quinta-feira, 7 de maio de 2020

LENTILHA C/salgados + batata doce deliciosa e acompanhamentos

Embora eu não seja muito fã de lentinha, ela de vez em quando aparece por aqui por diversos motivos, sendo um deles o valor nutricional que ela apresenta. Caso queiram conhecer mais sobre ela, deixo aqui um link com todos os seus benefícios:

Receita:
+- 250g de lentilha (não deixo de molho)
Costelinha salgada a gosto (pedaços pequenos já dessalgados)
Lombo salgado a gosto       (pedaços pequenos já dessalgados)                  
Linguiça calabresa a gosto (fatiada)
2 dentes de alho socados
1/2 cebola picada
1 folhinha de louro
Água (QB)

Modo:
1º-Como a lentilha cozinha muito rápido, eu cozinhei à parte o lombo e a costelinha até ficarem cozidos bem al'dente p/depois então terminarem o cozimento junto com a lentilha...

2º-Coloquei n/panela (não usei a de pressão) a lentilha, o alho, a cebola, o louro, a costelinha e o lombo já pré-cozidos e água só o suficiente p/o cozimento, sem deixar com muito caldo p/ela não ficar rala demais, na dúvida coloque água fervente aos poucos até atingir o ponto certo do cozimento...

3º-Coloquei n/frigideira 2 colheres de sopa rasas de óleo, 1 cebola média p/pequena picadinha e refoguei em fogo baixo até ficar levemente dourada, acrescentei 2 dentes de alho socados deixando dourar bem. Passei o refogado p/panela com a lentilha já cozida no ponto certo, acertei o sal, deixei mais uns minutinhos em fogo baixo e levei p/servir...




Dica:
Eu não cozinho a lentinha na pressão pq ela cozinha muito rápido, eu uso a da marca YOKI  e no meu fogão o seu tempo de cozimento foi de +- 15 minutos (sem colocar de molho), claro que esse tempo pode variar de acordo com a marca ok?



P/a batata doce:
1 batata doce grande (pedi entrega do sacolão e me trouxeram uma enorme kkk) cortada em pedaços médios p/pequenos 
Dica:
Fui cortando e deixando de molho em água fria p/não escurecer
1 dente de alho
Cebola a  gosto fatiada
1/2 sachê de molho de tomate (Pomarola)
Tempero baiano e cominho a gosto
Sal a gosto
Água só o suficiente p/o cozimento das batatas

Modo:
Dourei o alho n/fio de azeite, juntei a cebola fatiada refogando bem, adicionei os pedaços da batata, o molho de tomate, coloquei o tempero baiano e o cominho, adicionei a água, coloquei o sal e deixei em fogo baixo até ficar com um molho apurado e os pedaços macios al'dente (sem desmancharem)





P/a farofa:
Fritei cubinhos de bacon, coloquei 1 dente de alho deixando dourar, adicionei 2 colheres de sopa cheias de margarina sabor manteiga e fui
adicionando farinha de milho flocada aos poucos em fogo baixo e sempre mexendo, até chegar no ponto desejado...
Ponto desejado = sem gosto de farinha crua e + sequinha ou mais úmida (eu gosto de úmida)








ACOMPANHOU:
Arroz branco, salada de alface e ovo cozido, outra de pepino (aquela que tenho sempre na geladeira), vinagrete e torradinhas









Gente, vocês já experimentaram servir vinagrete nas torradinhas?
Experimentem pq é bom demais...

Potão (kk) com torradinhas que eu tenho sempre em casa


















































7 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de esperança, querida amiga Dinha!
Na hora do almoço quase e você põe só gostosuras...🥰.
Por aqui, todos gostamos muito de lentilhas.
Não precisa mesmo de pressão, é de fácil cozimento.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno

Cidália Ferreira disse...

Vá lá, desta vez chego a tempo de deixar a marmita 🍽 Ou prato. Agradou-me bastante!:)
-
Esculpir um novo resumo.

Beijo e uma boa tarde! :)

" R y k @ r d o " disse...

Aspecto maravilhoso. De deixar uma pessoa a salivar...
.
Cumprimentos poéticos
Proteja-se

Os olhares da Gracinha! disse...

Passe pelos petiscos da gracinha para ver as minhas tarteletes de lentilhas!
...
Daqui levo as gostosas sugestões!
Bom fim_de_semana 🙏

Prata da casa disse...

Olá amiga: também não morro de amores por lentilhas, mas adorei todos os pratos restantes.
Bjn
Márcia

Jovem Jornalista disse...

Bem apetitosa sua comida.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Maria Luiza disse...

Como diziam os antigos "comida de sustância" Sim comida verdadeira, saudável. Parabéns, amiga Dinha, nunca fiz batata doce com molho! Deve ser interessante. Desejo a você um feliz "Dia das Mães" e que você continue sempre uma mamãe preocupada com comida verdadeira e substanciosa! Abração

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...