domingo, 24 de dezembro de 2023

BACALHAU com purê de batata cremoso (c/alho) + salada de feijão fradinho com vinagrete

A gente sempre dá um toque especial quando prepara alguma refeição com bacalhau p/que não caia na mesmice e nesse dia o toque ficou por conta de um purê de batata com alho que eu tinha visto n/vídeo e conto p/vcs que amei o resultado do purê, tanto que agora só preparo assim...
MAIS UMA SUGESTÃO editada há tempo e nunca postada...

Receita (sugestão):
P/o bacalhau:
Sobra do bacalhau que preparei no Natal, já dessalgado e aferventado que congelei
Molho que preparei p/usar no Natal, que também sobrou e que eu congelei
P/o preparo:
1 dente grande de alho socado
2 colheres de sopa de azeite
O bacalhau desfiado grosseiramente
O molho que eu tinha congelado + um  pouco de molho de tomate de sachê que tinha uma sobra na geladeira
Azeitonas pretas
Ovos cozidos p/decorar


Modo:
Dourei o alho no azeite, juntei o bacalhau desfiado deixando fritar levemente. Acrescentei o molho já descongelado, o molho do sachê, deixei em fogo baixo só p/dar uma apuradinha no molho, já que ele estava praticamente no ponto. Verifiquei o sal, adicionei as azeitonas, retirei do fogo e reservei...

Montagem:
Coloquei o bacalhau n/refratário, decorei com ovos cozidos e levei p/servir...

P/o purê:
3 batatas cozidas na água do bacalhau, junto com 3 dentes de alho inteiros (sem as cascas)

Modo:
Escorri as batatas com o alho, amassei  bem com um garfo mesmo, passei p/uma panela, acrescentei 1 colher de sopa de margarina e leite suficiente até chegar no ponto desejado, aí adicionei 2 colheres de sopa cheias de requeijão cremoso, misturando e deixando em fogo baixo  mexendo bem, por mais uns 2 minutinhos, acertei o sal e retirei do fogo levando p/servir...

Dicas:
1- Quando compro bacalhau, eu já dessalgo, afervento, retiro a pele e congelo. A água que eu afervento, deixo esfriar, coloco em alguma vasilha e também congelo. Assim no dia de usar já está tudo adiantado, aí é só escolher como vou preparar...
2- As batatas p/o purê eu cozinhei cortadas sem metades e com as cascas pq foram cozidas na água do bacalhau que eu coei, os alhos eu cozinhei junto e sem as cascas


Acompanhou:
Salada de alface com feijão fradinho (feijão sobra do dia anterior) e vinagrete


3 comentários:

chica disse...

Adoramos bacalhau aqui em casa e tua receita ótima!

Feliz Natal ,bem abençoado e iluminado pra ti e teus!🎄🤶🏻🎅🏻🎄
beijos, chica

piteis da dinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Uma delícia tudo aqui! Estou seguindo. Feliz ano novo! Bju

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...