sexta-feira, 24 de abril de 2015

PICADINHO SACHA

Receita de José Hugo Celidônio que eu tirei  de um livro  de  receitas culinárias.
Nota: SACHA'S é um restaurante no RJ e segundo o Celidônio a atração era um velho garçom, que quando perguntado sobre como era o picadinho, ele dizia:
Com filé picado, farofa, arroz e ovo "pochê" e os fregueses brincavam: 
"P/mim?" E ele respondia: Não senhor,  "pochê".

Receita:
1 kg de alcatra ou filé mignon (cortado em tiras e depois em pedaços de 2 cm no máximo)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de óleo
100g de toucinho picado em cubinhos
1 folha de louro
2 xícaras de chá de cebola picadinha
3 dentes de alho socados
+- 1 litro de caldo de carne (boa parte vai evaporar)
4 colheres de sopa de cheiro verde picadinho
1 e 1/2 xícara de chá de purê de tomate

Modo:
Tempere a carne c/sal, pimenta do reino e o molho inglês. Aqueça bem uma panela de fundo grosso, coloque o óleo e doure rapidamente a carne picada. Retire e reserve.
Na mesma panela em fogo baixo, frite um pouco o toucinho e depois refogue a cebola até murchar e junte o alho. Caso o toucinho seja magro e não solte gordura, pingue um pouco de óleo. Adicione o purê de tomate e deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente a carne e misture bem, coloque o cheiro verde e mantenha no fogo por 10 minutos.
Regue com um pouco do caldo de carne p/ficar uma boa quantidade de molho.

OBS: N/ vi usar o litro todo de caldo de carne na receita

Como usei alcatra, que é mais dura que o mignon,  fiz assim:




Fiz tudo igual a receita até o purê de tomate (só alterando as medidas, fiz menos quantidade), voltei com a carne p/a panela e fui colocando o caldo de carne aos poucos até a carne ficar macia, aí coloquei o cheiro verde, deixei no fogo por   + -  2 minutos e desliguei.



Acompanhamentos do prato no restaurante:

Croquete de banana (banana à milanesa) = Passei no ovo batido, na farinha de rosca e fritei....
Farofa, arroz branco e ovo poché
 ( modo de fazer aqui )
Se quiser, acompanha também um caldinho de feijão, que é servido separado do prato

As fotos não ficaram boas, mas o picadinho, hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

29 comentários:

Marlene Ferrari disse...

Hummm que comidinha mais convidativa, ficou de dar água na boca! Hoje vou almoçar com a Déia e jantar com vc viu sua linda! rsrs Eu amo essas comidinhas assim! Amiga desejo um maravilhoso fds pra vocês! Fica com Deus! Bjo

Jack Lins disse...

Hummmmmmmmmm, já sei o que vou jantar hoje.
Adorei a receita.
Tenha um lindo final de semana,
beijos
www.meucantinhos.blogspot.com.br

O cantinho dos Gulosos disse...

que apetitos, que ótimo jantar isso dava hoje :D


O Cantinho dos Gulosos

O cantinho dos Gulosos disse...

que apetitos, que ótimo jantar isso dava hoje :D


O Cantinho dos Gulosos

São Ribeiro disse...

Uma refeição bem apetitosa, gostei muito Dinha
Um excelente fim de semana
bj

Food & Emotions disse...

Hummmm, deve ter ficado uma maravilha!

beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

Pode reservar o meu,mas quero com o caldinho tbem rsrsrs bjs um ótimo final de semana Rosinha

Andréa disse...

Amiga,
minha barriga até roncou vendo esse prato tão lindo e irresistível!
Vou almoçar com vc, hehehe!
Qualquer dia te ligo, perdi o n° do seu telefone, kkkkkkkkkk

Grande beijo e ótimo fds! ♥

Kátia Brito disse...

Madinha querida!
Eu já me acabava nesse prato.... Está muito lindo e com toda certeza, DELICIOSO. ..Deu água na boca!
Um final de semana muito abençoado e delicioso pra vocês, beijinhos, Katia.

