segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PÃO FOFINHO E DELICIOSO dessa vez um pãozinho p/chamar de meu

Que eu amo fazer pães, isso vcs já sabem, mas todas as receitinhas que eu preparo (de pães), ou são de amigas ou  as que eu pego na internet. Esse  não,  esse  foi o primeiro pãozinho que me aventurei n/receita e que então eu posso chamar de meu. Claro que a gente pega carona n/receitinha daqui, outra dali e faz um laboratório p/chegar no melhor resultado possível. O importante mesmo é que eu amei o pãozinho!

P/tirar a prova de que preparado com outra farinha daria certo, eu fiz e posto a receita amanhã ou depois ok?

OBS:
RJ CHOVENDO MUITO DESDE A SEMANA PASSADA E AÍ MINHA INTERNET VAI P/O ESPAÇO COMO ALGUNS DE VCS JÁ SABEM, MAS VOU "CHEGAR CHEGANDO" (KKK) SEMPRE QUE ELA DEIXAR OK?

Receita:
+- 450g de farinha de trigo
250ml de leite morno
70ml de óleo
1 ovo
1 e 1/2 colher de sopa  de açúcar
2 colheres de chá  de sal (não muito cheias)
1 sachê de fermento biológico seco


Modo:
Amornei o leite e o óleo juntos, acrescentei o fermento (fora do fogo), misturei bem e deixei descansando por 10 minutos...
Coloquei n/tigela 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de chá  de sal, 1 ovo e misturei muito bem. Acrescentei +- 1 xícara de chá de farinha de trigo, misturei e fui acrescentando alternadamente o restante da farinha de trigo e a mistura morninha do fermento com o leite e o óleo. Passei a massa p/uma superfície enfarinhada e puxei o ponto certo sovando bem (por +- 7 minutos). Voltei com a massa p/tigela e deixei descansar por 35 minutos (ou até dobrar de volume)...
Depois do descanso, modelei assim:
Abri metade da massa  (com as mãos mesmo) formando um retângulo, enrolei como rocambole, coloquei n/assadeira levemente untada c/margarina e fiz um corte no meio com ajuda de um estilete (pressionando levemente)...
Com a outra metade da massa dividi em porções e modelei pãezinhos em diversos formatos (compridinhos, redondinhos e um maiorzinho), em alguns fiz também uns cortes na diagonal. Coloquei os pãezinhos na mesma assadeira do grande e deixei crescer por 25 minutos...
Levei ao forno preaquecido 200º por +- 35 minutos  ou até ficarem douradinhos...


Minhas dicas:
1- Usei uma farinha especial como mostro na foto, mas acredito que dê o mesmo efeito com outra qualidade de farinha, a diferença pode ficar na quantidade usada, pois uns tipos de farinha são mais secos que outros, o tamanho do ovo também pode pedir menos ou mais farinha, por isso a quantidade usada é de +- 450g

2- Eu nunca coloco toda a quantidade de farinha pedida na receita, passo a massa ainda grudenta p/uma superfície enfarinhada e aí sim vou puxando o ponto sovando muito bem e enfarinhando aos pouquinhos a superfície até que forme uma massa lisa e que não grude mais nas mãos


3- P/descansar eu coloco a tigela dentro de um saco plástico, fecho bem e deixo dentro do forno desligado e p/crescer deixo também a assadeira dentro do mesmo saco, pois uso um saco bem grande


Servido no lanche com uma manteiguinha derretendo  e   um cafezinho com leite quente e mais tarde  n/belo sanduíche  de MORTADELA E UMA COCA- COLA GELADINHA

QUAL DAS OPÇÕES VC PREFERE?

Há quem diga que mortadela é brega não colocando a coitada n/mesa de lanche mais chique, mas no fundo, no fundo, eu acho que todos preferem mesmo um bom sanduíche de mortadela a um de presunto, pelo menos eu prefiro.  Ah tá bom, eu prefiro pq já sou brega mesmo, mas pelo menos sou uma "brega confesso" kk.

MODO:



...antes da massa crescer


          depois de crescida...




Aqui mostrando como o pão (maior) ficou grande:
minha assadeira = 40x28 cm e o pão depois de assado ficou quase do tamanho dela





aqui o pão n/prato raso dos grandes
A farinha que eu usei é a da mesma marca da massa de pizza que a farinha já vem fermentada (não é a mesma farinha da pizza, é da mesma marca, mas essa é uma farinha de trigo p/qualquer massa).


