sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

FEIJÃO TROPEIRO

Se você nunca comeu feijão tropeiro com certeza não sabe o que está perdendo e p/ficar sabendo então, na próxima vez que preparar feijão já separa uma parte dele ainda al'dente (sem o caldo) e experimenta essa delícia. Hummmmm!
A receita eu peguei no blog da minha amiga Oslaine, link abaixo:

Receita:
Barriga de porco  em cubinhos (p/torresmo)
200g de bacon picado
200g de linguiça calabresa picada
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 maço de couve picada
350g de feijão cozido al'dente e escorrido (usei o vermelho)
Sal e pimenta do reino a gosto
+- 2 xícaras de chá de farinha de mandioca
torrada
Cheiro verde a gosto picado
Torresmos p/servir




Meu modo:
Com a barriga, fiz torresmos e reservei (reservei a gordura)...
Fritei o bacon e a linguiça, retirei os 2 da panela e reservei...
Na mesma panela escorri um pouco da gordura, acrescentei um pouco da gordura reservada dos
torremos e refoguei a cebola e o alho. Adicionei o feijão, o sal, tempero baiano refogando por alguns minutos...
Acrescentei a couve deixando murchar, juntei o bacon e a linguiça reservados e aos poucos fui colocando a farinha de mandioca em fogo baixo, mexendo até ela ficar cozidinha...
Depois de pronto acrescentei o cheiro e servi com torresminhos 







Minhas dicas:
Usei quantidades a gosto
Usei feijão vermelho
O feijão tem que ser cozido al'dente p/não desmanchar
Usei tempero baiano, que pode ser trocado por pimenta do reino ou temperos a gosto






Se ficou animada p/fazer, então faça e se delicie com o resultado...

MAIS UMA DICA:
Quando eu faço feijão, já retiro uma parte bem al'dente c/uma escumadeira, deixo esfriar e congelo, daí quando quero um tropeiro já tenho quase tudo no esquema e a delícia sai rapidinho...






Meus acompanhamentos:
Arroz branco, ovo frito, molho de pimenta cremoso e uma cervejinha bem gelada





12 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida amiga Dinha!
Um feijão tropeiro bem feito tem seu lugar especial.
O passo a passo ajuda demais aos iniciantes.
Tenha dias felizes!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Marijose disse...

Eso tiene que estar buenisimo Dhina, con tu permiso te copio la receta, besos

Islene Teles disse...

Olá, Dinha
!Oslaine tem receitas maravilhosas assim como vc. Ficou muito apetitoso teu tropeiro. Amei.
beijo,
Is

Blog Enfim... disse...

Meu Deus!! Deu água na boca 😋,adorei a receita
http://unhasdaraquel.blogspot.com

Prata da casa disse...

Querida Dinha: fiquei com água na boca!! Adoro feijão e este deve ficar delicioso!
Bjn
Márcia

Rosinha Benvenga disse...

oi você guardou a minha marmitinha vou pedir para a listradinha ir buscar,tirei ela do descanso agora vai voltar a trabalhar kkk bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Gosto de feijão por isso levo a sugestão... Bj

Mary - Strawberrycandy disse...

Comidinha de conforto. Tão bom!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Dalva Rodrigues disse...

Maravilha de prato, ando meio de castigo por conta de colesterol, mas de vez em quando não dá para resistir, é muito bom!!
Abração!

Gracita disse...

Olá Dinha
Fiquei com água na boca só de olhar o seu tropeiro
Beijinhos

Luli Ap. disse...

Oieeeeeeee Dinha
Esse feijão tropeiro deu água na boca ❤❤❤❤❤
Claro, lógico e óbvio que levo a receita
Também trago uma marmitinha porque né agora já viciei nessas delícias
Bjuuuuuu Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Jovem Jornalista disse...

Um prato que os mineiros com certeza irão amar.

O blog está em Hiatus de Verão, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...