terça-feira, 23 de maio de 2023

CARNE moída c/1001 utilidades/meu modo de refogar, porcionar e congelar p/depois usar em alguma refeição gostosinha como essa...

Carne moída é aquele tipo de carne com 1001 utilidades kkk, aqui por exemplo é ela que sempre me socorre nas horas que falta inspiração, de cansaço, de gripe, de pressa, de preguicinha ou até mesmo n/refeição mais demorada, isso pq ela congelada já prontinha adianta muito e a refeição sai bem mais rápido. Mais abaixo deixo meu modo de refogar, porcionar e congelar...
Aqui ela aparece refogadinha com acompanhamentos simples, mas bem gostosinhos:




Meu modo p/a carne
:
Retirei 2 tigelinhas (foto + abaixo) da carne moída do freezer deixando descongelar, passei p/uma panela e mesmo ela já bem refogadinha, ainda acrescentei + tomate, cebola e pimentão picados refogando, adicionei extrato de tomate e água fervente suficiente p/formar aquele molinho bem apurado, acertei o sal, juntei umas azeitonas picadas, deixando em fogo baixo até o molho chegar no ponto que eu queria...
Meu modo p/o purê de batata em quantidades a gosto:
Corto as batatas em pedaços pequenos, cozinho bem em água e sal, escorro, amasso os pedaços assim que sai da panela (escorridos) com um garfo mesmo, coloco um pouquinho de manteiga ou margarina, adiciono leite aos poucos e sempre mexendo em fogo baixo até chegar no ponto desejado, eu gosto do purê mais p/durinho...

Meu modo p/couve tipo à mineira:
Coloco 1 fio de óleo n/frigideira antiaderente, adiciono 1 dente alho socado deixando dourar, junto a couve picada deixando em fogo alto p/não criar líquido, refogo rapidamente, acerto o sal  e pronto...
Arroz:
Preparei o arroz normalmente, só que adicionando na hora de fritar umas pitadas de açafrão p/dar um toquezinho especial...


Tutu com sobra do feijão da véspera:
Amassei o feijão que sobrou com um garfo mesmo pq não gosto do tutu batido e reservei. Dourei 1 dente de alho n/fio de óleo, adicionei o feijão reservado e água fervente suficiente p/formar o tutu num ponto ao meu gosto, acertei o sal e fui colocando farinha de mandioca em fogo baixinho e sempre mexendo até chegar no ponto que eu queria (eu gosto do tutu mais firme)...






ACOMPANHOU:
Uma saladinha de tomate com cebola roxa fatiados, temperada com sal, vinagre e azeite...







AQUI MEU MODO DE refogar, porcionar e congelar a carne moída p/ser usada conforme a escolha do dia: 
+- 2 kg de carne moída de boa qualidade...
N/panela coloco 4 dentes de alho socados, deixando dourar levemente n/fio de óleo, coloco a carne mexendo de vez em quando até ela ficar seca e bem soltinha, aí coloco temperos a gosto (sal, pimenta do reino, chimichurri, cominho e salsinha desidratada), adiciono tomate, cebola, pimentão e extrato de tomate refogando bem, deixando em fogo baixo até a carne ficar bem sequinha. Deixo esfriar, coloco em tigelinhas pequenas e congelo...


OBS e dica:
Essas tigelinhas são também minhas aliadas na cozinha, é so colocar uma sobre a outra, dar uma rosqueadinha e pronto, elas viram uma torre sem cair. No freezer elas ficam super organizadas...
Na foto não tem os 2 kg de carne pq um pouquinho usei no dia que preparei...
As tigelinhas estão embaçadas pq a foto foi tirada com a carne já congelada, esqueci de tirar antes de congelar...





Dependendo da escolha uso a quantidade de tigelinhas necessária... 


Dica com opções p/usar a carne congelada já prontinha:
Em panquecas, macarrão à bolonhesa, bolo de batata tipo escondidinho, ensopados (com repolho, com cenoura, com vagem ou tipo jardineira), em lanches como pastel, buraco quente, como recheio de torta e vai por aí afora...




           AQUI POR EXEMPLO USEI A CARNE NUNS PASTEIZINHOS DE DAR ÁGUA NA BOCA NÉ NÃO?KK

5 comentários:

chica disse...

Ótimas sugestões e pratos. Realmente, carne moída tem mil utilidades e sempre boas! beijos, chica

Mary - Strawberrycandy disse...

Deve ser bem guloso,...
Passei para desejar uma excelente semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira

Mariete Salema disse...

Gosto de pratos de carne moida. O aqui apresentado tem um aspeto delicioso
*
Terça feira abençoada por Amor e Paz.
*/*

- R y k @ r d o - disse...

Aspeto delicioso
.
Cumprimentos cordiais e poéticos.
.

Cidália Ferreira disse...

Hummm que delicia Nhami :))
.
Agradecer-vos pelo carinho, é tão pouco...
.
Beijo, e uma boa noite!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...