terça-feira, 5 de outubro de 2021

SOBRECOXA ASSADA c/batatas douradas, refogado de quiabo c/maxixe e jiló + farofa e salada

Hoje p/uma das minhas sugestões eu já sei que muita gente vai torcer o nariz, eu até entendo os motivos que as pessoas apresentam que são "quiabo tem baba, jiló amarga, maxixe eu nunca experimentei", mas gente, p/baba do quiabo tem solução (vou deixar a dica de como faço mais abaixo), o amargo do jiló também pode ser diminuído e maxixe p/quem nunca experimentou eu sugiro que experimente n/ensopado com carne seca, em sopas, em saladas ou simplesmente refogadinho, mas é o tal negócio, gosto é gosto, tem muita gente que ama a AIR FRYER e eu não gosto.
Receita:
P/as sobrecoxas:
Meus temperos p/assados e modo quase sempre são os mesmos, mas isso é a gosto...
1 kg de sobrecoxa  temperada de véspera com:
Alho socado
Sal
Cominho
Molho de pimenta
Shoyu
Molho inglês
Chimichurri
Louro
Limão e vinagre no 1/2 a 1/2
Modo:
Coloquei as sobrecoxas n/saco Assarápido (conforme embalagem) com a marinada e levei ao forno 180º por +- 1 hora....
Depois de 1 hora abri o saco com cuidado por causa do vapor, de modo a deixar a carne aparecendo, mas ainda com o saco na assadeira, reguei com a marinada e voltei com a assadeira p/o forno até as sobrecoxas ficarem bem douradinhas...




P/as batatas:
Batatas com as cascas  cozidas al'dente em água e sal...
Depois de cozidas, descasquei as batatas, cortei em pedaços médios  reservei...
N/tigela coloquei alho bem socadinho, sal, orégano, cominho, pimenta do reino, alecrim e azeite misturando bem.  Juntei os pedaços de batatas reservados passando todos na mistura bem delicadamente  (passei com a mão mesmo p/não quebrar os pedaços). Coloquei todos os pedaços já bem untados com a mistura em uma só camada sobre  papel alumínio  e levei p/dourar na Air Fryer já aquecida por 5 minutos, programando ainda em 200º por 15 minutos, mas olhando de vez em quando p/ver o ponto certo...
P/o quiabo (tudo em quantidade a gosto):
Quiabo em pedaços pequenos
Maxixe em rodelas (+ - 1 dedo)
Jiló em rodelas  (+ - 1 ded0)
Dourei levemente 1 dente de alho n/fio de óleo,  acrescentei tomate e cebola picados  e refoguei;..
Acrescentei o quiabo em pedaços pequenos refogando, temperei com sal, misturei deixando em fogo baixo e não mexi mais, só fui sacudindo a panela e acrescentando água aos pouquinhos sempre que precisava  (nem sempre precisa de água) até ele ficar macio, mas ainda beeeeeem al'dente. Nesse ponto adicionei as rodelas do maxixe e do jiló misturando bem delicadamente e deixei ainda em fogo baixo até ficarem macios, mas ainda bem al'dente p/terminar o cozimento já fora do fogo e com a panela tampada...



Dica p/tirar a baba  do quiabo:
1º Lavo bem, retiro as cabeças e os rabinhos dos quiabos, seco bem um por um com papel toalha ou com um pano de prato bem limpo e reservo por um tempinho sobre um pano seco p/que fiquem bem sequinhos mesmo.  Só depois deles bem secos é que corto em pedaços e preparo. Às vezes coloco umas gotinhas de vinagre que também ajuda a retirar a baba, mas na maioria das vezes nem precisa...
2º Só misturo o quiabo no tempero quando coloco na panela e depois não mexo mais, só vou misturando sacudindo a panela...
3ª Na hora de comprar tem que escolher  bem pq tem uns que nem  com  ORAÇÃO  ficam sem baba...



P/a farofa:
Aproveitei a gordurinha formada no saco, adicionei 2 colheres de sopa cheias de margarina sabor manteiga, juntei farinha de mandioca n/quantidade suficiente apenas p/aproveitar a crostinha formada nos saco, misturei, passei p/uma panela e levei ao fogo baixo acrescentando + farinha aos poucos (eu gosto dela úmida), temperei c/sal e fui  mexendo até  ficar sem gosto de crua...






ACOMPANHOU:
Arroz branco e saladinha de alface com tomatinhos em metades, azeitonas e cebola





                  

           Mostrando que o quiabo pode ficar sem baba e delicioso. Ficou até com vontade de experimentar né ? 

11 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Levo os sabores... 👏👏👏

chica disse...

Muito bom,só desxi de lado dessa vez a farofa...Não como quiabo....beijos, lindo resto de semana! chica

Sérgio Santos disse...

Eu amo sobrecoxa!!!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um prato delicioso.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Natércia Ramalho disse...

Adorei tudo mas algumas coisas não conheço o quiabo aqui já tenho comprado ...um beijinho e resto de uma boa semana.

Cidália Ferreira disse...

Saio sempre daqui a salivar! Que maravilha!! :))
*
Enquanto a solidão me perseguir...
.
Votos de uma boa noite! Beijos

Jovem Jornalista disse...

Parece ser um prato delicioso!

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Dalva Rodrigues disse...

Não tenho dúvidas de que ficou saboroso, Dinha, com bons temperos, tudo fica ótimo e mesmo que não gostemos, é alimento.
Adoro quiabo, de qualquer jeito!
Abração, bom fim de semana!

Maria Luiza disse...

Minha admiração pelos seus cardápios vêm da sua comida verdadeira, comida de mãe que eu faço também para os meus! Comida de verdade, saborosa, sem frescuras Um abraço bem dado!

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Amiga, combinação perfeita! E, olha só (eu acho): quiabo tem que ter baba e jiló tem que ser amarguinho mesmo, senão perda a graça. Maxixe nunca provei.
Até lembrei que comprei quiabo na feira, neste fim de semana! Vou fazê-lo amanhã, babando rs rs rs...
Boa semana e grande abraço!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Jamie Starr disse...

Thanks for sharing this amazing content your information is really very awesome to read. Keep it up and best of luck with your future updates. Check how to endorse a u.s. treasury check to someone else

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...