segunda-feira, 16 de julho de 2018

BOLO DE ABÓBORA/ABOBRINHA PAULISTA COM COCO (tipo pudim)

Um dia desses eu comprei 2 abóboras paulistas (pequenas) só pq achei muito bonitinhas e pensei logo em prepará-las com carne seca. Como eu nunca tinha usado esse tipo de abóbora, depois delas abertas eu vi que tinha me enganado com a cor e p/falar a verdade não "simpatizei" muito com elas, daí p/compensar a minha desilusão  resolvi experimentar n/bolo pegando carona na receita do bolo de aipim da REGINA e não é que o bolo ficou delicioso. Ficou como eu disse na receita do bolo de aipim "um bolo tipo pudim ou um pudim sem calda tipo um bolo". Como a receita foi aprovada, agora vou querer experimentar com outros tipos de abóbora...
As abóboras eram muito clarinhas e foi o que me desanimou, mas o bolo ficou com uma cor linda.
Aqui a receita do bolo de aipim:

Como eu preparei:
(usei como medida xícara de 200ml e p/colher usei daquelas próprias p/medidas de plástico)
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 e 1/2 xícaras de chá das abóboras cozidas e amassadas ainda quentes com um garfo
200ml de leite de coco
10 colheres de sopa de farinha de trigo (usei p/medir 1 colher medida de plástico nivelada)
2 colheres de sopa cheias de margarina
1 xícara de chá de coco fresco ralado
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo:
Bati muito bem no liquidificador os ovos, o leite de coco, o leite condensado, a margarina e a farinha de trigo, depois acrescentei a abóbora amassada e o queijo ralado batendo bem. Passei a mistura p/uma tigela, acrescentei o coco ralado e o fermento em pó misturando delicadamente. Coloquei a massa nas/formas (usei 2 de buraco) untadas e enfarinhadas e levei ao forno preaquecido por +- 45 minutos (meu forno é lento)...
Deixei amornar bem p/desenformar...


Minhas dicas:
Usei 2 formas  pq a massa crua rende bem e a forma menor vcs já sabem p/que é né? kkk
1 forma = 21 cm de diâmetro  e a outra com 18 cm
Peso das  2 abóboras que comprei e que me renderam 1 e 1/2 xícara de 200ml = 650g
Usei só 3 ovos, no do aipim levou 4
A abóbora paulista não é tão aguada como a abóbora de pescoço ou a abobrinha verde


AQUI O BOLO QUE FOI PREPARADO NA FORMA MENOR...









AQUI MOSTRANDO QUE O BOLO CRESCEU E DEPOIS MURCHOU (igual o de aipim)...











AQUI MOSTRANDO A TEXTURA DA MASSA AINDA COM PEDACINHOS DE COCO...









...colher medida que usei


    1 xícara da abobrinha já amassada...


...1/2 xícara da abobrinha já amassada

O bolo na forma esperando amornar p/desenformar...





...O bolo preparado na forma maior


        O bolo preparado na forma menor...   


      





P/QUEM NÃO CONHECE ESSA É A ABOBRINHA PAULISTA

17 comentários:

Andréa Santana disse...

Boa tarde, amada Dinha!
Eu nunca provei bolo de abóbora.
A sua receita está de babar, textura de pudim e pela receita não tem como resistir!
Perfeito para uma boa xícara de café bem quentinho! ☕

Excelente semana junto a sua família!
Beijinhos no seu ♥

Islene Teles disse...

Taí
Nunca provei tbm. A cara tá ótima e claro que quero provar. Te desejo uma semana bem bacana, querida. bjxxx

Marina disse...

Boa noite Dinha :)
O bolo deve estar delicioso!!!!!
Bjs :)

Larissa Santos disse...

Deve ser mesmo delicioso :))

Poema do Gil António que, está quase de regresso das suas merecidas férias. Esperamos que entendam. Obrigada. :))

Hoje:- Dentro do meu coração

Bjos
Votos de uma óptima noite.

O Pecado Mora Em Casa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
coisinhasdage disse...

Você é mesmo uma benção Dinha, até qdo pensa que errou, acerta. beijo e uma semana cheia de delícias

O Pecado Mora Em Casa disse...

Está lindo, dá mesmo vontade de experimentar!!
Beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, estou imaginando o sabor e salivando, pela receita, deve ter ficado show.
Boa semana, beijos,Vi

Dalva Rodrigues disse...

Oi Dinha, eu conheço essa abóbora como abóbora menina, acho deliciosa, na sopa fica bom demais!! Vou fazer, nunca consegui fazer um bolo de abóbora fofo, sempre fica assim meio pudim, mas o sabor é sempre delicioso e esse com coco e queijo deve ser maravilhoso!
Uma ótima semana, abração!

BLOGZOOM disse...

Dinha, não me lembro ter feito esta abobora. Gosto de abóboras 🎃 de todos jeitos: salgadas, doces, como carruagem e dia da bruxa, Bolo transformista. Uma abobora assim assado que virou delicioso bolo. Vontade de morder.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Deve de ser delicioso minha amiga.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Não conhecia essa abóbora, nunca comi, massssss agora "zoiando" a carinha dela, acho que já vi por aí.
Nunca comi bolo de abóbora, então é claro ou óbvio que meus olhinhos brilharam para essa belezura de "bolodin" (bolo + pudim)
Ameeeei a cor linda que ele ficou.
Vou querer duas fatias, uma pra prosa outra pra marmita 😁😁
Excelente semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Joana disse...

Querida,
esse bolinho ficou perfeito!
Adoro a consistência tipo pudim!
Deve ser uma delícia.
Um beijo

Anajá Schmitz disse...

Olá minha amiga como vai?
Menina que delicia esse bolo, amo bolo. Gostei da dica. Deve ter ficado saborosíssimo com abóbora.
Troquei de telefone e perdi muitos números de telefone, podes me dar um oi para adicionar teu numero novamente.
Bjos

A Casa Madeira disse...

Essa consistência tipo pudim, tudo de bom.
Boa continuação de de semana.

Alfa & Ômega disse...

Dinha, você me fez lembrar de um sobrinho muito querido que hospedei por um ano pra que ele fizesse o seu doutorado e ele adorava bolo. Deu-me de presente um livro só de receitas de bolos e o primeiro que fiz foi o de abóbora com coco. Adoramos o bolo e o seu também está lindo e deve mesmo ter ficado delicioso. Aliás como ele era vegetariano conheci e usei muito dessa abóbora que ele mesmo comprava. Veja só que interessante! Hoje ele é papai! Desculpe-me ter tanto lhe falado, bateu saudades! Abração!Tudo de bom!

Os olhares da Gracinha! disse...

Agora que as abóboras vão amadurecendo ... irei experimentar a receita!!!bj

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...