segunda-feira, 17 de agosto de 2020

CAVACA OU BROINHA DE FUBÁ

N/das minhas idas ao supermercado eu comprei uma bandejinha de cavaca e fiquei impressionada com o preço alto, já que na minha "experiência" kk de cozinheira, mesmo eu nunca tendo feito as tais cavacas, achei que com os ingredientes que deveria levar na receita não justificava o preço cobrado e resolvi fazer p/ver se eu tinha razão ou não e o resultado claro que foi SIM. Melhor ainda foi que fiquei com umas cavacas baratinhas, baratinhas e super deliciosas.  Paguei p/ver e vi o quanto a gente é explorada... 
Obs:
Eu sei que no comércio eles acrescentam os impostos, as despesas com funcionários e despesas gerais, mas mesmo assim o lucro deles é de doer no consumidor.

OBS:
Eu fiz a receita do 1º link, que é do WEDER que tem um canal maravilhoso e finalizei como na receita do 2º link da Ana Claudia, que também tem um canal bem maravilhoso.

Link do Weder:

Link da Ana Claudia:


Receita  (medida do copo = copo americano 150ml):
2 copos de farinha de trigo
2 copos de fubá
2 copos de açúcar
200g de manteiga ou margarina (usei 2 tabletes de margarina Primor)
2 ovos
30 ml de leite
2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
1 pitada de sal
1 gema p/pincelar


Dica:
Usei do 2º link:
Açúcar cristal p/polvilhar


Modo:
N/tigela coloque 2 copos de farinha de trigo, 2 copos de fubá, 2 copos de açúcar, 1 pitada de sal, os 2 ovos e a margarina misturando bem com 1 colher e depois com a mão formando uma farofa, junte 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó, misture e vá adicionando o leite bem aos poucos até chegar no ponto de enrolar. Dá uma sovada na massa...
Modele bolinhas em tamanho a gosto, dá uma achatadinha nelas, coloque n/forma untada com óleo e polvilhada com fubá mantendo distância entre elas (crescem bem), pincele com a gema e leve ao forno 180º preaquecido por +- 15 minutos...




MINHAS DICAS:
Eu precisei colocar mais farinha de trigo (usei + 5 colheres de sopa rasas de farinha de trigo e 5 colheres de sopa de fubá) e a massa ainda ficou grudando na mão que eu estava amassando, mas assim que eu experimentei com a mão que estava limpa e vi que dava p/modelar, eu modelei  sem colocar + farinha, aí peguei carona do 2º link e fiz uns cortes (ela usou faca e só deu uma amassadinha, eu usei 1 gillette) sobre elas formando um desenho (ver 2º vídeo), pincelei c/a gema, polvilhei açúcar cristal e levei ao forno sem deixar dourar muito p/não ressecar e posso garantir que elas ficaram perfeitas e deliciosas.
A quantidade da farinha e do fubá pode variar de acordo com a marca usada e do tamanho dos ovos


























                         Com um cafezinho fresco elas ficam divinas!


















4 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de nova semana, querida amiga Dinha!
Adoro essas broinhas ou cavaquinhas... são uma delícia!
Tenha dias cheios de ricas bênção!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

" R y k @ r d o " disse...

Fiquei a salivar. Que aspecto delicioso que elogio
.
Feliz inicio de semana.

Cidália Ferreira disse...

Imagino o bom que é!!:))
*
Chegando devagar... :)
.
Uma semana recheada de emoções ... ultima partilha.
.
Beijo e uma excelente noite!

São Ribeiro disse...

Nunca usei fuba ,essas broinhas estão com muito bom aspecto, acho que ia gostar.
Boa semana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...