quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PÃOZINHO P/CHAMAR DE MEU tirando a prova com outra marca de farinha (conforme prometi)

Bem, no outro post com a receita desse pão eu contei que usei uma farinha de trigo especial e coloquei até a foto dela. Como nem todos conseguem encontrar essa marca de farinha, eu resolvi preparar o pão usando uma farinha mais fácil de ser encontrada  nos mercados, que dessa vez foi a farinha de trigo BOA SORTE (sem fermento). O resultado eu conto mais abaixo, mas pelas fotos vcs já podem ver que deu super certo... 
NOTA:
O fermento que usei foi o mesmo  do outro pãozinho que é esse "SAF-INSTANT", mas acredito que qualquer  fermento biológico seco dê o mesmo resultado


Receita (é a mesma do outro pão):
+- 450g de farinha de trigo
250ml de leite morno
70ml de óleo
1 ovo
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de sal (não muito cheias)
1 sachê de fermento biológico seco

Modo:
1- Amornei 250ml de leite junto com os 70ml de óleo.  Acrescentei o fermento (fora do fogo), misturei muito bem e deixei descansando por 10 minutos...
2- Enquanto isso:
Coloquei n/tigela 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de chá de sal e 1 ovo misturando bem. Acrescentei +- 1 xícara de chá de farinha de trigo, misturei e fui adicionando alternadamente o restante da farinha de trigo e a mistura morninha  do fermento com o leite e o óleo. Misturei muito bem e passei a massa ainda grudenta p/uma superfície enfarinhada. Fui sovando e enfarinhando a superfície bem aos poucos e só puxando o ponto até a massa ficar lisa e não grudar mais nas mãos. 
3- Dica: Precisei usar + umas 50g de farinha p/enfarinhar a superfície e a massa ainda ficou um pouco grudenta, mas dando p/formar uma bola com as mãos (não coloque muita farinha p/não endurecer o pão). 
4- Passei a massa p/uma tigela e deixei descansando por 40 minutos (o dia estava + frio) ou até dobrar de volume (eu coloco a tigela dentro de um saco plástico bem fechado e deixo dentro do forno desligado)...

Depois do descanso, modelei os pães assim:
1- Fiz rolos com a massa na espessura de +- 2 cm e cortei em pedaços de +- 3 cm, coloquei os pedaços n/assadeira levemente untada, dei uma leve achatada e fiz um corte no meio. Pincelei 2 com gema e polvilhei com orégano antes de crescerem e o restante (5) deixei p/pincelar e polvilhar depois deles já crescidos (queria ver a diferença do antes e do depois)...Rend = 7 pãezinhos

2- 2 pãezinhos maiores eu modelei p/cachorro quente

3- 4 pãezinhos eu modelei p/hambúrgueres, sendo que 2 eu pincelei com gema e polvilhei com gergelim (também depois deles já crescidos) e os outros 2 deixei sem pincelar
4- 5 pãezinhos eu modelei tipo cachorro quente, mas menores e deixei sem pincelar
Coloquei todos os pães na mesma assadeira untada levemente e coloquei a assadeira dentro do mesmo saco plástico fechando bem (uso um saco bem grande e dou uma afofada nele p/os pães crescerem bem). Deixei crescerem por +- 30 minutos...

Depois deles crescidos pincelei e polvilhei os que já disse acima e levei ao forno preaquecido 180º por +- 30 minutos





AQUI N/PRATO ESCURO P/VISUALIZAR MELHOR A FOFURA











MINHA OPINIÃO SOBRE AS MARCAS DAS FARINHAS:
A diferença foi mínima. Usei um pouco mais de farinha da marca BOA SORTE e achei  a textura dos da marca PUREZA só um pouquinho mais suave, parecendo mais um pãozinho de padaria, mas os dois ficaram super fofinhos e macios.
O rendimento achei igual

Rendimento total = 18 pães








   AQUI SERVIDO N/ DOGUINHO    DELICIOSO


        É DE DAR ÁGUA NA BOCA NÉ?





