quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CHARUTINHO DE COUVE COM CARNE SECA E PURÊ DE AIPIM

Gente, se eu sair do ar não se preocupem, é pq desde ontem  no Rio de Janeiro chove MUITOOOOOOO e aí eu já fico esperando a reação da  "OI VELOX " minha querida operadora de internet...

Eita comidinha boa que saiu por aqui, triângulo perfeito: Carne seca, couve e aipim kkkk
Delícia!

Receita:
P/a carne:
+- 4 pedaços médios de carne seca dessalgada, cozida e desfiada (depois de dessalgada cozinhei na pressão)
1 dente de alho socado
1 colher de sopa de azeite
1 tomate sem sementes picado
1/2 cebola pequena picada
Pimentões coloridos picados
1 colher de sopa de extrato de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo:
Coloquei a carne já desfiada no azeite quente e deixei fritar um pouco, juntei o alho e deixei dourar. Acrescentei o tomate, a cebola, os pimentões e o extrato de tomate,  refoguei bem, acertei o sal e temperei com a pimenta do reino, refoguei mais  e deixei em fogo baixo por +- 10 minutos (se precisar pode pingar um pouquinho de água quente). Reservei.



P/a couve:
folhas de couve manteiga a gosto (usei 8)
Coloquei as folhas (já lavadas) n/escorredor de massas e escaldei com água fervente.
Cortei as folhas ao meio (sentido comprimento) retirando o talo do meio das folhas. Em cada metade, coloquei um montinho da carne seca refogada, enrolei como uma trouxinha e prendi com um palito.
Arrumei as trouxinhas n/panela larga (16 trouxinhas) e cobri com o molho. Deixei em fogo baixo até ficarem macias.


P/o molho:
Dourei 1 dente de alho em 2 colheres de sopa de azeite, acrescentei 1 tomate sem pele e sementes picado e +- 3 colheres de sopa de molho de tomate (usei da marca Jurema), refoguei bem e acrescentei 1 xícara de chá de água fervente. Acertei o sal e usei o molho cobrindo as trouxinhas...




P/o purê:
+- 5 pedaços médios de aipim cozidos em água e sal e amassados com um garfo (cozinhei na pressão).
Passei o aipim amassado p/uma panela, acrescentei 1 colher de sopa de manteiga (usei Mococa), +- 1/2 xícara de chá de leite, misturei bem e deixei em fogo baixo mexendo sempre por +- 5 minutos. Acrescentei 1 caixa de creme de leite, misturei bem e deixei por + 3 minutos  em fogo baixo.



Obs: Se precisar, acrescente mais leite quente até chegar ao ponto desejado.





    Só mostrando a delícia que ficou, humm....










                     

                                Manteiga  que usei...













   Creme de leite que usei  no purê...

34 comentários:

Ana Alves disse...

Olá Dinha

Nunca comi, mas pelo aspeto deve estar uma delícia.

Beijinhos

rose japan disse...

dinha eu nunca fiz com couve hummm amooo e deve ficar deliciosa um dia quero experimentar.

Bjs rose jp

Raffaella disse...

bellissimi questi involtini! non è facile trovare la carne secca da me ma alla prima occasione li proverò:-)

MVlasic disse...

Um triângulo mais que perfeito amiga e elaborado pelas mãos talentosas da minha amiga Dinha, só podia resultar nessa delícia de prato, eu queroooo!! Olha que eu estou chegando no Rio em breve…vou dar um pulinho aí para saborear suas gostosuras…..kkkkkkk

Beijocas

São Ribeiro disse...

Nunca comi carne seca mas tenho muita curiosidade.
A sua sugestão ficou uma delicia
bjs

Vené Lopes disse...

Que delícia, estou babando de vontade! Beijos...

Unknown disse...

Estou aqui na hora do almoço comendo uma salgadinho básica de adelga e aproveitando pra visitar "azamiga" e me deparo com esse prato "Mara" e me da vontade de chorar kkkkkk.parece delicioso e pra mim inovador!!!Amei!!!

sisi sartor disse...

Não conhecia a receita, mas anotei para experimentar. Tenha uma boa tarde.

Marijose disse...

Que buena pinta Dinha, me gustaria probarla, besos

Marina disse...

Gostei da sugestão!!!
Bjs :)

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Eu aceito um pratinho amiga, achei o cardápio uma lindeza, arrasou, bjs, Ana ;).

Marlene Ferreira disse...

Mais isso é bom pra mais de metro sô!!! Hummmm que delícia, adoroooo!
Desejo uma linda tarde amiguinha! Bjos!

Criando Artes Carla disse...

Amiga está tudo bem aí com vc?
Espero que sim.
Que delícia de refeição Dinha!
Amei! Gamei!
Beijos

Josy disse...

