quarta-feira, 21 de junho de 2017

CANJA DIFERENTE (fake)

Eu tinha acabado de comprar uma abóbora baiana quando ganhei a metade de outra da minha cunhada e aí fiquei com muita abóbora, claro né? 
De repente eu lembrei que quando a minha avó fazia sopa de legumes, a abóbora era a 1ª coisa que ela colocava depois das carnes que usava e dizia que era p/abóbora desmanchar  mesmo e dar uma cor bonita na sopa. Eu como boa aluna que sou kk, comecei a fazer igual. Dessa vez eu resolvi fazer uma canja usando o pedaço da abóbora da cunhada e depois resolvi colocar também uma couve picadinha  p/melhorar ainda mais a canja. Hummmm , ficou uma delícia!

Receita:
1 filé de peito de frango cortado em cubos médios
Temperei o filé com alho socadinho, sal, pimenta do reino, 1 folhinha de louro e um pouquinho de vinagre. Deixei descansando na geladeira por 30 minutos...
1 tomate pequeno picado
1/2 cebola pequena picada
1 colher de sopa de extrato de tomate
+- 1 litro de água
+- 250g de abóbora
3/4 de xícara de chá de arroz
+- 3 folhas de couve cortadas tipo à mineira


Modo:
Coloquei um fio de óleo n/panela deixando aquecer, acrescentei os cubos do filé e deixei dourar bem. Juntei ao frango 1 tomate pequeno picadinho, 1/2 cebola pequena picada, 1 colher de sopa de extrato de tomate e refoguei bem. Adicionei +- 1 litro de água fervente deixando em fogo alto até levantar fervura,  acrescentei os cubos da abóbora, passei então p/fogo baixo até o frango ficar cozido e a abóbora desmanchada. Nesse ponto coloquei 3/4 de xícara de chá de arroz lavado, continuando ainda em fogo baixo até o arroz ficar cozido  al'dente (p/mais durinho). Acrescentei a couve picada, deixei no fogo ainda por + uns 2 minutinhos, desliguei, tampei a panela e deixei descansando por uns 5 minutos antes de servir.





OBS:
Colocar água fervente sempre que necessário e acertar o sal depois da canja pronta.







16 comentários:

São Ribeiro disse...

Com uma canja dessa já nem precisava de mais nada, refeição completa .
Ficou com uma linda cor.

Islene Teles disse...

Adoroooo
Aqui em floripa tá frio pra caramba. Coisas quentinhas são ótimas. Gostei da tua sopinha. Bj

Andréa Santana disse...

Hello, querida Dinha!
Essa sopa esquenta até a alma, deu fome!
Aqui está muito frio, imagino aí no Rio com a chuva que caiu e ainda continua chovendo.
Receitinha boa demais, hummmmmm...!

Beijinhos no seu ♥

Adriana Balreira disse...

Amo sopas! Amo canja! Essa sua deve ter ficado uma delícia! Já quero! Mesmo com o calor infernal daqui não deixo de tomar minhas sopas!
Beijos
Adriana

Marilda Blasse disse...

Dinha minha querida de todos tipos de sopa ou caldos, canja é um que nunca me apeteceu...mas essa sua esta com uma cara ótima, creio que pela cor dada pela abobora, alias se tem uma coisa que eu gosto é de abobora!!! bjucas amiga

Prata da casa disse...

Que bela sopinha, querida Dinha. Uma verdadeira comida de conforto. Não passo sem sopa e esta está a dar-me água na boca.
Bjn
Márcia

AvoGi disse...

Olá, tb hoje comi uma sopinha maravhosa
Kis :=)

Rosinha Benvenga disse...

olá boa noite pena que já e muito tarde senão a listradinha já teria uma incumbência de ir buscar um prato dessa delicia bjs Rosinha

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Eu amooo canja!
Quentinha, aconchegante, acolhedora, saborosa, perfumada e cremosa.
Meu Deus!!!!!!!!!!
Meu reino por um prato!
Com esse friozinho que está fazendo aqui uma canja faz com que me sinta abraçada!
Hoje a prosa vai render.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

É realmente diferente do que estou habituado a comer.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Francisco Emanuel disse...

Uma inovação esta canja e deve ser muito boa.
Um abraço.
Autografos Futebol

Mirtes Stolze. disse...

Bom dia Dinha
Eu amo abóbora e estava querendo algo novo para experimentar. A sua receita caiu como uma luva. A noite vou seguir a sua receita passo a passo. Parece uma delícia. Um feliz dia. Grande abraço.

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Bom dia Dinha
A essa hora olhando para as fotos já fiquei salivando.Imagine se fosse à tardinha,ai tinha que correr e fazer também.Amo abóbora em receitas doces e salgadas.
Beijos

Os olhares da Gracinha! disse...

Gosto da sugestão... Bj

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, cobicei sua sopa, gostei dica da abobora.
Bom fim de semana,beijos

Maria Glória disse...

Olá Dinha!
Esta canjinha está como eu gosto, adoro caldinhos. Inclusive fake. Muito apetitosa sua canja.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...