sexta-feira, 30 de junho de 2017

COZIDO À MODA DA MINHA AVÓ

Minha avó sempre que fazia cozido servia com um molho à parte e p/falar a verdade, quando eu era criança gostava mais do molho do que propriamente do cozido (legumes e carnes). Bem, eu cresci, me aventurei na cozinha e nunca esqueci das comidinhas deliciosas da minha avó, sendo o cozido uma delas. 

Receita:
1)  1/2kg de carne acém temperada com:
Alho, sal, molho de pimenta, shoyu, molho inglês, cominho, 1 folha de louro e +- 2 colheres de sopa de vinagre. Deixei descansando na geladeira por 2 horas...
Depois do descanso, coloquei 1 fio de óleo na panela de pressão deixando aquecer, coloquei a carne com a marinada deixando em fogo alto até secar (SEM TAMPAR A PANELA), deixei a carne dourar e acrescentei +-1/2 litro de água fervente. Aí sim, TAMPEI A PANELA deixando em fogo baixo por 20 minutos depois de chiar. Depois da carne cozida, retirei da panela reservando o caldo...
 
OBS: 
NESSA ETAPA NÃO USEI A PRESSÃO
2)  Em outra panela coloquei um fio de óleo deixando aquecer, adicionei costelinhas de porco já dessalgadas e linguiça calabresa aferventada (quantidades a gosto). Deixei fritar, acrescentei 2 dentes de alho socados dourando levemente, adicionei:
1 tomate picado, 1 cebola pequena picada e 1 colher de sopa de extrato de tomate refogando bem. Juntei esse refogado ao caldo reservado na panela de pressão e fui colocando os legumes por ordem de tempo de cozimento, ou seja, os mais duros primeiro... 
LEGUMES QUE USEI:
Abóbora, cenoura, chuchu, inhame, aipim, nabo, maxixe, jiló, batata doce, repolho e couve

P/o molho:
Dourei 1 dente de alho n/fio de azeite, acrescentei tomate, cebola e pimentão picados, juntei  extrato de tomate deixando refogar bem. Acrescentei +- 1 concha do caldo do cozido a esse refogado deixando em fogo baixo até dar só uma apuradinha (se precisar acrescente + um pouco do caldo). Depois do molho apurado, acertei o sal, coloquei umas gotinhas de vinagre, retirei do fogo e reguei com bastante azeite. Acrescentei ao molho 1 ovo cozido fatiado misturando delicadamente

Passei as carnes  e os legumes p/travessas colocando o molho sobre os legumes, mas pode colocar carnes e legumes na mesma travessa, isso fica a gosto

3) Ao caldo que sobrou na panela acrescentei mais um pouco de água, acertei o sal, adicionei farinha de mandioca, surgindo assim um delicioso pirão kk



DICA:
Minha avó servia esse molho à parte, mas dessa vez preferi servir sobre os legumes













AQUI  LINK E FOTOS DE OUTRO COZIDO (um dos 1ºs posts do blog, só teve um comentário e eu fiquei feliz da vida kkk:
https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2012/06/cozido.html









23 comentários:

Prata da casa disse...

Olá amiga: gosto imenso de cozido ( aliás é dos pratos preferidos dos meus filhos) e este, embora feito de maneira bem diferente, parece muito saboroso.
Bjn
Márcia

A Paixão da Isa disse...

tb adoro cozido e este aqui me parece super bom esse molho hui hui deve fazer toda a diferencia as avos so elas é que sabem coisinhas boas ehehheeh bjs amiga bfs

Andréa Santana disse...

Hello, querida Dinha!
O povo da sua casa passa bem demais, eu fico aqui imaginado todos sentado à mesa saboreando essas delícias!
Receita de geração não tem erro, obrigada por compartilhar conosco!
Tudo perfeito, comida feita com amor! #comidadeverdadenãotemerro #tudodebom
Abençoado findes, bjos no seu ♥
Andréa

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Como não se apaixonar por uma comida repleta de sabor,que traz aquele toque vindo do carinho,do amor que me faz lembrar com muita saudade da minha vózinha querida.Salivando aqui.
Beijos amiga,um final de semana e mês de Julho com especiais realizações.