MODO:


...ANTES DE CRESCER


           DEPOIS DE CRESCIDA...





...ANTES DE CRESCEREM
2 pãezinhos pincelados antes

       DEPOIS DE CRESCIDOS...
7 pincelados depois de crescidos




...Com 1 assadeira c/água no forno
(n/sei se deu alguma diferença, mas n/custa nada colocar né? kk

         JÁ ASSADOS...

N/GRADE P/NÃO MURCHAR COM O VAPOR NA ASSADEIRA...
(como não tenho grade, lavo bem a do fogão mesmo e uso

AQUI PRONTINHOS E DELICIOSOS...



OBS:
"TÁ" BOM, VOU COMPRAR UMA GRADE, SÓ NÃO ENCONTREI AINDA A QUE EU QUERO.  FAZER   OQ  NÈ? kk

16 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Se decidir fazer pão ... será com uma das suas receitas ... Bj

Islene Teles disse...

Wow..
cada dia um pão melhor que o outro; O doguinho está show. Eu queeeeero... bjo, lindona

Sabores do Ninho disse...

Mais um pãozinho delicioso. Adoro! beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
Quem tem as mãos abençoadas como as suas, os pães vão ficar lindos
e perfeitos sempre, independente das farinhas.
Estou com água na boca, hoje fiz pão doce, mas esses sandubas
estão enchendo a minha boca de água, você arrasa!

Boa noite!
Bjos no seu ♥

A Paixão da Isa disse...

Bem amiga agora sou eu que vai ter contigo mas desta vez levo o doce de tomate hehe adorei ficaram mt bonitos bjs

Luli Ap. disse...

Oieeeeeeeee Dinhaaaaaa
Siiiiiiim estão maravilhosamente iguaizinhos e tão fofinhos quanto os de ontem <3
E eu que aproveitei levar todos os seus pães para o níver do bloguito agora estou de volta para degustar mais alguns :)

Obrigada por suas gentis palavras e seu carinho lá no bloguito viu????
Fez uma maluquete muito felizzzzzz :D
Aaaaaaaahhhh tu não precisa de convite, porque tu é de casa!!!!
Bjo enorme Luli

Café com Leitura na Rede

Prata da casa disse...

Querida Dinha: não tem nada a ver com a farinha, tem sim a ver com a tua mão para fazer pão. Ficam sempre lindos os teus pães e sei que são deliciosos, pois já tive oportunidade para experimentar alguns.Os outros estão em lista de espera, a tal que não pára de aumentar.
Bjn
Márcia

Mary - Strawberrycandy disse...

Que rico pão,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Isa Sá disse...

Até já fiquei com fome!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Oslaine disse...

Oi Dinha, nossa... amiga, tá ficando um melhor que o outro, lindos pães, que capricho! Por aqui as marcas de farinha são diferentes destas que voce citou.
Bjs

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Bom dia Dinha
Como é bom olhar e ver essas maravilhas assim prontas.Fofura sem igual,já levaria vários para o lanche da tarde.
Beijos

Joana Claro disse...

Oi Dinha! Ficou óptimo na mesma! Com um interior bem guloso e fofinho!
Beijinho amiga.
https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

Andréa Santana disse...

Querida Dinha,

Vim pegar mais uns pãezinhos e lhe desejar uma tarde super abençoada!

Beijinhos no seu ♥

Denise disse...

Ih, mais uma pra ficar me tentando com essas receitas deliciosas de pão! Já estou anotando!
Até que ultimamente tenho acertado a mão para fazê-los!
Um ótimo fim de semana para você, amiga!
Bjs.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

HappyLifeInTheKitchen disse...

Dinha esse seu pão está com um aspeto delicioso! Adorei 😋 beijinhos

Jéssica disse...

Oi Dinha!
Os seus pãezinhos estão com uma cara ótima, parecem mega fofinhos! Se tem uma coisa que gosto na vida são pãezinhos recém retirados do forno com um pouco de requeijão (vício) ou manteiga :)
Deixarei a receita anota comigo. :)

Grande beijo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...