terça-feira, 9 de abril de 2024

POLENTA frita (que deu ruim) transformada em bolinhos deliciosos...

Tem dias que a gente resolve preparar uma refeição bem fácil e de repente vê que alguma coisinha deu errado, massss, como por aqui eu sempre sigo essa frase que já foi dita por alguém "nada se perde, tudo se transforma", foi exatamente isso que aconteceu com o que era p/ser uma polenta frita...
Aqui o link da polenta com uma costela deliciosa:
Receita original aqui:






SUGESTÃO
:
P/polenta fiz metade da receita original:
2 xícaras de chá de fubá mimoso  (usei 1 xícara)
4 colheres de sopa de óleo  (usei 2 colheres)
1 litro de água fervente   (usei 1/2 litro)
1/2 colher de sopa de sal (usei a gosto)
3 dentes de alho socados  (usei 2)
1 cebola pequena ralada  (usei 1/2)





Meu modo (de sempre)
:
Coloquei n/panela o óleo, acrescentei a cebola e o alho deixando dourar levemente, juntei a água fria mesmo e o fubá misturando muito bem p/não empelotar e mexendo com uma colher de pau por +- 15 minutos, o que deixou o fubá sem aquele gostinho de cru e numa consistência bem firme. Passei a massa p/uma assadeira (às vezes forro com filme plástico p/ajudar a desenformar) sem cobrir, deixando esfriar bem...








A MUDANÇA DE POLENTA FRITA P/BOLINHO DE FUBÁ:
Dessa vez eu não sei se por conta do fubá que era de uma marca desconhecida  e que eu até joguei todo no lixo depois de usar em outra receita que também não deu certo ou se pq sempre uso o fubá comum que é um pouco + grosso que o MIMOSO, fato é que depois de fria a polenta não estava em consistência de corte como mostro na foto e p/não perder, resolvi enrolar os quadradinho em tipo palitos grossinhos, passei no fubá e fritei ...
Foto da massa que virou "bolinho"






Aqui a foto com a massa da receita que eu faço sempre com o fubá comum...

DICA:
O tamanho da assadeira tb é importante, eu sempre uso a assadeira com 23cm x 17 e acho p/mim o tamanho ideal pq não frito em imersão, só grelho, por isso meus quadradinhos são um pouco mais finos e mais largos do que os da receita original...
Na que NÃO deu certo, usei outra assadeira e ficaram muito finos... 





Resultado
:
Os bolinhos ficaram super deliciosos, bem sequinhos, crocantes por fora e macios por dentro...

Acompanhou:
Arroz branco, coxa de frango assada, couve à mineira e minicebolas em conserva que eu sempre tenho na geladeira...

2 comentários:

chica disse...

A criatividade é muito boa na cozinha! Transformar e aproveitar é preciso! beijos, lindo dia! chica

Jovem Jornalista disse...

Tudo pode ser reaproveitado. Gostei!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...