Crocheteando...momentos! disse...

Realmente é uma excelente proposta!
Bj amigo

Les Saveurs de Beth Martins disse...

Hummm.... minha querida amiga este seu picadinho ficou mt apetitoso, uma verdadeira delicia, adorei!
bjs e bom fim de semana

Cozinha Caseira disse...

Só de ver abre o apetite. Que sugestão deliciosa.

Andrea Bitencourt disse...

Oi amiga!!!
Acho que eu iria ao restaurante só pra ouvir a piadinha, tem coisas que marcam a gente, né? rsrsrs
Essa refeição está de babar!!!!
Beijos e um mais que abençoado final de semana pra ti! =)

Elyane Lacerdda disse...

Amiga,
que prato saboroso,
amo filet mignon, não sou boba não!!!!!
Que delícia!!!!
Bjus e um final de semana cheio de alegria,amiga!
http://www.elianedelacerda.com

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Dinha querida,
Amei esse prato,é tudo de bom!Amiga
essa banana é a minha paixão,como vc fritou para que ela chegasse nesta cor?
Um maravilhoso final de semana com toda a família.
Um super beijo

la cucina della Pallina disse...

un bel piatto unico e completo!!!
bacio e buon week end
raffaella

Magia da Inês disse...

ჱ‿ Bom demais!!!

Bom fim de semana
com tudo de bom!!!
Beijinhos.
ჱ╮
ه°ჱ~

Criando Artes Carla disse...

Oi Dinha, tudo bem?
Adorei a dica da carne.
E aí esfriou amiga.
Bjs e bom domingo

Avelã disse...

Há sempre trocadilhos com o nome dos pratos :P Esse prato tem um aspeto muito bom, não conhecia!

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde Dinha.
Hummm, está no hospital a dias so comendo comida de hospital, quero dizer provando, pois é dificil demais comer e ver essa deliciosa receita fez ate o meu estomago reclamar rsrs. Uma delicia amiga, saiu daqui com água da boca rsrs. Um lindo domingo e feliz semana.
Beijos.

Gracita disse...

Hummmmmmmm!!!
Este prato está muito convidativo e a boca já está salivando com o desejo de degustá-lo
Ainda nesta semana vou experimentar
Para mim cozinhar é uma aventuraaa
Beijos amada e tenha uma excelente semana

Luma Rosa disse...

Oi, Dinha!
Eu faço a alcatra picadinha na fritadeira elétrica - 12 minutos e pronto. Tempero antes também.
Acho que dá para seguir a receita a partir desse ponto. A carne já solta tanto caldo e também não sei se precisa de tanto, mas talvez, a referência ao litro, seja apenas um modo de precaver se a carne não estiver macia.
Por coincidência, hoje falei para o meu marido que faz tempo que não como banana à milanesa. No que estávamos falando sobre uma farofa de bananas... :)
Boa semana!
Beijus,

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Dinha, querida!

Minha mãe fez a sua receita delicia de jiló!!!
Foi sucessooooo

beijokas

Patricia Galis disse...

Acho q isso não sobrou nem pra contar estórias kkkk hum anotei a receita.

Selene disse...

Que aspeto delicioso

Josy disse...

Que delicia de prato Dinha, as fotos ficaram boas sim, e o prato melhor ainda. Imagino a delicia que fica esse carne. Adorei. Beijinhos, ótima semana amiga

Sadhia Hage disse...

minha amiga querida desculpe ausencia mas as comidinhas aqui tem gostinho de quero mais

Raphael Mourão disse...

Com certeza é uma delícia, pois é um típico prato caseiro que toda mamãe saberá fazer, particularmente eu adoro

Beijos
Rafael

Regina Fernandes disse...

Amiga querida, nossa que picadinho mais elegante esse!
Fiquei aqui só imaginando como estava divina essa refeição! Adoro comidas assim!
Receita anotadinho "Pra mim"rsrsrs. Não Poché....kkk.
Bjus mil.RE

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...