terça-feira, 10 de julho de 2018

PÃO DE MANDIOCA DA PEPA

Oi, bom dia!
De vez em quando a gente precisa de um tempinho p/descansar e também p/resolver alguns probleminhas pendentes, pois como todos devem saber, ter um blog toma muito nosso tempo, com isso uma pequena ausência volta e meia se torna necessária. Aos poucos vou chegando nos cantinhos dos amigos p/matar a saudade. P/compensar a minha ausência deixo a receita desse pão super, super delicioso e o desejo de que todos tenham uma semana maravilhosa!

Bem, não é novidade p/ninguém que eu amo fazer pães e vi essa receita no blog das minhas amigas Lia e Virginia exatamente no dia em que ganhei um monte de mandioca (aipim) da minha cunhada. Imagina se eu ia perder uma chance dessa, claro que não. P/não perder a chance, lá fui eu p/cozinha às 20:30h do mesmo dia que vi a receita e como n/passe de mágica saiu  esse pão MARAVILHOSO. 
Blog (recheado de coisas boas) das amigas e a receita original aqui:

Receita (usei xícara de 200ml):
250g de mandioca  cozida em 1 litro de água (eu descasquei, cozinhei e depois pesei o aipim. Reservei a água do cozimento)
10g de fermento biológico seco (1 sachê)
1/4 de xícara de chá de açúcar
+- 4 xícaras de chá de farinha de trigo (precisei de "quase" + 1 xícara)
1 ovo
1/4 de xícara de chá de óleo
2 colheres de chá de sal (usei cheias)
Manteiga p/untar e farinha de trigo p/enfarinhar
1 gema p/pincelar
Açúcar demerara p/polvilhar  (usei açúcar cristal)
Dica:
Untei e enfarinhei uma forma de aro removível com 23cm de diâmetro, mas o pão solta tão fácil que pode ser preparado em qualquer forma

Modo:
Bati no liquidificador o aipim com 1 xícara de chá da água do cozimento até formar um creme sem grumos. Passei p/uma tigela e deixei ficar morninho...

Com o creme já morninho, acrescentei o fermento e o açúcar misturando bem até dissolver. Acrescentei 1 xícara de chá de farinha de trigo, misturei bem e deixei descansar com a tigela coberta por 15 minutos...

Juntei o ovo, o óleo e o sal misturando bem e aos poucos fui adicionando o restante da farinha de trigo e trabalhando a massa até o ponto dela ficar macia e desgrudando das mãos (eu precisei usar "quase" + 1 xícara de chá de farinha que fui colocando aos poucos, talvez por ter usado a xícara de 200ml, na receita não dizia a medida e mesmo ficando a massa ainda um pouco grudenta, não acrescentei mais farinha). Coloquei  a tigela dentro de 1 saco plástico, fechei e deixei dentro do forno desligado até dobrar de volume...
Dobrou de volume em 40 minutos, RJ é quente

Enquanto isso untei, enfarinhei e reservei a forma...

Depois do descanso passei a massa p/uma superfície enfarinhada e sovei acrescentando aos pouquinhos + farinha de trigo, só um pouquinho mesmo p/massa não endurecer, ainda ficou um pouquinho grudenta, mas com as mãos enfarinhadas eu formei uma bola, passei p/a forma já untada e enfarinhada, acertei esticando c/as mãos, fiz um corte em CRUZ com ajuda de uma gilete, pincelei com a gema, polvilhei açúcar cristal, coloquei a forma novamente dentro do saco plástico afofando bem pq a massa cresce e deixei crescer novamente até dobrar de volume. Meu tempo = 30 minutos...

Levei o pão já crescido ao forno  190º preaquecido por 15 minutos, deixando até ficar ele ficar douradinho... (meu forno levou os mesmos 40 minutos da receita)



Dica da receita:
Deixe o pão esfriar um pouco antes de cortar p/que ele não murche...






OBS:
Levei o pão no dia seguinte p/lanchar na casa da cunhada e as 3 últimas fotos à direita são de celular, mas dá p/ver que ficou uma massa bem fofinha. O pão fica mesmo MACIO, LINDÃO e DÉLI como disse bem a Pepa (Lia) kkkk

































16 comentários:

Larissa Santos disse...

Nunca comi mandioca, mas deve ser bom :))

Bjos
Votos de uma óptima Terça - Feira.

São Ribeiro disse...

Há anos que não como mandioca, esse pão eu adorava provar.

Prata da casa disse...

Hummmm: cheirou-me a pãozinho acabado de cozer! Chamaste, amiga? Deve ser tão bom, como todos os que fazes.
Bjn
Márcia

O Pecado Mora Em Casa disse...

Divinal, deve ser muito bom!!
Beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Islene Teles disse...

Ai, que pão apetitoso, Dinha!
Tenho estado sem tempo esses dias. mas procuro sempre dar uma olhada nos blogs amigo.. Amei a receitas e claro que farei pra galera daqui de casa. Beijos, minha linda.

Andréa Santana disse...

Hello, querida Dinha!
Senti sua falta, mas te entendo perfeitamente.
E você chegou arrasando com esse pão maravilhoso, eu amo fazer pães também.

Beijinhos, abençoada semana ♥

Dalva Rodrigues disse...

Ficou lindão mesmo Dinha, com essa friaca que está aqui em Sampa cairia muito bem! Também gosto muito das receitas lá do Tacho!
Abração!

Denise disse...

Nossa, que delícia! Com este friozinho, nada melhor do que um pãozão deste, feito em casa!
Bjs, amiga e ótima semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Gracita disse...

Nunca comi pão de mandioca minha querida amiga
O aspecto está divino e parece muito saboroso
Grande beijo e carinhos no coração

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Estava sentindo sua falta,de vez em quando também faço um pausinha,estou desacelerando,como você disse manter um blog requer tempo e trabalho.
Que pão mais lindo e fofinho,vai para lista.
Beijos e boa continuação de semana!

A Paixão da Isa disse...

nunca comi mas deve ser mesmo mt bom ficou mt bonito amiga bjs

Marilda Blasse disse...

Querida Dinha pães são muito atrativos nessa época de frio principalmente esses feitos em casa que ao sair do forno enche a casa do aroma de comida boa e felicidade.... bjucas amiga

Luli Ap. disse...

Oieeee Dinhaaaaaaaaa
Senti sua falta viu sua fofoluda lindona!
Mas te entendo perfeitamente, tb eu só fiz um post na quarta :p
Esse pão está absolutamente maravilindooooo!
Super ultra mega big fofo, macio, dourado e pronto pra um bocado 😉😉
Então vou levar logo duas fatias de uma vez, combinix?
E enquanto proseamos para colocar as novis em dia, é claro que vou comer mais uma fatia, é lógico que siiiiiim.
Excelente dia procês todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Avelã disse...

Também tenho muitos períodos em que ando mais afastada do blog, é difícil gerir tudo! Mas fico contente por teres publicado novamente, ainda por cima uma receita de um pão tão apetitoso :)

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, obrigada pelo carinho, seu pão ficou bonito e com certeza delicioso.
Beijos,Vi

Os olhares da Gracinha! disse...

Penso que nunca cozinhei mandioca!!!
Hei-de experimentar!!!
bj

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...