segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

CLAFOUTIS SALGADO DE ABOBRINHA (com tomate cereja e queijo)

SUGESTÃO TAMBÉM BEM ANTIGA SEM PUBLICAR...

Procurando novamente uma receita p/minhas abobrinhas acabei encontrando essa em 2 blogs que eu gosto muito, e dessa vez acho que já cheguei bem mais perto mesmo de virar fã das coitadinhas kkk 
Deixo aqui as fontes onde encontrei:
http://aboboramenina-cristina.blogspot.com.br/2016/03/clafoutis-de-abobrinha-tomate-cereja-e.html
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/clafoutis-salgado-de-abobrinha-com-tomate-e-queijo-minas.htm



Receita:
2 abobrinhas pequenas
200g de queijo minas frescal em cubos
1 e 1/2 xícara de chá de tomates cereja (+- 200g)
4 ovos
1 xícara de chá de leite
3/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de azeite
1 e 1/2 colher de chá de sal
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo:
Lave e seque os tomates e as abobrinhas. Descarte as pontas e corte as abobrinhas em 1/2 luas. Com a ponta de uma faquinha p/legumes faça um corte em X na base dos tomates e esprema delicadamente cada um p/extrair o líquido e as sementes (eu cortei ao meio  p/retirar as smentes). Corte o queijo minas em cubinhos de +- 1 cm e reserve...

Leve ao fogo médio 1 frigideira antiaderente p/aquecer, regue com 1/2 colher de chá de azeite e acrescente metade das abobrinhas. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe dourar por uns 2 minutos de cada lado Passe p/um prato, regue a frigideira com o azeite restante e faça o mesmo com a outra metade das abobrinhas (eu grelhei as abobrinhas colocando em 1 camada só na frigideira, portanto precisei de usar diversas vezes a frigideira aquecida e não somente 2 vezes como na receita). 
N/tigela quebre 1 ovo por vez e transfira p/uma tigela maior (isso p/que não perca todos caso algum esteja estragado). Acrescente a farinha aos poucos misturando com um fouet até ficar uma massa lisa. Adicione o leite, o sal, a pimenta do reino e a noz-moscada misturando bem.


Montagem:
Distribua os tomates, as fatias de abobrinha e os cubos de queijo no fundo de um refratário (minha sugestão é p/untar levemente o refratário) redondo com +- 30 cm de diâmetro. Cubra delicadamente com a mistura dos ovos e leve ao forno 180º por +- 35 minutos ou até estufar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir.
Dica da receita:
O clafoutis fica ótimo se servido com um molho de azeitona verde e manjericão



DICAS MINHAS:
1- Como eu só tinha 3 ovos, foi o que usei e não os 4 da receita. Talvez por isso a minha massa não tenha estufado e tenha ficado com uma textura de pudim deliciosa, e não como a textura mostrada nas fotos das fontes, mas eu repetindo a receita (o que com certeza vou fazer) acho que uso os 3 novamente pq adorei a textura kk.
2- Usei primeiro um refratário raso na montagem e tive que passar p/um mais fundo (vcs vão perceber isso nas fotos), p/isso usei o método de desenformar dando então uma inversão dos ingredientes na montagem, mas eu também amei o resultado kkk 
3- Não tive problema p/cortar em fatias, mas acho que pode untar levemente o refratário
4- Quando retirei do forno o queijo estava derretido e o  CLAFOUTIS tinha ficado delicioso!






Já no refratário mais fundo

...Antes de ir ao forno


                                         Já assado...

Um comentário:

Cidália Ferreira disse...

Não sei de iria gostar do menu :))
.
Beijo, e uma boa noite

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...