quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

TRILHA FRITA c/pirão e couve flor c/molho de maionese delicioso

A dica p/quem não conhece esse peixinho é correr p/experimentar e se você gosta de cerveja então, aí já virou fã antes mesmo de experimentar. Eita peixinho bom!
A trilha é +- do tamanho da sardinha, mas dessa vez as minhas vieram como miniaturas e como eu comprei elas já limpinhas na bandeja não deu p/ver  o tamanho, mas claro que "reclamona" como sou já deixei minha reclamação registrada com o peixeiro.

Receita:
P/as trilhas (não pesei)
Temperei com alho, sal, tempero baiano, louro, vinagre e limão no 1/2 a 1/2. Deixei descansando por 1/2 hora...
Depois do descanso sequei bem as trilhas com papel toalha (reservei um pouco da marinada p/o pirão), passei cada uma n/mistura de farinha de trigo com fubá e fritei em óleo quente. Retirei da frigideira, escorri sobre papel toalha e reservei p/servir...
P/o pirão:
Dourei 1 dente de alho em 2 colheres de sopa de azeite, adicionei tomate, cebola e pimentões verde e vermelho picados refogando bem. Acrescentei colorau, a marinada reservada, água fria em quantidade  suficiente p/o pirão e já acrescento também a farinha de mandioca, acerto o sal  deixando em fogo baixo sempre mexendo até ficar no ponto desejado (cozidinho e sem gosto de farinha crua)...
Depois do pirão pronto reguei com mais azeite

Dica:
Quando faço pirão ou angu, eu sempre coloco a farinha ou o fubá na água fria mesmo p/não correr o risco de empelotar, aí depois de bem fervido se não chegou no ponto certo eu faço assim:
1) Se ficou ralo eu coloco n/tigela um pouco de farinha ou de fubá com água fria aos pouquinhos mexendo bem (deixo uma massa grossinha) e vou acrescentando a mistura aos poucos na panela até que chegue no ponto desejado. Eu gosto do pirão e do angu n/ponto mais ralo, mas isso é a gosto...

2) Se ficou grosso, acrescento água fervente aos poucos e sempre mexendo até chegar no ponto desejado...

P/a couve flor:
Buquês de couve flor cozidos al'dente em água e sal...

P/o molho:
Fritei levemente em 3 colheres de sopa de azeite, 1/2 cebola média/pequena fatiada e tomates cereja em metades e em quantidade a gosto (coloquei primeiro a cebola e depois os tomatinhos). Acrescentei maionese a gosto e uma pitada de pimenta do reino misturando bem delicadamente p/que os tomatinhos não se desmanchassem. Deixei a maionese aquecer, retirei do fogo e coloquei o molho que ficou delicioso sobre os buquês da couve flor reservados



Dica:
Se precisar acerte o sal do molho depois de pronto, eu não coloco mais sal, mas fica a gosto 









Acompanhou:
Arroz branco e salada de alface e pepino

                           Uma delícia!


                          

    



















Aqui mostrando as miniaturas de trilhas e uma dica p/não fazer sujeira ao empanar...
Forro a minha pia com saco plástico, coloco por cima papel toalha, as trilhas ou qualquer outro peixei, seco bem com + papel toalha, passo na mistura de farinha de trigo com fubá e frito...


6 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Não conhecia o peixe mas levo a sugestão... Bj

Islene Teles disse...

Assim não dá!!! Na hora do almoço, garoooota! Que gostosura.
Eu amo. Abriu meu apetite. hummmm... beijoca

Dalva Rodrigues disse...

Oi Dinha, legal sua sugestão do peixe para acompanhar a cerveja, eu não conhecia, vou prestar atenção. Tem muito espinho? (pergunta de criança mimada hehe)
Adorei, abração!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Deve de ser apetitoso.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Marilda Blasse disse...

Ola Dinha eu nunca ouvi falar em trilha, talvez eu conheça por outro nome, tive que recorrer as imagens abaixo para entender que se trata de um peixe, e fiquei com agua na boca com o dourado desse seu prato...a fome aqui esta a me matar bju

Jovem Jornalista disse...

Que delícia!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...