quarta-feira, 20 de junho de 2018

ANTEPASTO DE JILÓ

Se você não gosta de jiló e torce o nariz só de ouvir o nome ou ver fotos dele, eu sugiro que só dê a sua opinião assim que experimentar esse antepasto. Você pode guardar na geladeira e servir com torradas como eu mostro na foto ou mesmo como complemento de alguma salada. Eu já postei outra receita, mas um pouco diferente dessa. Link da receita aqui:
OBS:
Esse antepasto foi preparado na época da greve dos caminhoneiros no país e os pimentões coloridos não foram colocados pq o preço  estava inviável, mas p/falar a verdade eu adorei esse novo modo. Experimenta aí antes de falar mal do jiló e depois me conta ok?

Receita:
Jiló usei 6 grandes (não pesei)
1 cebola média cortada em pétalas 
1/2 pimentão grande (verde) fatiado
2 dentes de alho socados
Azeitonas verdes recheadas fatiadas (usei as que eu tinha)
3 colheres de sopa de vinagre branco
Molho de pimenta    a gosto
Sal                            a gosto
Pimenta do reino      a gosto
Orégano                    a gosto
Páprica picante         a gosto
Louro em pó             a gosto
Salsinha desidratada a gosto
+- 3 colheres de sopa de vinagre
+- 6 colheres de sopa de azeite ou a gosto


Modo:
1- Cortei os jilós ao meio no sentido comprimento e depois em fatias não muito finas
Dica p/não oxidar:
Lavei bem os jilós, retirei os cabos e já fui colocando de molho em água e sal inteiros mesmo. Peguei 1 jiló de cada vez, fatiei e voltei com as fatias p/tigela do molho deixando ali por 15 minutos...

2- Depois dos 15 minutos escorri bem (sem lavar) e sequei as fatias com papel toalha. Coloquei as fatias n/assadeira pequena, polvilhei com todos os temperos, reguei com o vinagre e depois com o azeite, tampei a assadeira com papel alumínio e deixei descansando sobre a pia por +- 15 minutos...

3- Depois do descanso levei ao forno preaquecido 180º  por +- 1 hora (meu forno é lento)
Dica:
Na metade do tempo de forno eu  mexi delicadamente e acertei o sal








             É sério mesmo que vc não gosta de jiló?


Então eu acho sinceramente que vc não sabe o que está perdendo!






























19 comentários:

Prata da casa disse...

Querida Dinha: lá fui eu pesquisar o que era jiló, rsrs. Adoro estes nomes tão engraçados. Infelizmente nunca vi por aqui, mas iria adorar provar este pãozinho com a pasta por cima.
Bjn
Márcia

Islene Teles disse...

Oieeee
Aqui ninguém gosta, mas não custa nada experimentarrr... Aposto que deve ser bom sim. Você é craque em nos presentear com delícias.... beijoxxxx, amiga

Os olhares da Gracinha! disse...

Nunca tinha ouvido falar!
Levo a sugestão ... bj

Os olhares da Gracinha! disse...

Nunca tinha ouvido falar!
Levo a sugestão ... bj

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Nunca provei e desconhecia.
Um abraço e continuação de boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Amélia disse...

Não conheço jiló, será que é parecido com o chuchu?
Bjs

Andréa Santana disse...

Hello, querida Dinha!
Eu simplesmente amo jiló e não fico sem essa preciosidade.
Suas receitas são maravilhosas, abrem o apetite, adoro!
Mais uma que levo e vou fazer, a torta de pão com sardinha farei
no findes mas com outro recheio.

Beijos no seu ♥

Amélia disse...

Olá Dinha,muito obrigada pela explicação. Vou procurar jiló já guardei a receita.
Bjs

A Paixão da Isa disse...

Hui hui deve ser mesmo mt bom ficou com um aspcto mt bom deu agua na boca hummm bjs amiga linda

Gourmet disse...

Por aqui não acho jiló... invejei :)

Mrs. Margot disse...

Tive que ir pesquisar o que era, aqui em Portugal acho que não há, não sei a que se pode aproximar em termos de sabor, mas fiquei curioso =)

MRS. MARGOT

Larissa Santos disse...

Maravilhoso petisco :))

Hoje:- Podem até chegar tempestades

Bjos
Votos de uma óptima Quinta - Feira

Luli Ap. disse...

Oieeeeee Dinhaaaaaa
Sabe que eu nunca comi jiló?????
Vou favoritar a receita e procurar pra fazer.
O aspecto está muito bonito e deve estar delicioso.
Então prepara meu pratinho pra eu experimentar enquanto proseamos 😀😀
Ótima quinta pra ti
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Com tanta receita boa por aqui,ah ainda acabo gostando de jiló.O aspecto está tentador.Meu marido adora.
Sabe aquele trio que você citou lá no blog:eu você e a Gilda,você é Top amiga.
Beijos

São Ribeiro disse...

Dinha nunca comi jilo mas pelo aspecto acho que ia gostar.
Bom fim de semana

Camila Faria disse...

Eu não sou muito fã de jiló, confesso, mas nessa forma de antepasto eu SUPER experimentaria! :)

Andréa Santana disse...

Boa noite, amada Dinha!

Beijinhos ♥

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oi Dinha!
Amiga não faço ideia o que é jiló mas pelo aspecto é delicioso!
Obrigada por essa partilha cheia de novidade, sempre aprendendo!
Beijinho
Joana

Ednamar disse...

Bom dia!
Esse antepasto me parece delicioso, amo muito jiló, esse leve amargo dele o torna muito mais saboroso, bjss

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...