sábado, 24 de julho de 2021

PEITO DE FRANGO assado c/suflê de chuchu, farofa e saladas

Com os aumentos que o gás vem tendo o jeito é economizar, aliás, o certo mesmo é economizar sempre, seja na alimentação (compras em dias de promoção) ou nas despesas da casa e  é assim que eu organizo as coisas por aqui. Nesse dia por exemplo, p/economizar no gás (o meu é gás de rua) eu assei do mesmo modo e na mesma assadeira um peito de frango e  umas sobrecoxas que congelei, com isso economizei no gás e no saco Assarápido que eu uso sempre. Por aí vcs também agem assim?
Receita:
P/o frango:
Eu já contei aqui que gosto muito mais do peito com osso do que do filé, lembram?
1 peito de frango temperado de véspera com:
Alho
Sal
Cominho
Tempero baiano
Colorau
Molho inglês
Shoyu
1 colher de sopa de cachaça
1 folha pequena de louro
Vinagre e limão a gosto no 1/2 a 1/2

Modo:
No dia seguinte coloquei n/saco Assarápido (conforme embalagem) o peito temperado junto com 1 kg de sobrecoxa temperado do mesmo modo e levei ao forno 180º por +- 1 hora e meia...
Depois do tempo de forno abri o saco (mostro modo do saco já aberto n/link abaixo), passei uma pastinha por cima preparada assim:
Maionese, margarina e colorau misturando bem, voltei com a assadeira p/o forno  com o saco aberto deixando à mostra  o peito e as sobrecoxas  p/que ficassem bem douradinhos...

P/o suflê:
3 chuchus médios picados
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 copo (200ml) de leite
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de maizena (cheia)
1 cebola pequena picada
Sal a gosto

Modo: 
Cozinhe os chuchus em água e sal e depois de frio com as mãos mesmo ou com a ajuda de um guardanapo esprema p/retirar o excesso de líquido...
No liquidificador bata todos os ingredientes (menos as claras). Passe a mistura p/uma tigela e aí  sim, acrescente as claras em neve. Ponha a mistura n/refratário untado com margarina e leve ao forno por +- 45 minutos.



P/a farofa:
Dourei levemente 1 dente de alho em 2 colheres
de sopa bem cheias de margarina sabor manteiga, coloquei 1 ovo que fui deixando em pedaços assim que começou a ficar cozidinho e fui adicionando farinha de mandioca aos poucos mexendo sempre, temperei com sal e 1 pitada d pimenta do reino e deixei em fogo baixo até chegar n/ponto de farofa  sem gosto de farinha crua...
Dica:
Eu gosto de farofa úmida, então quando precisa coloco mais um pouco de margarina



Acompanhou:
Arroz branco, saladinha de alface com azeitonas, outra de beterraba temperada com sal, azeite e vinagre tudo a gosto e + uma de pepino e cebola que eu tenho sempre na geladeira.



Receita da  saladinha de pepino aqui:
Salada de pepino:
Coloco 1 pepino (sem casca) cortado em rodelas finas n/peneira, tempero com sal e deixo escoando por +- 30 minutos (p/não dar azia)...
Depois lavo em água filtrada, coloco novamente na peneira p/escorrer, passo p/uma tigela, junto rodelas finas de cebola, acerto o sal e rego com bastante azeite.  Deixo na geladeira e uso em saladas e sanduíches...





Dica:
O peito de frango com o osso fica muito suculento como mostro nas fotos e pode ser cortado em fatias, o que dá um modo muito legal p/ser servido e em fatias também fica muito delicioso no preparo de sanduíches, sem contar que o preço geralmente é bem mais barato que o filé. E aí, vc já experimentou o peito com osso ou é da turma do filé?





FALA A VERDADE, COMIDINHA  SIMPLES, MAS DAS BOAS NÉ NÃO?  kkkkkkk

Quando estou sem inspiração p/cozinhar, eu corro aqui p/o meu cantinho, lembro do que já preparei, fico com água na boca e faço novamente (tudo comidinhas simples).
E esse foi um dos motivos do nascimento do blog...



















                         SEMPRE TEM UM FEIJÃOZINHO SERVIDO À PARTE...















8 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso.
.
Feliz fim de semana
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Cidália Ferreira disse...

Tudo maravilhoso.
Apenas ralava a beterraba, crua :))
--
A teimosia que me define ...
-
Desejando um excelente fim de semana. Beijos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummm que aspecto mais delicioso minha amiga.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Dalva Rodrigues disse...

Já vou providenciar o chuchu, parece delicioso este suflê, fiz tão poucos em minha vida!
Dinha, o peito com osso fica suculento, melhor mesmo; uso dos dois, mas minha parte preferida é sobre coxas.
Essa refeição está tudo de bom!!
Abração, aproveite bem seu domingo!

Os olhares da Gracinha! disse...

O aspecto é delicioso!!! Bj

Rajani Rehana disse...

So yummy 😋

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Dinha!
Muita delícia junta.
De vez em quando uso o chuchu com gosto. Bom para evitar pressão alta.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

Jovem Jornalista disse...

Economia é tudo. Fiquei com vontade de experimentar esse suflê de xuxu.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...