segunda-feira, 18 de junho de 2012

COZIDO

Esse cozido é uma das receitas que aprendi com a minha avó e posso dizer que  a herança culinária que ela me deixou não tem preço. Diga-se de passagem, que a herança deixada é com aquelas comidinhas bem caseiras, de avó mesmo, sabe?
Nessas horas a saudade aperta!


RECEITA:
1-  Temperei 1/2 kg de pá (melhor uma carne de segunda) com alho, vinagre, 1 folha de louro, shoyu, molho de pimenta e um cubinho  de caldo de carne esfarelado. Ficou  marinando de um dia p/ outro na geladeira. No dia seguinte coloquei a carne n/ panela c/ óleo quente, dourei , juntei a marinada, água fervente e deixei cozinhando em fogo baixo.
2- Em outra panela fritei rapidamente na própria gordura, linguiça calabresa e costelinhas já dessalgadas (se quiser pode colocar bacon e lombo salgado, fica a gosto de quem faz), juntando depois  na panela da carne.
3-  Na mesma panela que fritei  a linguiça, dourei 2 dentes de alho, acrescentei 2 tomates s/sementes picados, pimentões  coloridos picados e 1 cebola média tb picada, molho de tomate, 1 envelope de Sazón vermelho, refoguei bem e acrescentei água fervente. Deixei apurar um pouco...
Metade do molho coloquei na panela da carne e a outra metade reservei na própria panela...
4-  Quando a carne já estava quase cozida , acertei o sal e fui adicionando  os  seguintes legumes:
cenoura, chuchu, nabo, inhame, batata doce, aipim, abóbora, maxixe, jiló, repolho, couve, minicebolas e milho, por ordem de cozimento (os mais duros primeiro), deixando em fogo baixo até os legumes ficarem cozidos al'dente. P/facilitar, fui passando os legumes  já  cozidos p/outra panela.
5-  Na panela com o molho reservado, juntei um pouco do caldo do cozimento dos legumes, 2 ovos cozidos em rodelas, reguei com  um pouco de vinagre e bastante azeite, passei p/ uma molheira e servi à parte.
6-  Passei as carnes e os legumes p/ uma travessa e  c/ o caldo restante preparei um pirão, só acrescentando um pouco de azeite e farinha de mandioca.

2 comentários:

Neide MC disse...

Oi Dinha que pratos deliciosos, só olhar as fotos já dá água na boca, gosto de comida assim tudo de bom.
Te seguindo e saborear essa gostosuras.

Bjs

Neide Medeiros
www.kalanguinho-rosa.blogspot.com

Luli Ap disse...

Olá Dinhaaaaaa
Aqui a gente chama de picadinho de carne (mais batata ou mandioca e cenoura) e tem sabor desses que tem memória afetiva e remete a infância!!!!
Olha como sou xereta vim comentar aqui também 😁😁
Siiiiim eu sei que vc está pensando: Ó guria praguinha!
Bjsssssss Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...