quarta-feira, 20 de abril de 2016

QUIABADA COM FAROFA DE FEIJÃO


Como eu ainda não tinha um almoço programado p/ontem, abri a geladeira e fiquei olhando p/decidir o que fazer...
Sabe aquele dia que falta inspiração?
Encontrei carne seca e quiabo, pronto resolvido o problema. Dei mais uma olhadinha e vi que tinha sobrado um pouco de feijão, aí  continuando  com o dia de preguiça o pouco feijão se transformou n/ saborosa farofa...
E o resultado de um dia sem inspiração foi uma  simples e deliciosa refeição.

Receita:
Carne seca a gosto (acho que usei +- 200g) cortada em lascas finas dessalgadas
+- 1/2 kg de quiabo
2 dentes de alho
1 tomate s/sementes em cubos
1/2 cebola em cubos
Pimentão  a gosto em cubos
3 colheres de sopa de molho de tomate
Molho de pimenta a gosto
1/2 sachê de sazón nordeste

Modo:
N/panela de pressão (pequena), coloquei um fio de azeite, dourei bem as lascas de carne seca já dessalgadas,  coloquei o alho socado e deixei dourar, acrescentei o tomate, a cebola e os pimentões, refoguei bem, juntei o molho de tomate, o molho de pimenta, o sazón e 1 xícara de chá de água. Tampei a panela e deixei cozinhar por +- 10 minutos depois de chiar.
Resfriei a panela, verifiquei se a carne estava no ponto, acertei o sal  e já sem a pressão, juntei o quiabo e deixei cozinhar al'dente. Na hora de servir coloquei salsinha picada

P/ a farofa:
Dourei 1 dente de alho n/ panela com óleo, acrescentei tomate, cebola e pimentão picadinhos, refoguei bem,
coloquei o feijão (caroços e um pouquinho de caldo), deixei ferver e coloquei dois ovos inteiros. Depois dos ovos cozidos fui quebrando com um garfo, acrescentei a farinha e deixei em fogo baixo, mexendo sempre até ficar no ponto.
Depois da farofa pronta, acrescentei cubos fritinhos de 1 banana da terra  e misturei delicadamente








Alguém ficou com água na boca?










Se ficou é só puxar a cadeira, sentar  e montar
         
               um pratinho igual a esse...

26 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Gosto muito de quiabos e esse prato...merece uma prova! Bj

cozinha100segredos disse...

Nunca provei quiabos! Quando andei a semear as minhas aromáticas vi sementes de quiabo à venda e não comprei mas ainda vou voltar lá para comprar! beijos

Andréa Santana disse...

Dinha querida,
Me espera estou chegando para almoçar com vc, rsrs.
Sugestões mais que perfeita, hummmmmmmm...!

Beijinhos, fique com Deus! ♥

Andréa Santana disse...

Eu conferi a receita da carne-seca com batata doce, a foto é sua mesmo e a receita tbm! Se tivesse dado os créditos à vc tudo bem não é?

Meadas Soltas disse...

Alguns destes ingredientes não conheço, mas sim ... fiquei com água na boca! :)
bjinhos

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, queria Andreia!
Tipo de comida que gosto no tempo mais suave...
Bjm muito fraterno

Joana disse...

Também me acontece algumas vezes... Abrir o frigorífico e esperar que ele 'fale' :-) Mas saiu-lhe uma refeição mesmo boa Dinha. Bom aspecto, eu sentava e comia um prato desses sem cerimónia. Beijinhos grandes

Gracita disse...

Uma bela refeição amiga e com um aspecto maravilhoso
Posso imaginar o sabor deliciosooooo
Beijos

Marlene Ferrari disse...

Hummmm será que ainda dá tempo de almoçar com vc? Comidinha mais deliciosa eu quero hehehe, Minha amiga querida desejo um ótimo feriado pra vcs! Fica com Deus! Bjinho

Prata da casa disse...

Ai amiga: vir aqui é ficar sempre com água na boca! Embora não conheça a carne seca ou quiabos, adorava provar esta maravilhosa refeição. É que os olhos também comem!
Bjn
Márcia

Rosinha Benvenga disse...

Oi já puxei a cadeira e estou me servindo,rsrsrs bjs Rosinha

Carla Ramalho disse...

Quiabo nunca comi mas que este prato tem bom aspecto, lá isso tem :)

Ana Alves disse...

Também nunca comi quiabos, que bom aspeto tem a tua sugestão, bjks

Iguaria Desigual disse...

Querida Dinha, a sua falta de inspiração terminou numa refeição muito bem sucedida! Adoro quiabos, gosto de tudo o que este prato leva, por isso já estou sentada e com o pratinho estendido na sua direção!
Um beijo grande.
Vanda

São Ribeiro disse...

Se nesse dia não estava inspirada e saiu esta comida maravilhosa, imagino em dias de inspiração.
Nunca como quiabos, essa comidinha esta mesmo uma maravilha

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite Dinha.
O aspecto está maravilhoso,deve ter ficado uma delicia. Um feliz fds. Abraços.

Criando Artes disse...

Oi Dinha!!! Saudades tb amiga.
Acredita, com o instagram e as encomendas estou sem tempo para visitar as amigas. POrque eu tenho que aproveitar que minhas clientes não estão na crise rsrsrs
Mas tenho vc no coração, vc sabe né?
Quando vier me avisa.
Se quiser podemos conversar pelo whatsapp (24)988476756
Bjsss

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um aspecto fantástico de que fiquei com água na boca.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Unknown disse...

Vou querer experimentar! Mas que aspecto maravilhoso.

Beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt

Minda Silva disse...

Vou falar uma besteira agora que sempre repreendi nos meus filhos rsrs
Eu nunca comi quiabo, mas de tanto ouvir falar que tem uma baba, acabei não gostando sem mesmo experimentar ..
aí entro aqui e olho esse prato que parece tão saboroso e fico me perguntando será mesmo que é tudo que sempre me falaram, pois parece tão bom ...

Vou testar tua receita Dinha, acho que devemos é parar de ouvir a opinião dos outros, ao menos até experimentar né?
Gostei do prato está com uma aparência de dar água na boca ...

Bjos
Minda ❤ 😍

Magia da Inês disse...


Como sempre: bom demais!!!

Bom fim de semana!
♫♬♪ه° ·.

Love's Kitchen - My Cooking disse...

Adoro quiabos, esta receita está com um ótimo aspeto!!

http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

Vamos Papear? disse...

Deve ser bom:) nunca provei!
Beijokas da Camila e Carol
já tem post novo no blog
Vamos Papear 

Rosa Santos disse...

Querida Dinha,
Quanto eu dava para poder ter almoçado essa comidinha gostosa que só aí se pode fazer. Gosto muito da nossa gastronomia, mas a brasileira vem logo a seguir.
Beijinho amiga

Isa Sá disse...

nunca comi, mas não me importava de experimentar!


Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Avelã disse...

Um método tão simples que resulta tão bem! A refeição ficou mesmo com bom aspeto :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...