quarta-feira, 27 de outubro de 2021

TRILHAS FRITINHAS com saladas e dica p/tirar a baba do quiabo

Já diz o ditado que "gosto não se discute". Todo mundo fica admirado por eu não gostar de salmão, mas eu não gosto, já de trilha que é um peixinho bem mais barato, eu adoro. Oh que peixinho gostoso!
P/quem gosta de uma cervejinha gelada ele é perfeito como petisco e n/refeição como a minha de hoje ele fica maravilhoso... 

P/as trilhas:
10 trilhas
Temperei as trilhas com sal, alho, limão, 1 folha de louro e gotinhas de molho de pimenta. Deixei descansando na geladeira por  +- 30 minutos...
Depois dos 30 minutos sequei bem cada peixinho e fritei...

OBS:
Eu sempre passo as trilhas na farinha de trigo antes de fritar, mas como eu tinha comido n/barzinho (como petisco) as trilhas fritas sem a farinha de trigo, resolvi experimentar dessa maneira e aprovei. Realmente fritar sem a farinha deixou o peixe bem mais sequinho e crocante...



P/a salada de quiabo:
Preparei os quiabos como na dica (p/salada) abaixo, servi com um molho vinagrete e ainda polvilhei com gergelim,  só p/ficar + bonitinha kk


Vinagrete:
Cubinhos de pimentões coloridos (verde, vermelho e amarelo), cubinhos de cebola, azeitonas fatiadas, sal vinagre e azeite






Acompanhou:
Arroz com colorau e uma saladinha verde







UMA DAS dicas que uso  p/retirar a baba do quiabo (essa eu aprendi na TV c/uma chefe de cozinha que  não lembro o nome):
1- Escolho os quiabos bem fresquinhos (ainda durinhos)...
2- Lavo os quiabos e seco bem, retiro as cabeças e as pontas, coloco n/panela com água fervente por apenas 2 minutos em  fogo baixo... 
Retiro do fogo, escorro,  seco bem usando toalha de papel ou um paninho bem limpinho e deixo esfriar p/depois cortar...
3- Depois dos quiabos frios eu corto no tamanho desejado e uso normalmente conforme a receita que estiver preparando...
4- Se a receita usa ele refogado, eu douro o alho n/fio de azeite, posso colocar tomate, cebola, sal, pimenta do reino, tudo a gosto, acrescento umas gotinhas de vinagre, junto os quiabos já preparados como na dica acima e deixo cozinhando até  chegar no ponto certo (al'dente)... 
Um outro segredinho p/não ficar com baba, é não mexer, é só sacudir a panela de vez em quando...
5- Quando uso em salada, depois deles preparados como na dica, eu corto, coloco novamente em água fervente com sal e umas gotinhas de vinagre e deixo só por mais uns 3 ou 4 minutinhos em fogo baixo, esse tempo é o suficiente p/eles ficarem cozidos al'dente, escorro e deixo esfriar p/depois temperar...
6- Essa dica p/mim dá super certo, mas claro que vai depender da qualidade do quiabo usado, a dica é procurar sempre usar um bem fresquinho...

AQUI JÁ PREPARANDO P/SER USADO NA  SALADA (cortado e novamente aferventado)






Aqui ele escorrido novamente. Esse 2º processo é só p/ser usado em saladas, quando refogado não precisa, aí é só refogar direto como expliquei na dica acima...


       




                          Aqui mostrando ele totalmente sem baba...







               Aqui mostrando que você não precisa deixar de comer quiabo só por causa da baba.

12 comentários:

- R y k @ r d o - disse...

Aspeto visual delicioso. Deixou-me cheio de apetite.
.
Cordiais saudações
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummm já marchava.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Cidália Ferreira disse...

Uma bela receita com uma apresentação divinal! nham nham
:))
*
Enquanto eu sentir esta força de viver
*
Beijos e uma boa noite!

Os olhares da Gracinha! disse...

Desconhecia o peixe!
Gosto de salmão grelhado!
Bj

Jovem Jornalista disse...

Bem suculenta a refeição.

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Mary - Strawberrycandy disse...

Que bom aspecto, já comia,...
Passei, para desejar um excelente e feliz fim-de-semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi amiga querida
Adoro quiabo e um peixinho frito então,tudo de bom.Pena que por aqui não vejo esse tipo de peixe.Quando encontrar,claro vou provar com certeza.
Beijos

Sérgio Santos disse...

Vc devia ir pro Masterchef. Que delicia.

Islene Teles disse...

Oieeee
Tudo de bom esse peixinho, Amooooo
A dica do quiabo eu não sabia, Agora farei assim.
Ótimo domingo queridona,, Obrigada pelas receitas

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de domingo querida amiga Dinha!
Gosto de todo peixe. O bonito é forte mas de vez em quando meu filho traz para mim. Na sexta como corvina que fazia um tempão... Anos talvez...
Quando ele traz, eu faço com gosto.
Já o quiabo que adoro, estou evitando pelas pedras renais.
Sempre com gostosuras por aqui e boa apresentação dos pratos.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima

Natércia Ramalho disse...

As tuas receitas são uma tentação mas como tu fazes uma apresentação maravilhosa fica ainda maior tentação um😘🥰resto de um bom domingo.

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Ai, comidinha linda, amiga!
Esta peixe eu não conhecia! Mas, são tantos, né? E às vezes é o mesmo peixe, com nome diferente dependendo do local.
Vou te falar uma coisa: já gostei muito de salmão. Agora não curto mais não. Prefiro um peixinho mais simples, de gosto mais leve!
Amiga, grande abraço e ótima semana pra você!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...