sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

PÃO tipo panetone (de liquidificador) delicioso da Tamiris, sem sovar e super fácil

Oi amigos, bom dia!
Chegando já pertinho do NATAL, com certeza eu não poderia deixar de passar por aqui p/desejar um Natal de muita paz, muita união, muitas alegrias, fartura na mesa de todos, ricos, pobres, enfim, que seja um NATAL muito abençoado p/todos. Aproveito também p/agradecer muito a todos os amigos que por aqui, pelo face, pelo e-mail e pelo ZAP passaram, mostrando que não esqueceram de mim, muito obrigada mesmo pelo carinho de todos.
Infelizmente eu ainda não estou em condições de voltar p/blog como antes, continuo tentando com tratamentos p/evitar mais uma cirurgia, mas é lento, espero voltar em breve...

Aproveito também p/deixar de PRESENTE p/ vcs kkk, essa receitinha  maravilhosa que eu já fiz por aqui diversas vezes e o sucesso foi o mesmo em todas (receita editada há algum tempo e nunca postada). A receita eu encontrei no You Tube n/canal maravilhoso que é o da Tamiris, acho que vale muito a pena dar uma espiadinha no canal dela. A receita é SUPER FÁCIL e o pão fica delicioso. Deixo os links da TAMIRIS  mais abaixo e o de um pão da Crika que também vale a pena experimentar...


Receita XÍCARA = 200ml
:
2 ovos
1/2 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de leite morno
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de sopa de fermento biológico seco (= 1 sachê de 10g)
5 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de essência de panetone ou baunilha
1 xícara de chá de frutas cristalizadas ou a gosto (reserve algumas p/decorar)
1 xícara de chá de passas (reserve algumas p/decorar)

Modo:
Coloque no liquidificador os 2 ovos, as 2 xícaras de chá de leite morno, as 6 colheres de sopa de açúcar, a colher de chá rasa de sal, o fermento biológico seco, a essência de panetone ou baunilha, a  1/2 xícara de chá de óleo e bata bem...

N/tigela coloque as 5 xícaras de chá de farinha de trigo junto com as frutas cristalizadas e as passas misturando bem, acrescente a mistura batida no liquidificador misturando muito bem, tipo sovando c/uma colher de pau, que é p/farinha de trigo não empelotar. Mexa muito bem até que fique uma massa lisa...

Ela colocou em forma de panetone, eu coloquei n/forma de furo no meio (maior) e uma menor de pudim, muito bem untadas e enfarinhadas  pq a massa rende bem...
Cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho...
Minha massa cresceu em 35 minutos RJ é quente...

Depois de crescida, decore com as frutas e as passas reservadas e leve ao forno 180º (médio/baixo) por +- 45 minutos ou até que no teste o palito saia limpo...
No meu forno 45 minutos mesmo...

Minhas dicas:
1-Melhor peneirar a farinha...
2- Eu medi no copo medidor pq não tenho xícara de 200ml...
3-Usei 3 ovos pq os meus eram pequenos...
4-Usei baunilha e o pão ficou muito bom...
5-Como as minhas frutas e passas estavam na geladeira, hidratei n/pouco de suco de laranja por 20 minutos e usei na massa as frutas com o suco mesmo (coloco só um pouco mesmo   de suco p/hidratar)...
6- Como eu tinha poucas frutas e passas, resolvi colocar 1 pouco + de 50g de coco ralado (úmido e adoçado) na massa e deu muito certo...








AQUI  A MASSA  AINDA SEM CRESCER...














AQUI  JÁ CRESCIDA...









Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...