Dinha querida, um purezinho desse, mais esses charutinhos e o arroz branco, vou querer mais o que? É dessas refeições que mais gosto miga. Ficou da pontinha da orelha. Beijocas. Amei o email. Obrigada miga

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
obrigada pelo e-mail valeu!
Já respondi!
Amiga, eu vi a situação do Rio, que coisa!
Menina, vc arrasa com seus pratos, sua família passa bem, kkkkkkk, qualquer dia irei bater em sua porta, kkkkk.

Beijinhos, fique com Deus ♥

Unknown disse...

Uauuuuu amiga, que charutinhos deliciosos, estou babando com essa maravilha de receita, como sempre vc arrasando,hein? Amigaa, amei o cartões que vc me enviou, uma bela mensagem,viu! Depois vou te mandar um, muito obrigada por lembrar de mim! Beijinhos especeiais

Unknown disse...

Minha linda miguxinha, esse é um dos meus pratos favoritos, adoro, o sabor é divino hummm. nossa com carne seca melhor ainda, esse purê ai Jesuis que fominhaaaaa
Amei

Querida não recebi seu e-mail
verifiquei e não vi .....pode enviar de novo, se puder é claro

ladyred5656@yahoo.com.br

Bjussss

sadhia disse...

minha amiga morriiiiiiiiiiii de vontade de provar seu tempero amei menina linda bjokas

Unknown disse...

sei q estou em falta aqui minha amiga querida, mas pelo menos apareci numa hora boa rs, que delícia de prato, nossa, e eu morrendo de fome...parabéns
bjs
Vivi

Carolina Macedo disse...

Que charutinhos de couve com tão bom aspecto! Cá também se faz assim um enrolado de couve mas com salsicha fresca!
Uma óptima refeição!

Beijinhos*

Unknown disse...

Minha amiga, olha eu aqui mais uma vez, e bem chateada, não estou conseguindo receber e-mail, falei com minha filha, ela me enviou um pra ver se eu recebia e não chegou..........mas td bem quem sabe o seu chega ainda .....fiquei curiosa mas fazer o que deve ser erro do Google mesmo......mas vou esperar tá bom bjusss fica com Deus e me desculpa !!

Nani disse...

Normallll da Oi cair por qualquer coisa, eu que o diga afff
Sugestão maravilhosa para um almoço, nunca fiz o charutinho de couve, mas não vai faltar oportunidade!
Beijos

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Olá Dinha!Que delicia de charutinho!
Amiga,nunca comi desse jeito e aí
tem tudo que gosto.que faço é com
repolho,o seu dá de 10 a 0 no meu!!!
Tudo de bom ,fique com Deus.
Grande beijo

M de Maria Ateliê disse...

Oi Dinha,
Nunca comi carne seca assim, deve ficar gostoso mesmo.
Pra variar, fome...e ainda tá cedo rs

Choveu muito mesmo, e as coisas por aqui parece que são movidas a energia solar, tudo para!
bjs

Unknown disse...

Hummm Dinha, to cheia de fome e não tem almoço por aqui hj, odeio cozinhar sem água na torneira, terei que comprar na padaria mesmo. Eu fico imaginando que deveria ser ótimo ser sua vizinha, rs.

Vaidosa e Toda Prosa| |FANPAGE |TWITTER

Simone Felic disse...

Muito suculentos que delicia, hummmm!!!
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Não tenho dúvidas, quanto a delícia desta comidinha! Gosto de aipim, de couve e de carne seca! Estou só esperando o convite!

Abraços, Iris

Rosinha Benvenga disse...

olá minha amiga desculpe a demora para vir aqui no seu cantinho,mas esse triangulo ficou de babar bjs Rosinha

Unknown disse...

Eu me recuso a continuar lendo isso..
Amiga de Deus que espetáculo de receita..
Isso é o que eu chamo de atentado contra seus leitores ssrs
Essa eu vou fazer e depois venho te contar o resultado..
Gente!! Que perdição..

Mas é o que esperamos de você né amiga?
Só delícias..

Beijo e um dia mais que especial pra você.

Sileni Machado disse...

Olá querida amiga, dando o ar da graça dps de dias turbulentos! Marido dodói em casa querendo atenção, visitas chegando para o Natal... afff, essa época é uma correria só, né msm?! Adorei essa combinação, amiga! Só podia vir de vc msm! 3 ingredientes maravilhosos que adoro! Bom demais!
Grande beijo, bom fds, fique com Deus! ♥
www.viveraprendendo.com

 Gilda Ferreira Machado disse...

Deliciosa sugestão!!!

Claudio Chamun disse...

Este ficou especial!!

Isabel disse...

Amiga querida,

Que bela refeição !
Que tal almoçarmos juntas, hein ?
Já me estoua fazer de convidada pois essa mesa está com umas cores tão lindas que já apetece provar tudo !
Uma maravilha de refeição ! :)

Beijinhos

Patricia P. Galis disse...

Que delicia gentemmm quase comi o monitor rsrs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...