segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

BATATA DOCE deliciosa c/contrafilé p/chapa fatiado e dica p/salada de pepino

Às vezes eu fico pensando em como os nossos gostos modificam ao longo de nossas vidas, pelo menos no meu caso foi assim. Por exemplo, eu não gostava de bacalhau, agora gosto, amava pera, hoje em dia não gosto e com a batata doce foi a mesma coisa. Quando eu chegava em casa e via que tinha batata doce na refeição, pronto, já achava a refeição horrível, mas já ela cozidinha p/acompanhar o café da tarde como minha avó fazia eu gostava. Resumindo a conversa, hoje em dia eu sou super fã dela. Vai entender isso né? kkkk 

Receita:
2 batatas doce médias cortadas em cubos
Cubos de bacon fritinhos
1 dente de alho socado
1 tomate picado
1/2 cebola picada
Pimentão a gosto picado
1 colher de sopa bem cheia de molho Pomarola
Sal, tempero baiano e cúrcuma a gosto (usei 2 pitadas pq é um tempero forte)
+- 1/2 xícara de chá de água fervente
Salsinha picada
Parmesão ralado p/polvilhar

Modo:
Fritei os cubos de bacon (sem ressecar) desprezando um pouco da gordura, acrescentei o alho socado deixando dourar levemente. Adicionei 1 tomate picado, 1/2 cebola picada e pimentão a gosto picado refogando bem. Adicionei 1 colher de sopa bem cheia de Pomarola, temperei com sal, tempero baiano e 2 pitadas de cúrcuma. Coloquei os cubos das batatas misturando bem, adicionei 1/2 xícara de chá de água fervente (se necessário acrescente + aos pouquinhos) deixando em fogo baixo até os cubos ficarem macios, mas ainda al'dente...
Retirei do fogo, coloquei a salsinha picada, azeitonas pretas e passei p/uma travessa de servir polvilhando o parmesão ralado

P/a carne:
2 bifes de contrafilé bem grossos (os especiais p/chapa) temperados com alho, sal e pimenta do reino. Fritei os bifes e fatiei...
Obs:
2 bifes p/chapa fatiados rendem 4 porções ou mais


P/a salada de pepino no meu modo (p/não dar azia):
1 pepino médio sem a casca (pode ser com a casca) cortado em fatias +- finas

Eu corto o pepino, coloco n/peneira, polvilho sal e deixo assim por +- 20 minutos...
Depois lavo bem em água filtrada, escorro e uso a gosto.

Nessa saladinha eu usei assim:
Depois das fatias escorridas, coloquei n/tigela, adicionei rodelas finas de cebola, reguei com bastante azeite (se necessário acertar o sal) e deixei na geladeira até a hora de servir...

Dicas:
1- Pode usar temperinhos a gosto (orégano, salsinha desidratada e outros)
2- Eu sirvo também a salada em sanduíches e até como aperitivo quando bate aquela fominha
sem noção kkk




P/outra salada usei:
Alface, tomate, beterraba, e fatias de manga
À parte, uma tigelinha com ovos cozidos fatiados




Acompanhou:
Arroz branco e farofa





ESQUECI  DE  TIRAR FOTO  DO "PF"  KKK





AQUI A SALADINHA DELICIOSA DE PEPINO...











Meu modo com o pepino

10 comentários:

chica disse...

Um prato nutritivo, bem saudável para uma alimentação caseira e bem boa! beijos, chica

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de bons quitutes, querida amiga Dinha!
Pelo menos a saladinha de pepino estará no meu cardápio de hoje... Gosto muito.
Nunca fiz a batata doce com bacon. Me deu vontade.
Tenha uma nova semana abençoada e feliz!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Dalva Rodrigues disse...

Sou do time que gosta de batata doce, embora não costumo variar o modo de fazer, geralmente só cozida, depois em rodelas passo na manteiga p dourar e um salzinho. Vou tentar fazer assim cozida com temperinhos.
Também gosto para acompanhar o café, delícia!
Abraço, Dinha!

Islene Teles disse...

hummm
Sua família passa muito beeeem!!
Quanta coisa boa, amiga!!!
Suas dicas são sempre maravilhosa. Otima semana junto aos teus. bjo

Michelle disse...

Dinha, eu sempre cozinho ela só em água e pronto...rsrs...
Gostei da sua receita, deve ficar uma delícia com todos esses temperinhos e o bacon.Vou provar já.
Besitos e tenha uma semana abençoada

Prata da casa disse...

Gosto muito de batata doce, principalmente assada com a casca. Desta maneira deve ficar um acompanhamento bem saboroso!
Bjn
Márcia

Lia e Vi disse...

Oim Dinha, eu acho que muda mesmo, deve ser conforme o nosso corpo tem necessidade de alguma vitamina, proteína, mineral.
agora estou preferindo salgados, carne, muita carne...kkkkk, e também estou gostando de batata doce.
Amei a sugestão, muitos beijos,Vi

Os olhares da Gracinha! disse...

Adoro batata doce... Bj e levo a sugestão

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaa
Eu gosto de batata doce e essa caprichada assim e tão bem acompanhada deve estar irresistível ❤❤❤❤
Não sabia da salada de pepino assim.
Fiquei curiosa.
O sal e a peneira são para tirar o excesso de água do fofoludo??????
Vou catar pepino em casa e experimentar :)
As tiras de bife deram água na boca, lindo aspecto do prato!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Olá amiga,bom dia
Gosto de bacalhau,batata doce e pera mais ou menos.O jiló ainda não.
Então na sua mesa,tudo que gosto,queria para daqui a pouco.Muito apetitoso.
Beijos,bom Carnaval Dinha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...