sábado, 17 de abril de 2021

BIFES DE LOMBO SUÍNO, batata doce douradinha + farofa e couve à mineira

Volta e meia a copa lombo aparece por aqui, quando eu chego no mercado e vejo uma peça boa ou ela em bifes, aí já começo a pensar nos acompanhamentos e trago logo, mas dessa vez trouxe bifes de lombo suíno p/experimentar e resolvi fazer na churrasquita (churrasqueira de fogão) p/dar aquele saborzinho de churrasco e também  super aprovei...
Receita:
4 bifes de lombo suíno temperados com:
Alho
Sal
Cominho com pimenta do reino
Tempero baiano
Chimichurri
Molho inglês
Shoyu
Mostarda
Limão
Deixei na marinada por mais ou menos 3 horas...

Modo:
Coloquei os bifes na churrasquita deixando por uns 35 minutos e virando de lado na metade do tempo, mas como eles ainda estavam muito clarinhos e eu gosto de beeem dourados, resolvi terminar untando uma frigideira antiaderente com um
pouco de óleo (+ - 1 colher de sopa) deixando aquecer e dourei os bifes no ponto que eu gosto...  



P/o arroz:
Como eu tinha uma boa quantidade de arroz congelado, resolvi fazer assim:
Arroz já cozido
Cubos de cenoura não muito pequenos cozidos al'dente em água e sal
Ovos cozidos picados grosseiramente
1 dente de alho socado
DICA:
Quando sobra arroz por aqui, eu congelo  e por isso tenho sempre pequenas porções de arroz congelado que eu aproveito em bolinhos ou n/arroz de forno mais caprichadinho

Modo:
Dourei levemente o alho n/fio de óleo, acrescentei os cubos de cenoura refogando bem. Fora do fogo misturei delicadamente o arroz (já descongelado), coloquei só um pouquinho de água e deixei no fogo bem baixinho até ficar bem quentinho e parecendo um arroz fresco. Nesse ponto retirei do fogo, coloquei os ovos picados misturando delicadamente e levei p/servir...



P/batata doce:
Cozinhei 1 batata doce grande com a casca e cortada em 2 partes em água e sal ...
Depois de cozida retirei a casca, cortei em rodelas e reservei...

N/tigela coloquei:
Alho bem socadinho
Cominho com pimenta do reino
Orégano
Alecrim
Salsinha desidratada
Sal e azeite
Passei as rodelas untando bem no tempero e deixei descansando por + - 30 minutos...
Deixei a Air Fryer aquecer por 5 minutos, forrei o cesto com papel alumínio, coloquei as rodelas da batata n/só camada e regulei  em 200º por 15 minutos, mas fui verificando até elas ficarem douradinhas...


Acompanhou:
Farofa e couve tipo à mineira





Como a minha churrasquita é pequena, os bifes não couberam muito bem nela, por isso precisei terminar de dourar na frigideira, mas eles já estavam bem cozidinhos

Foto com eles ainda crus



Super aprovo essa churrasquita e não aprovo a Air Fryer. Questão de gosto né?




5 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Delicioso aspeto. Imagino ser um prato maravilhoso de degustar.
.
Feliz domingo … abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Denise disse...

Oi, amiga! Você continua caprichando aí nos quitutes, né?
Eu até que tenho me sentido melhor pra cozinhar agora, com a cabeça mais sossegada. Até já treinei umas saladas novas e o povo aprovou! Aos poucos vou introduzindo coisinhas novas, gostosas e saudáveis!
Uma excelente semana pra você!
Bjs.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Dalva Rodrigues disse...

Delícia de refeição, Dinha! Aproveitar sobra de arroz é muito bacana, amo os bolinhos, só dar um incrementada e pronto!
Gostei da sugestão! Abração, boa semana!

Os olhares da Gracinha! disse...

O aspecto é delicioso! Boa semana!

Jovem Jornalista disse...

Yummy! Me deu água na boca.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...