segunda-feira, 29 de maio de 2023

COSTELA c/agrião e angu n/refeição simples, mas que de repente pode servir de sugestão p/alguém nesse tempinho frio...

Tem dias que eu preparo a refeição sem intenção de postar no blog, mas às vezes eu olho depois dela pronta e acho que ficou com um colorido tão bonito e tão gostosa, que me pergunto o pq de não postar, já que o meu é mais um blog de sugestões e essa por exemplo de repente serve p/inspirar alguém e aí decido postar...
Se gostou da sugestão e não tem encontrado costela boa por aí, pode preparar com cubos médios de outra carme, tipo acém, colchão mole, paleta...


A refeição ficou mais gostosinha ainda acompanhada de um molhinho de pimenta...

Achar costela boa por aqui é muito difícil, mas nesse dia ela estava tão bonita que eu acabei comprando 2kg pq, a costela com osso já  não rende muito e eu ainda tiro uma boa parte da gordura antes de temperar...
Temperei na véspera com:
Alho
Sal
Pimenta do reino
Cominho
Páprica picante
Chimichurri
1 folha de louro
Molho inglês
Vinagre (pouco)

No dia seguinte coloquei 1 colher de sopa de óleo na panela de pressão deixando aquecer, juntei as costelas sem a marinada deixando dourar bem. Adicionei tomate, cebola e pimentão refogando bem, coloquei um pouco da marinada e água fervente suficiente (+- 1 e 1/2 xícara) p/costela ficar macia e formar um molho apurado. Tampei a panela deixando em fogo alto até começar a chiar, passando p/fogo baixo  por 15 minutos...

Dica:
No meu fogão esse tempo foi suficiente p/costela ficar bem macia, tanto que até soltou dos ossos como eu gosto, mas isso vai depender da carne, então melhor verificar o cozimento nesse tempo...
Depois dos 15 minutos, retirei a pressão da panela, retirei as costelas e reservei...
No caldo formado na panela juntei 1 molho bem grande de agrião (folhas e talos), coloquei primeiro os talos picados pq são mais durinhos e depois as folhas que deixo só por uns minutos...

Meu modo do agrião:
Eu separo sem lavar as folhas dos talos, deixo os talos em pedaços pequenos e aí sim, é que lavo bem... 


P/o angu
:
Assim respondi a pergunta que um seguidor me fez há muito tempo:
"Eu realmente não coloco a receita do angu pq acho que o ponto certo vai depender muito do tipo do fubá usado, da marca e do ponto que deve ser sempre a gosto de quem prepara, então vou deixar aqui apenas o modo como eu preparo e encontro o meu ponto certo...

Douro levemente cebola em quantidade a gosto picada n/fio de óleo, acrescento alho socadinho dourando também levemente...

Coloco na panela água fria em quantidade a gosto, sal e o fubá n/quantidade (+-) que me pareça ser suficiente para a quantidade de água e levo ao fogo alto até levantar fervura sempre mexendo, passo p/fogo baixo e continuo mexendo até sentir que o fubá perdeu o gosto de cru...




É ASSIM QUE ENCONTRO SEMPRE O MEU PONTO CERTO E QUE NUNCA EMPELOTA:
1- Se o fubá foi suficiente (eu gosto do angu + p/mole), MARAVILHA...

2- Se ficou GROSSO demais, coloco água fervente aos pouquinhos e sempre mexendo até chegar num ponto ao meu gosto...




3- Se ficou RALO demais, eu dissolvo em água FRIA mais um pouco de fubá e vou acrescentando aos poucos na panela e sempre mexendo até chegar no ponto que p/mim seja o ponto certo"


UMA REFEIÇÃO MUITO SIMPLES, MAS QUE DE REPENTE PODE SERVIR DE SUGESTÃO P/ALGUÉM

Um comentário:

Mariete Salema disse...

Aspeto de ficar a apetecer dar uma garfada
*
Segunda feira abençoada por Amor e Paz.
*/*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...