segunda-feira, 18 de junho de 2018

TORTA PRÁTICA DE SARDINHA (aproveitando pão dormido)

Se tem uma coisa que nunca falta na minha casa é sardinha em lata e nem sei dizer quantas vezes essas latinhas já foram a minha salvação na cozinha. Elas já me salvaram em dias sem inspiração, dias de muita pressa, dias de gripe daquelas que nos deixam "esbagaçadas" kk e por aí vai. Dessa vez usei as benditas latinhas p/aproveitar uns pães dormidos e tive ainda mais certeza de que elas realmente não podem faltar na minha despensa. 
A receita eu encontrei aqui:
OBS:
Vou deixar aqui a receita no modo que eu preparei, pq no modo da receita (ver o vídeo no link) achei que a torta ia ficar dura e sem graça, isso pq eu costumo fazer umas tortas de geladeira muito parecidas com essa, só que com pão de forma, mas a escolha é de quem vai preparar.  A receita da que costumo fazer com pão de forma eu deixo o link aqui:

Receita no meu modo:
3 pães franceses dormidos cortados em fatias (nem grossas e nem muito finas)
Maionese de boa qualidade (usei 3/4 do sachê de 200g)
Molho de sardinha

P/o molho:
1 colher de sopa de azeite
Cebola  a gosto em cubinhos (usei 1/2)
1 dente de alho socadinho
Tomate sem sementes em cubos (usei 1 grande)
2 latas de sardinha sem as espinhas (usei a com molho de tomate picante e usei também o molho da lata)
Salsinha picada a gosto
Sal a gosto


Modo:
Dourei levemente o alho no azeite, juntei a cebola e o tomate dando uma refogadinha rápida. Acrescentei as sardinhas com o molho das latas misturando bem com uma colher de pau, acertei o sal e deixei em fogo baixo somente por 1 minutinho. Assim que retirei do fogo adicionei a salsinha picada e reservei...


Montagem:
Coloquei n/refratário raso a metade das fatias dos pães (se necessário tampar os buraquinhos formados entre as fatias com o próprio pão francês ou com pão de forma), cobri com a metade da maionese e por cima a metade do molho compactando bem com uma colher. Preparei a outra camada usando as outras metades das fatias de pão, da maionese e do molho de sardinha, terminando com o molho. Cobri o refratário com papel alumínio e deixei descansando por +- 15 minutos p/a maionese e o molho serem absorvidas pelo pão...
Levei ao forno rapidamente, só p/dar uma leve secadinha no molho...





Dicas:
1- As tortas que eu faço do mesmo modo, mas com pão de forma não vão ao forno
2- Experimentei quente, mas não gostei achei que ela gelada fica muito melhor e melhor ainda de um dia p/outro
3- Pela minha "experiência", acho que talvez no modo da receita usando pouca maionese e pouco molho, as fatias de pão fiquem parecendo torradas, mas pela foto da receita não parece assim. Tenho que experimentar p/saber...







...aqui só as fatias


        já com a maionese...





Como eu fiquei com medo do molho transbordar e sujar o forno, coloquei o refratário dentro de uma assadeira, mas ele não transbordou...













ALÉM DE APROVEITAR OS PÃES DORMIDOS, AINDA RENDEU  UM LANCHINHO BEM DELICIOSO...
Hummmm!

19 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, estimada amiga Dinha!
Muito boa sugestão!
Apeteceu-me fazer agora até...
Seja ricamente abençoada!
Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem
🤗😗💙

Larissa Santos disse...

Ai que tentação :)) Adoro :))

Do Gil António:- Sonho de um amor inconstante

Bjos
Votos de uma óptima noite.

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Dinha
Sugestão mais que aprovada,adorei.Levo a receita.
Beijos,abençoada semana amiga!

Os olhares da Gracinha! disse...

Dinha há muito que não como sardinha em lata e agrada-me a sugestão!
bj

Camila Faria disse...

Que receita ótima! Eu tenho os pães dormidos, mas infelizmente não tenho as sardinhas em casa. :/

Prata da casa disse...

Querida Dinha: uma sugestão bem saborosa para aproveitamento de pão. Ficou com muito bom aspeto e deve ter deliciado a família!
Bjn
Márcia

Dalva Rodrigues disse...

Oi Dinha, gosto de sardinha em lata, porém a fresca é minha preferida, mas muito cheia de espinho, então a de latinha quebra um bom galho! Achei super interessante a receita com pão fatiado!
Abraço e ótima semana, amiga!

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Praticidade e bom gosto total, é muita delícia para esse tempinho frio.
Eu tbm amo sardinha, tem sempre uma lata na minha dispensa.
Levo a tua receita, vou fazer!

Beijos, feliz semana junto a sua família ♥

Luli Ap. disse...

Oieeeeee Dinhaaaaaa
Nossa"garrei" de amor nessa receita, ó que essa acho que eu acerto fazer!
Assim lendo parece fácil por as mãos na massa é que são elas rsrsrs massssss parece mesmo prático, vou arriscar viu.
Sempre tem latinhas de sardinha aqui e e pão amanhecido!
O aspecto ficou um escândalo de lindooooooo.
Deu água na boca.
Vou pegar uma fatia pra mim 😁😁
Receita devidamente anotada no caderninho.
Excelente semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

O Pecado Mora Em Casa disse...

Que delícia, até porque somos fãs de sardinha!!
Beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Joana disse...

Minha querida,
Adorei essa torta.
Super bem recheada. Deve ser fantástica :)
Um beijo

CRIKA disse...

Hummmm que delicia!!! Eu adoro receitas onde se aproveita alimentos que estão parados, essa sua torta está linda !!!!! Adorei!!! Beijinhos

Anônimo disse...

Bom dia amiga Dinha, que delicia de reeita , amo salada de batatinhas e outros legumes tb om sardinha, cheiro verde, cebola, adoro, fiquei a salivar com sua rceita. Elas salvam memsona hora do aperto. Amei!
Bom e abençoado dia flor!
Bjss!

Marina disse...

Boa tarde Dinha :)
Hummm...que delicia!!!!!
Bjs :)

Rachel disse...

Hummmmmmmmmm, essa torta deve ficar uma delícia! Por aqui também nunca faltam sardinha e pão dormido, vou fazer!
Bjuss!!!

A Paixão da Isa disse...

adoro sardinha ainda este fim de semana comi assada na brasa estava uma maravilha mas aqui esta sugestao ela tambem da agua na boca hui hui adorei obrigada amiga linda pela partilha bjs

São Ribeiro disse...

Gosto muito de sardinha de lata, essa torta ficou com certeza uma delicia.

Amélia disse...

Olá Dinha! Já muito tempo que não como sardinhas em lata, fiquei rendida a esta torta que tem um aspecto maravilhoso, deve ser uma delícia.
Obrigada pela partilha.
Bjs

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oi Dinha!
Ficou mara a sua torta! Amanhã vou fazer o seu frango com cerveja preta :P
Beijinho amiga e obrigada por tanta boa inspiração!
Joana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...