sábado, 5 de dezembro de 2020

TENDER ASSADO c/maçã, maionese e saladas + petisquinhos

Eu sempre fiz tender no Natal, sendo que de uns anos p/cá deixou de ser uma opção p/mim, mas como  ganhei esse no Natal do ano passado, resolvi preparar  já bem depois, acho que no Carnaval.
Receita editada há algum tempo sem postar, mas agora acho que chegou a hora dela...
Modo:
Besuntei todo o tender com uma mistura de manteiga, mostarda e barbecue. Depois de bem besuntado, passei na farinha de rosca  deixando uma camada bem fina. Coloquei n/assadeira forrada com papel manteiga e levei ao forno médio p/alto até ficar bem douradinho...
Dica:
Pode fazer uns cortes tipo xadrez antes de levar ao forno


P/as maçãs:
Junto com o tender na assadeira,  coloquei 4 maçãs pequenas já quase passando do ponto (aquelas que eu digo que ficam quase mumificadas por aqui kkk), sem as cascas e cortadas cada uma em 4 partes, colocadas n/trouxinha (bem fechada) preparada com papel alumínio untado com azeite. Quando o tender já estava dourado, abri a trouxinha com as maçãs reguei com + azeite deixando ainda no  forno por + alguns minutinhos. Coloquei n/travessa de servir o tender já fatiado junto com as maçãs...


P/a maionese:
3 batatas médias cortadas em cubos pequenos e 1 cenoura também em cubos pequenos cozidos no vapor (eu coloco os cubos na vaporeira, polvilho com sal misturando bem antes de colocar no vapor), folhas de repolho cortadas em fatias finas e também cozidas no vapor
2 claras de ovos cozidos  cortadas em cubos (as gemas eu reservo)
Passas
Modo:
Coloquei n/tigelinha 1 das gemas reservadas amassando bem com um garfo, adicionei maionese até chegar n/ponto a gosto p/colocar nos legumes já cozidos  (se achar que ficou um molho +  grossinho por conta da gema, adicione 1 fio de azeite e se necessário acerte o sal) misturando bem...

P/a salada de feijão fradinho:
Feijão fradinho cozido em água e sal com uma folhinha de louro  e depois escorrido...
Dourei 2 dentes de alho socados em 2 colheres de sopa rasas de azeite, retirei do fogo e adicionei o feijão já frio, cubinhos de tomate, cebola e pimentão, temperei com sal, vinagre e bastante azeite misturando delicadamente.  Passei p/uma tigela de servir e reservei...

Dica p/os petisquinhos:
P/aproveitar um pouco de massa de empada que eu tinha  congelado p/ver se dava certo, eu abri a massa n/muito fina, cortei em quadradinhos, pincelei com gema, coloquei por cima fatias de azeitonas recheadas e levei ao forno até dourarem (aproveitei o forno que estava assando o tender)...
Se a massa congelada deu certo?
Sim!!!






Acompanhou:
Arroz branco, uma farofinha de bacon com ovos e uma saladinha de alface com cebola fatiada


3 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Deixou-me com água na boca.
.
Bom fim de semana
Abraço

BLOGZOOM disse...



Valeu a sugestão, costumo comer tender como se fosse um presunto, não cozinho, vou experimentar.

Jovem Jornalista disse...

Um prato delicioso.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...