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Esse cozido ficou bem diferente do que conheço.
Adorei a ideia do molho.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Yuuummms menina esse prato está maravilhoso.
Tem memória afetiva e é daqueles que dá "substância", é tanta coisa boa junta que o melhor a fazer é comer e degustar cada garfada com vontade!!!
Acho que nunca vi tanto legumes juntos, fiquei com água na boca 😍😍
E siiiiim concordo que é mesmo versátil: dá para comer só o molho e ficar Felizzzzzzzzz da vida.
Então põe um prato a mais para mim que eu estou chegando.
Excelente fds pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Rosinha Benvenga disse...

eita que comida de vó da uma saudade,e sua avó deixou uma herança enorme para você bjs Rosinha

Jack Lins disse...

Amo cozido, me faz lembrar os almoços de sábados das minha infância.
Sábados, porque quase sempre domingos eram almoços de vó.
Grande beijo e um ótimo final de semana.

Unknown disse...

Amei esse seu cozido, só pode ser muito bom. A infância é a base... guardamos recordações para sempre. Confesso que quando eu era criança também detestava legumes. Kkk Hoje como alguns e sem problema. Obrigada pela receita. Desejo-lhe um ótimo fim de semana. Beijão

Blog Enfim... disse...

bom dia ,nossa que receita bos ,lembrei da minha mãe agora ,deu uma saudade.. gostei demais do blog ,anotei tudo e volto mais vezes bjs
http://unhasdaraquel.blogspot.com
te seguindo.

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Olá amiga, passando para matar saudade das suas maravilhosas postagens que proporcionas aos visitantes. Muitas delícias em uma postagem amiga!
Um final de semana feliz e uma nova semana abençoada com muita saúde e esperanças de dias melhores.
Abraços da amiga Lourdes Duarte.

BLOGZOOM disse...

Dinha eu adooooro Cozido!
Beijao

Sofía Mil ideas mil proyectos disse...

Un plato contundente, que viene estupendamente en invierno, habrá que probarlo, cuando por aquí haga más frío, besos
Sofía

Gracita disse...

Hummmmmm
Eu adoro cozido e com este molho ficou supimpa
O aspecto do prato está tão convidativo que já me deu vontade de degustar essa maravilha Dinha
Uma feliz semana
Beijos

Vane M. disse...

Oi, Dinha! Que saudades da comidinha da minha avó! Eu amava um bife feito na chapa com cebola frita em seguida, o cheiro ia lá fora! Incomparável!
Seu cozido ficou divino, e é uma comida de sustância né?
Abraços!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, o cosido é uma boa refeição que gosto, gosto do mesmo com o molho misturado, julgo que o torna mais saboroso.
Feliz semana,
AG

Unknown disse...

Dinha, avó é tudo de bom. Sou avo de primeira viagem e to toda toda...rs
Que cozido legal.eu amo..beijo grandao

Os olhares da Gracinha! disse...

Adoro cozido...e por aqui fazemos inúmeras vezes!!!
Bj

Daniel disse...

Adoro cozido à Portuguesa :P os dos nossos avós são sempre os melhores (são aqueles que são feitos com história e tradição)!!

Tem um aspecto muito bonito!

De aprendiz a chef

Sileni Machado disse...

Olá miga linda, bom dia!!
Que prato maravilhoso! Isso sim que chamo de uma refeição com sustância! Perfeito para esses dias de frio em que a fome fala mais alto e a toda hora, rs. Adoramos cozidos aqui em casa, eles são sempre muito bem-vindos! Comida de vó e de mãe são maravilhosas!
Grande beijo e uma ótima semana! ❤️❤️

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Quase que dá para sentir o cheirinho.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Francisco Emanuel disse...

Hummm já me abriu o apetite.
Um abraço.
Autografos Futebol

Maria Glória disse...

É uma refeição completa, perfeita para os dias mais frios. Eu adoro cozido, com uma taça de vinho tinto seco, nada pode ser mais reconfortante!
Que espetáculo de prato, amiga!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...