

Uma sugestão que há muito não faço e gosto!bj

Nal Pontes disse...

Hum! Uma delicia só. BOM DEMAIS. BJS QUERIDA

A Paixão da Isa disse...

Wuaonh tanta couzinha tao boa na proxima me convida que vou hehe como sempre amiga aqui boas delicias adorei a sugestao hummm bjs

Joana disse...

Minha querida,
Como sempre tudo com um aspecto maravilhoso!
Fiquei com fome só de olhar :)
Um beijo querida

Sissym Mascarenhas disse...



Tudo de bom. Comidinha simples, bem caseira.

bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...