Vocês devem lembrar que a pizza de massa quase pronta dessa marca ficou maravilhosa. P/QUEM NÃO VIU, vou deixar o link abaixo (obs: não estou ganhando nada dessa marca, é só informação mesmo)
https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2017/01/pizza-caseira-com-massa-pronta-pureza.html

20 comentários:

Islene Teles disse...

Bom dia!!!
Que pão mais lindo!!! Feito por você, criado por você, tem tudo para ser delicioso. Quero comerrrr!! Obrigada pelos comentários bem humorados em meu blog. Bjo e boa semana

Prata da casa disse...

Querida Dinha: um pãozinho da tua autoria não é para qualquer um. Ficou lindo, fofinho e, de certeza, delicioso. Fiquei aqui a babar, só de imaginar o sabor.
Adorei!
Bjn
Márcia

A Paixão da Isa disse...

amiga tb adoro pao tb tenho um para fazer mas estou a deixar para mais tarde pois aqui esta mt calor mas estes ficaram 5* adorei parabens bjs bs

São Ribeiro disse...

Como eu adoro pão caseiro, ultimamente ando um bocado preguiçosa e sem tempo.
Estes ficaram lindos e parecem bem fofos.
Boa semana

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
Estou aqui de boca aberta com esses pães lindos, que massa maravilhosa!
Você tem mãos abençoadas, xonei nos teus pães, parabéns!

Abençoada semana junto a sua família!
Bjoos no seu ♥

O Pecado Mora Em Casa disse...

Esta receita é uma perdição!!!
Bom aspecto, beijinhos.
https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

Os olhares da Gracinha! disse...

Pelo aspeto bem fofinho!!! Bj

Os olhares da Gracinha! disse...

Pelo aspeto bem fofinho!!! Bj

Vane M. disse...

Oi, Dinha, mais um pão que parece delicioso!!!! Beeem fofinho! Eu gosto de pão com qualquer coisa: mortadela, presunto, queijo, patê, peito de peru, requeijão... chique mesmo é comer de tudo, isso sim, kkkkk! Adorei, abraços!

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Obrigada por compartilhar o TEU pão conosco... Hehehe Pela fofura do pão, a receita já é sucesso!
Uma ótima semana pra você!

Abraços, Iris

Maria Luiza disse...

Ficou maravilhoso! Deu água na boca! Beijos!

Luli Ap disse...

Oieeeee Dinhaaaaaa
Yuuummms seu pão ficou muito maravilindooooo, fofiiiiinho, fofis fofurice fofuroso!
A gente pode batizar ele de pão da Dinhaaa ou pão pitel!
Ou então pão fofiiiiinho.
Garrei de amor nele 😍😍
Só não consegui decidir qual lanche ameeeei mais, então vou levar os dois!
Vamos proseando enquanto vou degustando e vai preparando minha marmitinha 😁😁
Excelente semana pra ti
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

GILSON disse...

Se eu sair do meu regime, você pode se considerar culpada. Esse seu pão tem cara de "quero mais". Espero que minha nutricionista não venha a descobrir. KKKK

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Pão caseiro,já vou pegar o meu sanduíche para garantir o lanche.Ah se pudesse, já levava logo uns dois.Fofíssimos amiga.
Beijos,boa tarde amiga!

Oslaine disse...

Dinha querida, que fofura o interior desse pão, parabéns, seus pães ficaram lindos, massa perfeita!
Bjs

Maria Glória disse...

Parabéns Dinha, pães vistosos, para salivar. Imagino o perfume, enquanto assam, essa é uma das partes que eu mais gosto. Se o pão não tiver perfume, eu acho que não é um bom pão. Muitos que a gente compra, nem aroma tem.
Faço bastante pão em casa, estes dias fiz um com cerveja escura, canela e gengibre, mas é um pão neutro, pode-se comer com geleia ou com patê, por exemplo.

Maria Glória disse...

Duas padeiras amigas ahahaha amei!

Maria Glória disse...

Duas padeiras amigas ahahaha amei!

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Que delícia esse pão!!
Deu água na boca!!

Abraços, Cris

Joana disse...

Que rico pãozinho querida :)
Ficou lindo e com um interior bem fofo!
Também adoro fazer pão e adoro comê-lo quentinho!
Deve ter ficado maravilhoso esse.
Um beijo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...