quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

ANTEPASTO DE ABOBRINHA c/cebola caramelizada

Eu ainda por aqui lutando com a minha internet...
E olha quem mais uma vez está aparecendo por aqui, ainda não descobri se a teimosia é dela ou minha, mas fato é que ela não se sente rejeitada e dá sempre um jeitinho de aparecer p/ver se eu mudo de opinião  e confesso que ao provar esse antepasto quase que eu mudo mesmo kk.
A receita eu vi nesse link:

Receita:
5 abobrinhas (acho que ele usou 5) cortadas em rodelas bem fininhas 
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Uvas passas
Modo:
N/refratário ou assadeira vai montando camadas com as rodelas das abobrinhas polvilhadas com o sal e  a pimenta do reino,  coloca as passas e rega com o azeite  até as fatias terminarem (acho que ele montou em 5 camadas) e  aí é só levar ao forno 160º por +- 40 minutos mexendo na metade do tempo...
Retira do forno e deixa esfriar

DICAS:
As rodelas das abobrinhas podem ser sobrepostas pq rende muito...
Deixa no forno até elas ficarem quase sem líquido... 

Cebola caramelizada:
7 cebolas cortadas em fatias finas
Modo:
Coloca um pouco de azeite n/frigideira deixando aquecer, adiciona as fatias das cebolas mexendo de vez em quando e assim que começarem a dourar, mexe sem parar até chegar no ponto delas ficarem bem douradinhas, mas sem queimar...
Deixa esfriar...
Depois de frias (abobrinha e cebola), é só misturar...
Meu modo:
2 abobrinhas cortadas em rodelas bem finas
Sal
Pimenta do reino
Cominho
Páprica picante
Azeite
Modo:
Montei as camadas n/assadeira pequena e acho que rendeu também umas 4 ou 5 camadas, levei ao forno 180º pq meu forno é muito lento e mexi por 2 vezes. No meu forno p/chegar no ponto certo levou mais de 1 hora, pq como eu já disse meu forno é lento demais...

Deixei esfriar...
Meu modo da cebola:
2 cebolas médias cortadas em fatias não muito finas
1 colher de sopa de azeite

Dica:
Eu acho que cortando a cebola em fatias muito finas, depois de pronta fica parecendo uma geleia, por isso prefiro cortar em fatias nem grossas e nem muito finas... 
Meu modo é o mesmo de cima...

Depois de frias misturei delicadamente com um garfo (abobrinha e cebola)...





Bater aquele papo com os amigos enquanto espera o almoço já é muito bom, mas se a conversa for acompanhada dessa delícia, aí ninguém lembra nem do almoço... 












E como a conversa mais tarde se transformou n/joguinho de buraco, aí o antepasto virou uma saladinha  p/acompanhar um bolo de batata e o lanche ficou perfeito...







13 comentários:

chica disse...

Uma delicia esse antepasto e as cebolas caramelizadas, tudo de bom! Ótimo dezembro! beijos, chica

- R y k @ r d o - disse...

O aspeto é delicioso. Imagino o resto.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Marijose disse...

Ummm que rico Dhina, se ve delicioso, besos

Cidália Ferreira disse...

Hummm que repasto com um aspeto maravilhoso!! :)
-
O sol que se assoma naquele horizonte...
-
Beijo e uma excelente tarde!

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Dinha!
Gostei muito e só fazia o de beringela, vou experimentar o seu que a nora já me disse que faz. Só não sei se com passas que gosto.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos carinhosos e fraternos

Marco Nardelli disse...

Queroooooo a receita do bolo de batata. Tá com uma "cara" ótima. Vc é demais...

Maria Luiza disse...

Dinha, eu comprei abobrinhas e fiquei pensando em fazer algo diferente. Pois bem, você me deu uma ideia muito legal! farei do seu jeito! Grata! Beijinhos mil!

Luma Rosa disse...

Delícia, heim? Super fácil :=)) Gostei mais dos seus temperinhos. Muito mais sabor!
Beijus,

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Mais uma super delícia com abobrinha, né amiga! Imagina a leveza do sabor! Hummmmmm...combina com tudo!
Grande abraço e ótima semana pra você!

Lia e Vi disse...

Oi Dinha deu água na boca, e o melhor é que a receita é pratica, facilita a vida da gente que sempre é uma correria.
Essa internet cansa nossa beleza a gente tem que tomar um chá antes de acessa-la.
Muitos beijos,Vi

Sérgio Santos disse...

Nossa, que delicia.

jacqulinedcruz disse...

This dish is so delicious Tried it during my university's food festival I cook it by reading this blog recipe but nowadays my finals are nearby and I have to submit my final assignments and I required HNC Assignment Help if you have some so tell me, please.

john clark disse...

Don't miss the chance to explore the waters of Abu Dhabi with our affordable Boat Rental Abu Dhabi Price. Our prices are unbeatable and we provide 24/7 customer service.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...