sábado, 22 de dezembro de 2018

SALADA DE BACALHAU COM FEIJÃO BRANCO e dica de como eu congelo o bacalhau e a água do cozimento

Oi, p/todos!
Ainda estou em repouso, mas como tinha já editada há algum tempo a receita dessa saladinha de bacalhau bem deliciosa, deixo então aqui a receita e algumas dicas de como eu adianto o preparo do bacalhau deixando apenas p/finalizar no dia de servir. E que adianto heim! 
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Acho que vocês lembram quando eu contei aqui que tinha encontrado uma promoção boa do bacalhau SAITHE no mercado, pois é, eu acho que comprei demais e ainda tinha uma boa parte dele congelada, daí resolvi  preparar essa saladinha que modéstia à parte ficou bem gostosinha heim!

DICA DE COMO EU CONGELO O BACALHAU APROVEITANDO A ÁGUA DO COZIMENTO:
Eu deixo o bacalhau de molho até ficar bem dessalgado,  depois coloco todo ele n/panela com água (fria) e levo ao fogo médio p/dar uma aferventada. Retiro as postas com uma escumadeira (reservo a água), retiro toda a pele, as espinhas e deixo esfriar. Depois de frio coloco em sacos plásticos nas quantidades que sei que vou usar e congelo...
A água do cozimento (reservada) depois de fria, eu coloco em formas de gelo e deixo congelar. Depois eu desenformo, coloco os cubos também em sacos plásticos e conservo no freezer p/usar quando necessário...



Receita:
P/o feijão:
Cozinhei o feijão al'dente em água, sal, 1 folhinha de louro, escorri e reservei...



P/as batatas:
Cortei as batatas (c/cascas) em metades e cozinhei bem al'dente na ÁGUA QUE AFERVENTEI O BACALHAU. Depois de cozidas retirei com uma escumadeira, deixei esfriar, descasquei, cortei em cubos e reservei...
Na mesma  água do cozimento coloquei minicebolas e 1 molho de couve deixando em fogo baixo até ficarem também cozidas al'dente e reservei...





P/o bacalhau:
Bacalhau dessalgado, aferventado, sem pele, sem espinhas e separado em lascas médias. Reservei...


Modo:
N/frigideira antiaderente de fundo grosso, coloquei 1 colher de sopa rasa de azeite, salteei os cubos das batatas e reservei...

Na mesma frigideira fritei levemente as lascas do bacalhau e reservei...


Ainda na mesma frigideira acrescentei + 1 colher de sopa de azeite e dourei levemente 2 dentinhos de alho, acrescentei 1 tomate pequeno sem sementes picado, pimentões verde, vermelho e amarelo fatiados, refoguei, juntei  +- 1 xícara de chá de molho pronto (usei Pomarola) com +- 1/2 xícara de chá de água fervente, temperei com sal, pimenta do reino, juntei o feijão branco (já cozido al'dente e escorrido) e deixei apurando em fogo baixo por +- 5 minutos. Acrescentei azeitonas pretas, salsinha picada, retirei do fogo e reservei...








MONTAGEM:
Coloquei no fundo do refratário as folhas da couve, os cubos das batatas, as minicebolas, as lascas do bacalhau, rodelas de ovos cozidos, tomatinhos grape em metades, cobri com todo o molho, tampei o refratário com papel alumínio e levei ao forno médio por +- 30 minutinhos. Na hora de servir reguei com mais azeite.








Acompanhou:
Arroz branco, bolinho de bacalhau e cerveja gelada





Fotos do modo do preparo:


Uns dias antes eu tinha comprado couve e não preparei o bacalhau, aí no "tudo ou nada" resolvi congelar ela inteira mesmo (sempre congelei couve, mas ela picadinha). No dia de usar,  retirei do freezer  e p/minha surpresa deu super certo.

Modo como congelei:
Guardei ela já lavada e seca n/saco plástico apertando bem p/retirar o ar, fechei o saco e congelei

...aqui mostrando ela já cozida, bem verdinha e macia
















27 comentários:

Josélia Micael disse...

Olá amiga!
Já me está a dar fome, com este prato de bacalhau tão apetitoso!
Deve estar uma delícia!!! Bom apetite amiga.
Também passei para lhe desejar um Feliz Natal, e um Próspero Ano Novo,
junto de quem mais ama, Beijinhos e felicidades, Abraço fraterno!💖🎄🎁🎅

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Boa noite querida Dinha !
O Natal está próximo e eu não poderia deixar de passar aqui, com um pedido de desculpas pela ausência que muitas vezes se prolonga devido a falta de tempo para navegar em todos os blogs amigos e com os meus votos de um feliz natal!
Natal é época de felicidade, paz, amor, união, respeito, amizade...
Neste Natal semeie amor, paz e fraternidade para que no ano novo você colha bons frutos.
Desejo que nesse Natal seu coração esteja repleto de coisas magicas para que no ano novo ele encha de esperanças e que as alegrias permaneçam em sua vida trazendo realizações, paz e amor para você e toda sua família!
Boas Festas! Feliz Natal

Sandra disse...

Que delícia. Beijinho e espero que se encontre melhor de saúde. Feliz Natal.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Ficou com um aspecto maravilhoso e deve ser delicioso, aproveito para desejar à minha amiga e sua família um Santo e Feliz Natal. 🎄

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Prata da casa disse...

Querida Dinha: uma receitinha bem apetitosa feita com bacalhau. Nunca experimentei com feijão, mas gostei imenso da " carinha" deste prato.
Bjn
Márcia

O Pecado Mora Em Casa disse...

