quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ACÉM ASSADO C/BATATA DOCE + farofa + saladas + vinagrete + dicas de aproveitamento

Eu costumo tirar um dia na semana só p/preparar alguns tipos de carne p/congelar, alguns eu aproveito o forno e asso juntos sempre usando o saco Assarápido e outros tipos são preparados em panela mesmo, já preparo tudo no mesmo dia  e isso me facilita muito. Como eu uso o saco Assarápido, posso assar vários tipos de carne no mesmo forno pq o saco não deixa passar o cheiro e ainda aproveito o forno p/fazer as torradinhas que eu não fico sem. Eu acho que já dei essa dica aqui, se não dei, com certeza ela vai aparecer em outro post...
Nesse dia assei carré, peito de frango (congelei) e torradinhas no forno, a carne eu assei na panela, mas resolvi  não congelar  p/servir no mesmo:

RECEITA (sugestão)
:
P/a carne:
+ - 700g de acém sem gordura temperado com:
Alho
Sal
Cominho
Pimenta do reino
Chimichurri
Shoyu
Molho inglês
Louro
Vinagre
Tudo a gosto

Deixei descansando na marinada de um dia p/outro...
2 batatas doce médias cortadas em rodelas grossinhas


Modo:
No dia seguinte aqueci bem 1 colher de sopa cheia  de óleo na panela de pressão, coloquei a carne sem a marinada deixando em fogo alto até ela ficar bem douradinha nos 2 lados. Juntei então a marinada com água fervente apenas o suficiente p/cobrir a carne com +- 2 dedos, tampei a panela, deixando ainda em fogo alto até começar a pressão, passando depois p/fogo baixo ficando por 35 minutos (depois de chiar)... 


Depois retirei a pressão, verifiquei o cozimento, deixei secar um pouco o caldo, retirei a carne e reservei...

Acrescentei ao caldo restante, tomate, cebola e pimentão picados refogando bem, adicionei 1 colher de sopa cheia de extrato de tomate refogando bem.  Juntei água fervente apenas o suficiente p/o cozimento das rodelas das batatas doce que coloquei, acertei o sal deixando  na pressão por 5 minutos depois de chiar. Retirei a pressão, verifiquei o cozimento e deixei chegar no ponto  já sem a pressão...

Servi o molho à parte... 

P/a farofa:
Coloquei cubinhos de bacon n/panela deixando fritar, adicionei 1 colher de sopa bem cheia de margarina sabor  manteiga com 1 ovo inteiro deixando em fogo baixo até o ovo começar a endurecer, nesse ponto fui quebrando o ovo com uma colher de pau (deixar em pedaços) e adicionando farinha de mandioca aos poucos e sempre mexendo até chegar no ponto desejado (eu gosto da farofa úmida), acertei o sal e reservei p/servir...



Saladas
Uma com cubinhos de cenoura cozidos em água e sal + claras de 2 ovos cozidos raladas  (usei as gemas em outra receita) e outra  saladinha de alface...




Vinagrete:
Cubinhos de tomate, cebola e pimentão, sal, vinagre e azeite




ACOMPANHOU:
Arroz branco






E quando sobra molho da carne assada eu também congelo e n/daqueles dias de "bagaço" só acrescento na carne moída que já está congelada prontinha p/usar e é assim  que surge esse macarrão delicioso com carne moída  bem "fresquinho"...










E quando a salada de cenoura não faz muito sucesso, vira  uma bela fritada p/o lanche...







Que depois é servida  se  n/sanduíche  bem  delicioso e saudável







Dá p/ver que por aqui o desperdício é ZERO né? kkk




10 comentários:

chica disse...

Adorei o prato e os aproveitamentos. Nada se perde, NEM PODEMOS PERDER NADA! Ficou tri legal! bjs, chica

Cidália Ferreira disse...

É pura maldade, a esta hora. Já jantei mas voltava a jantar. Não sou esquisita! :))))
Hummmmmmm 😊
-
Nunca deixem que vos destruam a autoestima
-
Beijos, e uma excelente noite :)

Jovem Jornalista disse...

Difícil escolher o meu prato favorito. Parece estar tudo muito apetitoso!

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Islene Teles disse...

OI, QUERIDOCA. AINDA HOJE ASSEI UM ACÉM. FICA ÓTIMO.
ESSA TÁ MUITO APETITOSA JUNTO AOS ACOMPANHAMENTOS. OBRIGADA PELAS DICAS. BJSS

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de muita paz, querida amiga Dinha!
Também transformo tudo se não me apeteceu algo da forma anterior.
Uma comidinha caseira tem seu valor sempre.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima

Isa Sá disse...

Tão bom aspeto. Uma pessoa até fica com fome a olhar para estas imagens!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Tudo com um aspecto delicioso.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Natércia Ramalho disse...

Ficou tudo muito bom e lindamente explicado só tu mesmo és a Maria de toda essa explicação adorei tudo...um beijinho e resto de uma boa semana.

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Nossssaaaa, quanta coisa gostosa, amiga!
Amei tudo, as dicas de praticidade, mas meu zóio cresceu mesmo foi nesta macarronada com carne moída aí. Eu amo macarrão demais! Se não nos engordasse tanto, eu comeria todos os dias. Amoooooo.
Parabéns, mais um show de culinária!
Grande abraço e ótimo final de semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Sérgio Santos disse...

Nossa, que fome.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...