terça-feira, 4 de maio de 2021

RAGU DE CARNE E AGRIÃO COM ANGU, se não tem costela, vai de acém ou outra carne de 2ª que fica igualmente delicioso

Quando o tempo começa a esfriar é também a hora dessas comidinhas mais aconchegantes aparecerem por aqui., essa por exemplo é daquelas editadas há muito tempo e não postadas e da época que o  PHOTOBUCKET  resolveu colocar seu logo nas fotos sem ao menos avisar antes os donos das fotos o pq. O motivo só ficamos sabendo depois,  mas o que importa mesmo é a comidinha gostosa né não? 
Eu não sabia, então vou contar também p/quem ainda não sabe a diferença "ANGU E POLENTA":
ANGU =  preparado com fubá
POLENTA = preparada com farinha de milho
E eu que achava que a diferença ficava por conta do angu ser mais mole e a polenta mais consistente. Vivendo e aprendendo, não importa a idade kkk ...
Sobre o angu, deixo uma explicação no final do post, depois da foto maior...
Receita:
+ -300 g  de carne ( pode usar uma carne de segunda, tipo pá ou acém )
Cortar a carne em cubos médios


P/ a marinada:

2 dentes de alho socados
Sal a gosto
Molho de pimenta a gosto
Cominho
1 cubo de caldo de carne ou de costela 
1 folha pequena de louro
1 colher de sopa de vinagre


Misturar tudo n/tigela , acrescentar  a carne picada e deixar marinando por  +-  1 hora...



P/ o molho:
1 tomate s/sementes picado
1/2 cebola picada
Pimentões coloridos a gosto picados
1/2 sachê de molho de tomate Pomarola ou outro a gosto



Complemento:
2 molhos de agrião



Modo:
N/panela  com um fio de óleo, coloquei a carne com a marinada, refoguei bem, deixei secar e dourar, acrescentando água fervente aos poucos sempre que a carne secava e dourava, até ela ficar cozida al'dente e sequinha. Nesse ponto acrescentei o tomate, a cebola, os pimentões refogando até murcharem, aí juntei o molho o Pomarola misturando bem, adicionei água fervente em quantidade suficiente p/formar um molho  bem apurado (se necessário colocar todo o sachê do molho)... Deixei    em fogo baixo até a carne ficar macia. e nesse ponto acrescentei o agrião, deixando no fogo apenas   por uns 5 minutos,..
Retirei do fogo deixando a panela tampada p/terminar o cozimento do agrião...

                       
                             Faça uma polenta a gosto,  sirva com o ragu de agrião e delicie-se

Respondendo  ao comentário do ALUÍZIO sobre a receita do angu...
Eu realmente não coloco a receita do angu pq acho que o ponto certo vai depender muito do tipo do fubá usado, da marca e do ponto que deve ser sempre a gosto de quem prepara, então vou deixar aqui apenas o modo como eu preparo e encontro o meu ponto certo:
1-  Douro cebola picadinha n´fio de óleo, acrescento alho socadinho e também douro levemente...
2- Coloco água FRIA em quantidade a gosto, sal e fubá n/quantidade (+ -)  que eu sinto que vai ser suficiente na quantidade da água e levo ao fogo alto até levantar fervura, passo p/o fogo baixo sempre mexendo até sentir que o fubá perdeu o gosto de cru...

É assim que eu encontro sempre o meu ponto certo E QUE NUNCA EMPELOTA POR AQUI:
Se o fubá foI suficiente (eu gosto do angu +  p/mole), maravilha...
Se ficou grosso demais, coloco água fervente aos pouquinhos e sempre mexendo até chegar no ponto a meu gosto...
Se ficou ralo demais, eu dissolvo em água FRIA mais um pouco do fubá e vou acrescentando aos poucos na panela e sempre mexendo até chegar no que p/mim seja o ponto certo...
Agradeço ao Aluízio pelo comentário!
DEIXO AQUI LINKS COM OS TIPOS DE FUBÁ:

12 comentários:

Paulinha disse...

Hummmm que fome que deu so de olhar.

Cidália Ferreira disse...

Ingredientes que não conhecia!:) Bom aspeto!

.
Não quero ficar neste panorama...
.
Beijos e uma noite feliz

Sandra Mara disse...

Oi Dinha! Deve ter ficado delicioso!
Sempre fiz angu com o milho verde.Amo polenta cremosa, gosto dela pelando de quente, mas não faço, pois em casa só eu como.
Amei o post e a receita.
������

" R y k @ r d o " disse...

Só de olhar fiquei com água na boca. Imagino ter um prato assim na minha frente. Delicioso.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Prata da casa disse...

Amiga: eu pensava que fubá e farinha de milho era a mesma coisa, kkk.
Uma comidinha de conforto quando o tempo arrefece, é tudo de bom.
Bjn
Márcia

Natércia Ramalho disse...

Deve ter ficado uma daquelas refeições deliciosas o meu filho esteve ao 7 anos e sempre me diz que têm muito boa carne...um beijinho e resto de uma boa semana.

Jovem Jornalista disse...

Yummy! Parece delicioso!

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

aluizio torres disse...

A receita ficou incompleta, pois ficou faltando a parte, para mim a mais importante, que é o cozimento do angu, ou polenta.

Dalva Rodrigues disse...

Eu também não sabia, Dinha! Pensava que era a mesma coisa, tipo assim nome regional...Minha vó era mineira e falava tanto angu quanto polenta, mas só fazia com fubá fino, daquelas que demoram para cozinhar. Aquelas de preparo rápido até quebram um galho, mas o sabor e textura do fubá fino é outra conversa, já fico imaginando esse ragu delicioso com ela, adorei a receita.
Obrigada pelo carinho, Dinha, abraço e bom final de semana!

Denise disse...

Ai, minha amiga! Isso não se faz! Onde já se viu torturar a gente com uma combinação deliciosa destas?
Angu, eu amo! O cozido com agrião também. Um arrozinho branco e fechou o comércio! Não precisa de mais nada! Arrasou!
Feliz dia das mães pra você e ótima semana vindoura!
Abraços.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

As Mulheres 4estacoes disse...

Olá, Dinha!

Eu conheço polenta feita com fubá e angu feito de farinha de mandioca.
Mas, seja como for, eu gosto demais da receita que você partilhou.

Um abraço,
Sônia

Alfa & Ômega disse...

Uma feliz escolha sua e tens razão o inverno traz mais comidinhas aconchegantes e acolhedoras. Na fazenda que cresci comendo polenta e leite, toda manhã, tinha uma pedra imensa e redonda onde caia o milho e ela com a força d'água fazia a pedra se mover e devolvia o fubá. Nunca soube que farinha de milho fizesse polenta. Farinha de milho usamos para tutu de feijão, cuscuz paulista, farofas, etc. Eu aprendi assim. Sua receita de água na boca! Beijocas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...