Parece ser uma delícia!!
Beijinhos e Boas Festas!!
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Amélia disse...

Receita bem apetitosa!
Desejo -lhe um Santo e Feliz Natal 🎄 Com muita saúde paz e amor também para sua família 🎄🎁
Beijinhos

Maria Luiza disse...

Muita alegria vê-la aqui em ação e nos mostrando as deliciosas receitas! Que alívio, Dinha! E que receita! as dicas de congelamento também! Precioso Natal, com muita saúde e paz! Beijos!

Gracita disse...

Querida Dinha
Este ano foi ímpar na minha vida, pois me foi dada a oportunidade de conviver com uma pessoa maravilhosa e especial como você. Estreitar os laços afetivos foi a maior dádiva que eu recebi de Deus. Quero em 2019 intensificar a nossa sólida amizade. Desejo que este natal seja pleno de amor, harmonia e fraternidade para você e sua família. Boas festas! E que o seu natal seja pleno de luz e amor. E o Papai Noel lhe traga lindos presentes.
Um carinhoso abraço e beijinhos no coração

Dalva Rodrigues disse...

Combinação deliciosa, adorei!
Saudade do tempo que cortava uma couve bem fininha para fazer para meu pai, ele adorava!
Abraço, Dinha!

Mirtes Stolze. disse...

Hoje resolvi juntar as palavras para te dar um feliz Natal, desejando que você seja muito feliz, que busque e alcance seus sonhos, que nesse Natal a sua vida seja repleta de alegria e que tudo dê certo para você. Seja feliz neste Natal, que todas as boas surpresas se revelem nessa noite de paz, para que você sinta orgulho de ser feliz, de ser essa pessoa especial que você é, que a cada presente, cada abraço, você venha a sentir o carinho das pessoas que tanto te consideram, por isso, estou aqui para te dizer: seja feliz, fique em paz e tenha o melhor Natal, você merece e eu desejo a você, todos os votos de saúde, amor, prosperidade e alegria. Feliz Natal amiga Dinha, receita delicioso. Abraços.

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Bom saber que você está se recuperando, eu estava preocupada, inclusive te liguei várias vezes.
Mais uma sugestão deliciosa para esse verão quente.

Desejo que 2019 seja de muita paz, saúde e bençãos para você e sua família!
Beijos no seu ♥
Andréa

A Casa Madeira disse...

Olá Dinha, passando para te desejar uma boa entrada de ano.

Os olhares da Gracinha! disse...

Dinha sempre com gostosas sugestões
Espero que 2019 seja um ano bem gostoso para si e que eu possa estar por aqui a aplaudir suas receitas!!! Bj

Camponesa Literária disse...

Olá minha linda, passando para agradecer todas as visitinhas no meu blog durante 2018.
Desde já, quero desejar-lhe Um Feliz Ano Novo de muita paz, saúde e muitas receitinhas e que todos os seus objetivos sejam alcançados em 2019. Obrigada pelo seu carinho e companhia.
Li o post anterior sobre sua ausência, bem que desconfiei que tinha algo acontecendo. Te desejo muita saúde e que se recupere logo, bjus fica com Deus.
Carinhosamente Joyce.

Luli Ap. disse...

Aaaaaaeeeeeee sua lindona Dinhaaaaaa estou feliz da vida com vc por aqui viu?
Aproveito para desejar um feliz 2019 com muita saúde, amor, paz, luz e prosperidade.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi amiga
Amei a dica de como congelar o bacalhau e a couve e claro dessa maravilha de salada,de dar água na boca.
Espero que já esteja bem melhor.
2019 de muita paz,saúde e boas realizações.
Beijos

A Paixão da Isa disse...

tudo que leva bacalhau so fan este aqui deu agua na boca amiga hummm bem espero que ja esteja tudo bem desjo tb um feliz ano novo com tudo de bom bjs

Islene Teles disse...

Oi, Carioca!!
Receita maravilhosa como sempre,mas passei para saber de você. Espero que esteja melhor. Que Deus abençoe tua vida com muita SAÚDE. Um Beijo

Sandra disse...

Olá Dinha! Espero que se encontre melhor de saúde. Passei para lhe desejar um feliz 2019 repleto de tudo aquilo que mais deseja. Beijinho.

Beatriz Bragança disse...

Minha querida
Além da receita deliciosa, ainda nos disse, meticulosamente, como tudo preparar com antecedência, para momentos de maior pressa.
Obrigada pelas preciosas dicas.
Feliz 2019.
Um beijinho
Beatriz

Denise disse...

Olá, queridaaaa!
Está tão sumida quanto eu mas, com certeza, sempre aprontando delícias por aí!
Começando o ano com força e alegria!
Bjs e ótima semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Maria Rodrigues disse...

Que delicia de prato, obrigado pela partilha.
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde, querida amiga Dinha!
Como está? Senti saudade e vim desejar um carinhoso fim de semana.
Felicidades e bênçãos para você!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
😘😘😘

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Andas desaparecida como eu? Passei um ano fora daqui... Mas vi que você também desapareceu do Face... Fases da vida! Estou tentando voltar, fiz uma postagem hoje... Depois de um ano de grandes mudanças, foi necessário tocar a vida novamente... Estou esperando que as deliciosas comidinhas retornem por aqui...

Abraços, Iris

Luli Ap. disse...

Dinhaaaaaa cadê VC flor?
Saudades suas, das nossas prosas e das minhas marmitinhas.
Dê notícias viu?
Bjo estalado procê
Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Trini Altea disse...

Que rico.!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...