segunda-feira, 9 de março de 2020

LEGUMES ASSADOS, lagarto assado, farofa de milho e saladas

Tem que comer legumes e quando coloridos melhor ainda, isso é o que ouvimos sempre, mas o problema é que nem todos gostam de legumes, eu por exemplo não gosto de abobrinha, não gosto de berinjela, abóbora mais ou menos  e muita gente torce mesmo o nariz p/o quiabo, p/o jiló e por aí vai, por isso eu vivo procurando receitinhas. Que tal experimentarmos os coitados assim? 
Hummm, eu gostei!

Peguei carona n/vídeo do link abaixo:

Receita c/algumas alterações:
1 cenoura média cortada em rodelas +- grossinhas
Abóbora cabotiá (japonesa) cortada em pedaços médios, no vídeo com casca, eu usei sem casca
3 batatas médias p/pequenas cortadas em pedaços médios p/pequenos com as cascas
1 abobrinha em rodelas +-  grossinhas
3 dentes de alho inteiros (por minha conta)
Minicebolas em quantidade a gosto (não contei)
Temperos a gosto
Azeite (bastante)


Modo:
Coloquei tudo n/panela grande (ou tigela) e reservei...
N/tigelinha misturei tempero baiano, cominho (amo), orégano, colorau, sal  e azeite, tudo em quantidade a gosto. Reguei os legumes reservados na panela com o tempero misturando bem e deixei descansando por +- 15 minutos...
Caso queira os legumes mais clarinhos, não coloque colorau...


Depois do descanso coloquei os legumes n/assadeira forrada com papel manteiga (pode colocar direto na assadeira), reguei com mais azeite e levei ao forno preaquecido 180º sem tampar por... (ver dicas 2)

Dicas:
1- Colocar na assadeira em 1 camada só (sem sobrepor)

2- No meu forno eu abria de vez em quando, misturava, quando necessário regava com + azeite e voltava com eles p/o forno. P/ficarem cozidos levou bastante tempo, minha dica então é dar uma rápida fervura nas batatas, nas minicebolas e na cenoura, a abóbora e a abobrinha cozinharam bem...

3- Aproveitei o tempero delicioso que ficou no fundo da panela que temperei os legumes
adicionando 1 dente de alho p/refogar o arroz e posso dizer que o arroz ficou super delicioso, tanto que volta e meia vou usar o tempero já misturado p/fazer arroz (FOTO ABAIXO)...




P/a carne:
Como comprei 1 peça grande de lagarto, dividi em 2 partes. Uma preparei assada e a outra congelei p/rosbife...
Temperei a carne como de costume (diversas receitas mostrando o modo aqui no blog), assei na panela, fatiei e levei p/servir...




P/a farofa:
Dourei levemente 1 dente de alho socado em 2 colheres de sopa bem cheias de margarina (usei sabor manteiga), coloquei 2 ovos e assim que começaram a endurecer fui deixando em pedaços com ajuda de 1 colher de pau e colocando a farinha de milho flocada aos poucos até chegar
no ponto desejado, sempre em fogo baixo, Como eu  gosto dela úmida, adicionei mais um pouco de margarina, temperei com sal deixando em fogo bem baixinho mesmo, até a farofa ficar cozidinha e sem gosto de farinha crua...




Salada de pepino:
Coloco 1 pepino (sem casca) cortado em rodelas finas n/peneira, tempero com sal e deixo escoando por +- 30 minutos (p/não dar azia)...
Depois lavo em água filtrada, coloco novamente na peneira p/escorrer, passo p/uma tigela, junto rodelas finas de cebola, acerto o sal e rego com bastante azeite.  Deixo na geladeira e uso em saladas e sanduíches...





Acompanhou:
Arroz com aquele temperinho delicioso que contei nas "DICAS" e saladinha de alface, tomate e ovos cozidos




























7 comentários:

Prata da casa disse...

Uma comida bem saborosa, como só tu nos sabes mostrar. Apetece comer só de olhar.
Bjn
Márcia

Cidália Ferreira disse...

Boa noite. Encontrei este blogue e achei muito interessante. Culinária é comigo! :)

-
Toca-me, os sentidos ...
-
Ontem menina, hoje Mulher
-
Beijo, e uma excelente semana

Dalva Rodrigues disse...

Adorei as dicas de hoje, ando apaixonada por legumes, embora ainda coma carne.
Farofinha vai bem com quase tudo, adorei!
Abração, Dinha!

BLOGZOOM disse...



Dinha,

Eu amo todos os legumes, só não como pimentoes porque sempre tive intolerancia, passo muito mal mesmo. Tambem não me sinto bem com cominho, apesar do sabor delicioso que deixa, posso trocar por alecrim.

Adorei todas as sugestões.

Bjs

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi amiga
Cheguei para me banquetear.Sua mesa é sempre um banquete de delícias.
Lembrei logo da minha mãe que adorava fazer lagarto assado.
Almocei a pouco,confesso que salivei diante desses pratos.
Beijos,feliz final de semana!
😘💋💗

شركة عزل اسطح بالرياض وضواحيها disse...


شركة تسليك مجاري بالدمام

شركة المثالي سوبر لخدمات المنازل

شركة كشف تسرب المياه ببريدة


شركة كشف تسربات المياه بالدمام

Jovem Jornalista disse...

Eu amo qualquer tipo de verdura.
Bom restante de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...