terça-feira, 6 de junho de 2017

BATATINHAS SALTEADAS E DEPOIS COLOCADAS EM CONSERVA com minicebolas

Minha mãe sempre dizia que n/casa não pode faltar ovo, batata, macarrão e salsicha, isso pq na minha casa chegava sempre algum "penetra kk" atrasado p/o almoço e era com esses ingredientes que ela se resolvia na cozinha. Já na minha casa o que não falta é uma conserva na geladeira, seja ela tipo picles ou até mesmo com  batatinhas. Gente, isso quebra um galho!
OBS:
Essas batatinhas da receita, eu só deixo na conserva até no máximo 2 dias na geladeira

Receita:
1- Batatas tipo bolinha (quantidade a gosto) cozidas bem al'dente. Depois de cozidas eu escorri bem e dei um choque térmico (colocar em água com gelo) p/parar o cozimento
2- Com elas já frias, cortei em metades e reservei...
Minicebolas também cozidas em água e sal bem al'dente e escorridas. Reservei...
3- Sequei bem as metades das batatas e as cebolinhas com papel toalha
Modo:
Coloquei +- 1 colher de sopa de azeite n/frigideira antiaderente deixando aquecer bem, adicionei as metades das batatinhas, salteando-as até  as mesmas ficarem douradinhas. Retirei e reservei...
Na mesma frigideira, passei rapidamente as cebolinhas e também reservei...
Coloquei  n/tigela as batatinhas já salteadas junto com as cebolinhas, acrescentei o molho já frio misturando tudo delicadamente, passei p/um refratário com tampa e conservei na geladeira de um dia p/outro.
Usei  350g de batatinhas e +- 10 minicebolas

Molho (usei colheres rasas):
Quantidades a gosto (colocando aos poucos e experimentando)
Tempero de alho caseiro receita (AQUI)
Sal  a gosto
Shoyu +- 1 colher de sobremesa
Molho inglês +- 1 colher de sobremesa
Mostarda +- 1 colher de sopa
Catchup +- 1 colher de sopa
Colorau +- 1 colher de chá
Pimenta calabresa a gosto
1 folha pequena de louro
Um pouco menos de 1 sachê Sazóm legumes
+- 50ml de vinagre claro (usei o de maçã)
+- 50ml de água filtrada
Levei todos os ingredientes do molho ao fogo baixo por  +- 2 minutos depois de levantar fervura. Deixei esfriar...
Com o molho já frio acrescentei azeite (quantidade a gosto) e misturei nas batatinhas e cebolinhas reservadas



Acompanhamentos:
Bife à milanesa

Salada:
Alface, ervilha, tomates grape fatiados, azeitonas, ovo cozido e fatias de manga
Arroz branco



Modo de preparo:


















Aqui aproveitando o ovo batido usado nos bifes (estava bem limpinho) e mais 1 clara (a gema usei em outra receita). Bati mais um pouco, coloquei cebola roxa fatiada, temperei com sal e saiu essa fritadinha deliciosa







Aqui mostrando o resultado disso tudo e de como é fácil fazer uma refeição bem simples e que ao mesmo tempo agrade toda a família





13 comentários:

cozinha100segredos disse...

Eu nunca comi batatinhas em conserva, pelo menos não que eu soubesse. Fiquei muito curiosa! Deve ser um belo pitéu! Beijinhos

Islene Teles disse...

Hum
Menu completo. Delicias. Oh carioca prendada!!! Beijao

Os olhares da Gracinha! disse...

Sugestões bem gostosas que também faço! Bj

Rosinha Benvenga disse...

Oi troca feita torta pelo pudim só que agora também vou querer experimentar essas batatas rsrsrs ( não é implicância com a listradinha e que ela para pelo caminho e não traz as minhas encomendas rsrsrs) bjs Rosinha

Quanta Gordice disse...

Prato perfeito, essas batatinhas são maravilhosas. Bjs

quantagordice.blogspot.com

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
A sua mãe estava mais que certa, eu penso do mesmo jeito. Rsrs...
Quantas delícias, o povo da sua casa passam bem, menu completo sempre!
Levo as sugestões, você arrasa sempre!

Beijinhos no seu ♥

Prata da casa disse...

Que belas batatinhas! Não conhecia batatinhas de conserva. Devem ser um acompanhamento muito saboroso. Aliás, o prato já montado está super apetitoso.
Bjn
Márcia

Respeite e Proteja os Animais disse...

Que maravilha Dinha!
Amei as sugestões e fiquei com vontade de provar essas delícias. O prato ficou um show!
Beijocas.

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Amiga,que prato é esse.Babando com essas delícias.Prática receita da conserva de batatinha,fica pouco tempo na geladeira.Gostei do conselho da sua mãe.
Beijos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Aquela salada ficou-me no olho.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

as receitas da sisi disse...

Que delicia um menu completo e todos deliciosos, as batatinhas são maravilhosas. Beijinhos
http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

Rosa Santos disse...

Querida Dinha,
Na cozinha tudo se pode aproveitar e conservar. Gostei da sugestão, muito util e prática.
Beijinho amiga

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Siiiiim minha mãe diz igualzinho: ovo, salsicha, macarrão e... Luli batatinha hihihi
Eu tb tenho umas latinhas de atum, tomate e cebola!!!
E agora suas conservas tb entraram no meu roll culinário 😍😍
Aliás eu me jogo nas suas saladas. Elas sozinhas valem por uma refeição inteirinha tão fartas que são!
Por falar nisso estou chegando com minha marmitinha 😁😁
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...